Tecnologia no varejo: importância, vantagens e melhores opções

Tecnologia no varejo: importância, vantagens e melhores opções

Investir em novas tecnologias no varejo é uma das formas de aumentar a produtividade da sua empresa, além de otimizar diversos processos internos, aumentar a conversão e satisfação dos clientes e mais.

Para te auxiliar, preparamos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o tema. Assim, você poderá escolher as melhores tecnologias para investir, tenha uma boa leitura!

Qual a importância da tecnologia no varejo?

A tecnologia no varejo é essencial para as empresas que desejam manter a competitividade no mercado. Afinal, há diversas opções que automatizam os processos repetitivos, preveem tendências, facilitam a gestão, aumentam a satisfação do cliente e mais.

Com a transformação digital, implementar novas ferramentas tecnológicas permite que você otimize suas estratégias de gestão, além de facilitar o processo de compra dos seus clientes.

Principais benefícios da tecnologia no varejo

Investir na tecnologia no varejo oferece diversos benefícios para o seu negócio, inclusive o aumento de conversões e satisfação do cliente. Confira as vantagens abaixo:

  • Redução de custos e erros humanos: você pode utilizar a tecnologia no varejo para automatizar etapas, como emitir notas fiscais, utilizar chatbots para atendimento, gerar relatórios com dados atualizados e mais. Além de reduzir possíveis erros humanos, evitando retrabalhos;
  • Aumento da produtividade: substituindo trabalhos manuais repetitivos e direcionando seus funcionários para tarefas mais complexas, você tem melhores resultados, além do aumento da produtividade;
  • Personalização e foco no cliente: com a utilização de dados é possível segmentar seus clientes e direcionar campanhas, mensagens e ofertas conforme suas interações ou etapa do funil de vendas em que ele se encontra;
  • Otimização da satisfação do cliente: aumentar a satisfação do processo de compra dos consumidores é necessário para fidelizá-los e garantir novas compras. Investir em novas tecnologias permite que eles explorem o seu comércio, passem mais tempo na sua loja e comprem mais;
  • Ser mais sustentável: utilizar ferramentas tecnológicas te permite ser mais sustentável no varejo, reduzindo desperdícios com um bom controle de estoque, além de evitar o uso de papel.

Quais são as tecnologias mais utilizadas no varejo?

Como vimos, a tecnologia no varejo resulta em diversos benefícios para o seu negócio, sendo ferramentas essenciais para o setor varejista. Confira as tecnologias mais utilizadas atualmente:

1. Sistema ERP

O sistema ERP de gestão completa é um dos softwares mais utilizados nas empresas. Com essa ferramenta, você consegue organizar e fazer a gestão do seu negócio em um único lugar, pois pode implementá-lo em todos os setores. Assim, é possível saber, em tempo real, o que está sendo vendido, como está a contagem do estoque, os documentos fiscais emitidos e mais. Há versões mais atuais em que você consegue administrar também as filiais.

2. Big Data

Para quem precisa utilizar dados para traçar as estratégias da empresa, o Big Data é uma ferramenta potente que pode auxiliar. Com ela, você consegue consultar o histórico das interações dos seus clientes e personalizar a comunicação, enviando mensagens direcionadas. Além de prever tendências de mercado e do comportamento do consumidor.

3. Cloud computing

A computação em nuvem facilita diversos processos, além de não necessitar de instalação ou preocupação em gerenciar e configurar o software, pois você só precisa de um dispositivo com acesso à internet. Dessa forma, você consegue contratar um sistema em nuvem e acessar todas as funcionalidades normalmente.

4. Sistemas de pagamento

Aceitar diferentes meios de pagamento facilita a compra do seu consumidor, seja por cartão de crédito ou débito, PIX, boleto, carteiras digitais ou QR code. Não esqueça de ter dinheiro no caixa para troco, há pessoas que ainda preferem comprar com dinheiro físico.

5. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas (IoT) é uma tecnologia que conecta objetos por meio de sensores e transmite dados em tempo real. No varejo, é possível utilizar a IoT para prevenir falhas de energia e realizar as manutenções dos equipamentos. Além disso, a internet das coisas consegue entregar dados precisos para o seu negócio, seja no transporte das mercadorias ou no fluxo de clientes na sua loja.

Como implementar as tecnologias no varejo?

Para implementar essas ferramentas no seu negócio, considere as etapas abaixo. Assim, você garante os melhores resultados ao investir na melhor tecnologia para o seu varejo.

  1. Verifique suas necessidades: comece verificando as necessidades do seu negócio e também do seu público, seja para otimizar o atendimento, o controle dos processos internos, entre outros;
  2. Avalie as tecnologias: pesquise as tecnologias conforme as necessidades identificadas. Avalie as funcionalidades e os benefícios de cada uma;
  3. Comece com pouco: na dúvida da efetividade dessa tecnologia, comece em pequena escala e faça testes. Caso seja necessário, implemente outras aos poucos;
  4. Acompanhe os resultados: para entender se os resultados são positivos ou negativos, estipule métricas que possam ser analisadas e acompanhe os resultados periodicamente.

Por fim, agora você sabe a importância da tecnologia no varejo e os benefícios que podem oferecer. Continue navegando no nosso blog e conheça as melhores opções de sistema para lojas de varejo. Até lá!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário