Os organogramas empresariais são esquemas visuais da estrutura de uma empresa que ajudam a facilitar a sua organização, delimitando os cargos e as hierarquias existentes dentro do negócio.
Esse tipo de ferramenta é essencial no planejamento estratégico de empresas, já que, por meio dele, é possível deixar bem evidente as relações de responsabilidade que existem na organização.
E tudo isso também vale para os supermercados, onde é preciso uma estrutura muito bem definida e organizada para funcionar sem problemas. Por isso, continue a leitura e veja como utilizar um organograma empresarial em mercados, exemplos de organogramas e como fazer o seu!
Afinal, o que é um organograma empresarial?
Um organograma empresarial nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a determinar a estrutura organizacional de uma empresa, definindo suas áreas, obrigações de cada funcionário, hierarquia, objetivos do setor e outros pontos.
Geralmente, eles são elaborados com caixas ou outras formas que representam os cargos e os funcionários da empresa. Além das caixas, existem linhas que ligam cada um dos funcionários e representam as suas hierarquias, mostrando a quem eles devem responder.
Com isso, fica muito mais fácil ter uma visão ampla do negócio e conhecer todos os colaboradores em seus respectivos níveis. Dessa forma, é possível traçar estratégias mais eficientes e encontrar soluções para determinados problemas.
Provavelmente, você já deve ter visto um organograma por aí, como aqueles modelos verticais onde o diretor ou o presidente estão no topo, com os outros profissionais sendo colocados abaixo conforme os seus cargos.
Por que é importante ter um organograma na sua empresa?
Sobre a importância do organograma, podemos mencionar a determinação de tarefas e responsabilidades, mas não somente isso. Selecionamos mais vantagens sobre o uso do organograma para uma organização:
- Melhora na compreensão sobre as hierarquias no ambiente de trabalho;
- Determinação de cargos e setores, assim como os responsáveis;
- Oportunidade de visualizar com mais facilidade as estratégias de melhoria.
Veja também: Como realizar a gestão de pessoas no seu supermercado
Quais são os principais tipos de organograma empresarial?
Existem vários formatos de organogramas, mesmo que todos possuam a mesma proposta de organizar a estrutura da empresa em um esquema visual. Confira a seguir alguns dos modelos mais utilizados:
1. Clássico
O modelo mais comum de organograma é aquele no qual o CEO ou o diretor aparece no topo do gráfico, seguido pelos demais funcionários organizados conforme a sua posição na hierarquia da empresa. Ele é feito verticalmente e costuma ser um dos organogramas preferidos das organizações.
2. Horizontal
O formato horizontal também é uma boa opção para representar a estrutura do seu supermercado. Nele, a estruturação é feita lateralmente, diferente do modelo clássico que é de cima para baixo. Nesse caso, a ideia é mostrar que as relações de poder não são o foco principal, fazendo isso sem perder a organização necessária na representação visual.
3. Circular
Na opção circular, o principal foco é mostrar a importância do trabalho em equipe na empresa, pois os cargos estão posicionados lado a lado nesse formato. Já no centro do círculo, fica o CEO ou diretor da corporação, com os demais cargos sendo colocados até as extremidades da forma de acordo com a hierarquia.
4. Setorial
O organograma setorial é semelhante ao modelo clássico, porém ele foca em apenas um setor da empresa, e não nela como um todo. Esse tipo de organização é ideal para empresas que possuem muitos profissionais e contam com times bem estruturados dentro dos seus setores.
Aproveite e confira também como realizar a setorização do seu supermercado em nosso guia aqui no blog!
5. Matriz
Outra opção bem parecida com a clássica, o organograma matricial é muito usado em multinacionais e alguns projetos específicos. Ele não possui uma divisão muito clara da hierarquia, com o seu foco sendo a organização dos processos. Por isso, ele é ideal para o uso apenas em alguns projetos e grupos de trabalho.
6. Linear de responsabilidade
O organograma linear de responsabilidade (OLR) não mostra apenas a hierarquia da empresa, sendo um modelo que vai além e apresenta também as atividades de cada funcionário, assim como as suas obrigações.
