Troco solidário: como implementar e beneficiar sua comunidade

Troco solidário: como implementar e beneficiar sua comunidade

Conhecer e implementar o Troco Solidário no seu negócio pode ser uma ótima forma de unir os clientes em prol de um movimento benéfico para toda a comunidade.

Ao entender a respeito do conceito e adotá-lo, é possível desenvolver posts para as redes sociais e explicar para os seguidores do que se trata e como a comunidade é beneficiada pelo gesto. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Troco solidário

O que é troco solidário?

O troco solidário é uma campanha feita por estabelecimentos comerciais que destina os valores do troco para causas comunitárias, que se conceitua pela doação de uma pequena quantia durante as compras.

Isto é, um cliente que paga em cartão, pix ou dinheiro pode solicitar o arredondamento do pagamento para destinar a uma instituição ou associação, que vai reverter as doações para auxiliar nos cuidados de pacientes.

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Benefícios do troco solidário para empresas e comunidades

Um dos principais benefícios para empresas que adotam a campanha de troco solidário é conquistar uma imagem positiva no mercado, um aspecto que faz diferença na conquista de um maior público-alvo. Porém, não é proporcionado apenas este benefício, pois se mostra à sociedade que o seu negócio está engajado com uma causa importante, além de fazer com que:

  • A imagem da empresa se fortaleça e consolide no mercado;
  • Tenha uma melhora no engajamento com os clientes;
  • Possibilidade de fidelizar os consumidores;
  • É de baixo custo;
  • A comunidade da região se mantém fortalecida;
  • O troco fica mais fácil quando é arredondado.

As comunidades atendidas podem ter uma vida melhor, mais segura, e pessoas que possuem doenças podem receber um tratamento mais completo. Essa é uma maneira positiva de proporcionar bem-estar, fortalecer a relação entre os moradores da região e garantir que as instituições permaneçam ativas por muitos anos ajudando outras pessoas.

Passos para implementar um programa de troco solidário

Uma campanha ou programa de troco solidário deve seguir alguns passos para a sua empresa ter sucesso com a estratégia. A falta de planejamento e a não definição do período que a prática deve durar podem ser prejudiciais no curto prazo. Portanto, para implementar o programa, é necessário que:

  1. Faça um bom planejamento sobre a campanha;
  2. Realize reuniões com a sua equipe para definirem estratégias;
  3. Selecione o tempo de duração da campanha;
  4. Escolha uma meta de valor que deve ser cumprida até o término da campanha;
  5. Defina as parcerias ideais;
  6. Se comunique com os clientes;
  7. Faça publicações constantes nas redes sociais para promover a campanha;
  8. Realize a coleta após determinado período, faça a gestão e destine os recursos obtidos.

Por fim, inclua a gestão integrada para supermercados da SG Sistemas. Com este recurso, você consegue saber o quanto falta para a meta ser concluída para doar os valores a uma instituição próxima e definida durante as reuniões com o time.

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Ferramentas e tecnologias para facilitar a implementação

Os softwares de gestão para trabalhar com o troco solidário são ferramentas e tecnologias que podem facilitar a implementação e auxiliar no gerenciamento de todas as doações feitas até o momento. Para isso, a SG Sistemas conta com tecnologias robustas para ter controle do quanto foi recebido e o valor aproximado que está em falta, de forma a evitar a necessidade de abrir a caixa de doação frequentemente.

Além dessa opção, você pode contar com o sistema de gestão, que te permite analisar em tempo real e de onde estiver as vendas diárias. Com base nesse dado, você sabe o quanto foi vendido durante o dia, quais pagamentos foram feitos em dinheiro e quanto foi direcionado em doações para a instituição.

Este é um mecanismo disponível tanto para sistema operacional Linux como Windows, e você tem a praticidade de conferir as informações com ajuda de gráficos. O tempo de atualização dos dados é de 20 minutos, facilitando o seu acompanhamento para corrigir o que for preciso, se for notado que a campanha ainda não está dando os resultados esperados.

Estudos de caso e exemplos de sucesso

Alguns exemplos de sucesso são empresas que incluíram o troco solidário como campanha para arrecadar uma alta quantia e direcionar os valores para instituições de caridade. Diversas pessoas foram impactadas positivamente por essa iniciativa, e essas marcas demonstram excelentes casos de sucesso:

Marcas Campanha Resultados alcançados Lições aprendidas
BahamasMix Em 2022, a BahamasMix realizou o projeto troco solidário e obteve uma alta arrecadação. Como resultado, o valor anual foi o maior, com R$577.772,70, direcionados a 165 instituições em 22 cidades em que a empresa atua. A empresa tem como lição e missão auxiliar milhares de pessoas, apoiando a população em diferentes frentes para proporcionar qualidade de vida e bem-estar.
Cencosud Anualmente, a Cencosud realiza campanhas no dia 1 de janeiro, com finalização em 31 de dezembro para arrecadar valores. Em 2023, a empresa teve um total de R$37,68 mil arrecadados. Os valores foram divididos entre as entidades de cada estado. De lição aprendida, a Cencosud, mantém campanhas fortes e direciona os valores para diversos estados e cidades.
Pais e Filhos Anualmente, Pais e Filhos realizam a campanha e contam com a colaboração dos clientes. No total, já arrecadaram R$425,056 mil, com doações de diversos consumidores. A marca tem como lição realizar a campanha com frequência para direcionar os valores às entidades que precisam. Prestação de contas é feito por meio de comprovação aos clientes.

Quando implementado pela empresa em conjunto de estratégias de marketing digital, o troco solidário pode facilitar no arrecadamento por impactar milhares de pessoas nas redes sociais, que vão fazer compras para auxiliar. Iniciar as campanhas em janeiro também é uma forma de conscientizar os clientes e ter a possibilidade de aumentar os valores adquiridos pelas doações.

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Tendências futuras no troco solidário

Implementar ferramentas de qualidade na empresa para realizar a gestão do troco solidário é uma das tendências futuras. O uso de softwares como os da SG Sistemas podem auxiliar você e a sua equipe a terem controle dos valores arrecadados, sem a necessidade de fazerem a contagem manual, além de ter todo o controle da campanha de forma fácil e intuitiva.

Com ajuda da ferramenta, você pode ter mais praticidade de analisar as instituições próximas que precisam de ajuda. Deste modo, facilmente você define o quanto vai destinar para cada ONG com ajuda do sistema, o que torna o seu trabalho ainda mais prático e eficaz, para ampliar o impacto ao ter doações maiores que o imaginado.

Usar uma ferramenta completa, como a nossa, permite que a empresa tenha controle dos ganhos e acompanhe o quanto falta. Isto pode fazer a equipe se organizar com novas estratégias que auxiliem a elevar os ganhos, pois uma das previsões futuras é atingir cada vez mais pessoas, tanto física quanto virtualmente e mostrar a importância de doar, mesmo que seja 10 centavos, para as instituições de caridade.

O uso de softwares faz diferença no gerenciamento de informações valiosas, como as entradas e saídas de lucros. Com a SG Sistemas, você tem mais praticidade de acompanhar o crescimento da sua marca e verificar o quanto falta para conquistar o objetivo definido para o troco solidário!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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