Seu formato é de tabela e coloca em colunas cada um dos setores ou cargos da empresa. Abaixo, vão sendo adicionadas as atividades e as obrigações que cada um tem na sua rotina.
Como montar um organograma empresarial?
Sabendo o que é um organograma, a importância de ter um e quais são os seus principais formatos, chegou o momento de aprender a como montar o seu próprio organograma empresarial. Confira a seguir algumas dicas valiosas na montagem do seu:
1. Escolha o que faz mais sentido para sua empresa
A princípio, você deverá escolher o tipo de organograma para conseguir colocar em prática. Ou seja, você deverá encontrar aquele modelo que mais faz sentido para seu negócio.
Por exemplo, se não for necessário ou interessante para seu empreendimento ter um gráfico com definição de hierarquia, a melhor escolha seria o organograma horizontal ou circular. Uma dica interessante é pesquisar melhor como cada um dos organogramas funcionam na prática e, assim, escolher o modelo ideal.
2. Estude as funções de cada colaborador
Em seguida, você deverá ter bem estabelecidas questões como funções, cargos, atividades e responsabilidades de cada um de seus colaboradores. Lembre-se também de incluir os setores e cada um dos seus gestores. Toda informação sobre a organização, no que se refere aos funcionários da sua empresa, deve ser evidente.
3. Mantenha o organograma atualizado
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de atualizar sempre o seu organograma. Isso acontece porque novos colaboradores são somados ou substituídos constantemente e isso deve ser considerado. Se um funcionário saiu e outro foi contratado em seu lugar, mas com funções diferentes, isso também deve estar no seu radar.
Conheça alguns exemplos de organograma para supermercado
Os organogramas funcionam para todas as organizações de qualquer nicho. O mesmo vale para os mercados e supermercados. Nesses casos, é importante destacar alguns aspectos para nada ser deixado de lado.
O principal ponto é, antes de mais nada, incentivar sua equipe de colaboradores — quando falamos de colaboradores, falamos de todos, inclusive gestores e diretores. O grupo deve estar de acordo com suas atividades, funções e responsabilidades, de forma que, quando o organograma for feito, não haverá surpresas ou desentendimentos.
Envolva todo seu estabelecimento para que tudo esteja evidente, por isso, lembre-se de deixar o organograma físico em um lugar de destaque para que todos possam ver. Confira alguns exemplos:
Organograma clássico para supermercado
Nesse modelo, teremos um organograma de um jeito que muitas pessoas estão acostumadas: no topo dele, uma pessoa ocupa o cargo de presidente do supermercado.
Respondendo diretamente a ele está um grupo de diretores: administrativo, fiscal, de pessoal e de marketing são alguns exemplos. Dentro de tais diretorias, podemos ter gerentes, operadores de caixas, jovens aprendizes e outros funcionários que responderão para sua liderança imediata.
Organograma setorizado para supermercado
Muito parecido com o exemplo acima, em um organograma setorizado de supermercado, cada setor “ganha vida”, criando uma espécie de comunidade em cada uma das classes presentes. Por exemplo, dentro da área administrativa, poderá ter novas subdivisões com diferentes cargos.
Enquanto isso, no setor jurídico do organograma, a hierarquização será bem mais simples, já que essa é uma área que naturalmente tem menos pessoas envolvidas em sua operação e assim por diante. Ele pode ser bem útil na hora de estruturar um fluxo de trabalho mais eficiente.
Organograma de matriz de supermercado
Uma estrutura bem comum, principalmente para grandes redes de supermercado, é a de organogramas configurados a partir de matrizes. Afinal, em grandes corporações, há a necessidade de ter uma pessoa que atue como o ponto focal da comunicação entre a matriz e a filial.
Portanto, nesse tipo de organograma de um supermercado, uma maior complexidade é atingida. É como se organogramas de diferentes empresas se juntassem em um só, cada um com suas especificidades.
Viu como um organograma empresarial pode ajudar na organização do seu negócio? Com essa ferramenta fica mais fácil gerir o seu estabelecimento e conseguir inovar como supermercado!