No cenário atual, onde tudo está conectado, investir em um ambiente instagramável é um benefício real para estabelecimentos comerciais como restaurantes, lojas, shoppings e demais centros que podem receber seus clientes. O espaço auxilia no marketing, torna o local mais agradável e, quem sabe, até o consagra como um point de sua cidade.
Um ambiente instagramável é algo que, por si só, chama bastante atenção. Afinal, a rede social do Instagram tem hoje 113 milhões de usuários, todos em busca de um bom lugar para fotografar. Esses ambientes atraem clientes e influenciadores, elevam o padrão do seu estabelecimento e criam uma associação com seu público.
O que é um ambiente instagramável?
Chamamos de ambiente instagramável o local voltado exclusivamente para tirar fotos que devem ser postadas no Instagram. Ele deve contar com alguns elementos que o tornem interessante, com estéticas que podem variar, mas que devem estar de algum modo relacionadas às tendências e à própria plataforma.
Para a empresa, investir no ambiente instagramável é muito interessante, pois agrega personalidade à marca, traz elementos que atraem os clientes e cria uma relação de afetividade. Além disso, é muito importante para tornar o estabelecimento relevante, gerando, em muitos casos, parcerias com influencers.
O que é pricing: entenda a importância + como aplicar!
Quais são os elementos essenciais para um ambiente instagramável?
Existem certos elementos considerados essenciais no ambiente instagramável, especialmente os relacionados ao design e à decoração. Outros elementos, que se relacionam com o design e são fundamentais até para sua criação, como a iluminação e as cores, também são essenciais para tornar o ambiente mais instagramável. Eles são:
- Cores: devem fazer parte da identidade visual da marca;
- Iluminação: pode ser tanto enérgica, com luz fria, ou mais acolhedora, com luz quente;
- Detalhes e acessórios fotogênicos: quadros, paisagens, fontes e mascotes são muito interessantes para instagramar o ambiente.
Veja que todos esses elementos são, de certo modo, personalizados de acordo com a estrutura da sua empresa, marca, área de atuação e até mesmo tipo de clientes e público-alvo. Uma empresa voltada para o público infantil, por exemplo, pode investir em um tipo de ambiente instagramável colorido, com mascotes e mais “divertido”.
Já um restaurante com foco em jantares e pratos de luxo pode ter um ambiente mais acolhedor, onde predomina a cor quente e outros elementos que dão um ar de elegância e charme. Sempre pense naquilo que você deseja para sua marca, no impacto que terá sobre os clientes e em como o ambiente enriquecerá seus produtos e serviços.
Quais estratégias posso usar para criar ambientes instagramáveis?
Certas estratégias são muito úteis para criar ambientes instagramáveis que chamem a atenção, impactem seus clientes e atraiam influencers para seu negócio. Entre algumas das estratégias interessantes está entender o estilo do seu negócio, o tema correto e os elementos que agregam à fotografia.
Boa parte desses elementos é personalizável e deve ser pensada para atender ao seu negócio de modo específico. Por isso, sempre realize um estudo sério e bastante criterioso da natureza do seu trabalho, produtos e serviços.
O espaço do ambiente instagramável deve ser muito bem pensado e concordar com suas necessidades, estabelecimento e até mesmo orçamento. Não necessariamente precisa ser grande, mas deve ter espaço suficiente para congregar os seus clientes e permitir que eles tirem boas fotos. Ao planejar o espaço e o tema, considere elementos que incentivem a fotografia e a interação dos clientes.
Um ambiente instagramável não precisa ser interessante apenas para fotografias, afinal, o Instagram conta com outras funções, como vídeos e reels. Por isso, é interessante adotar elementos visuais que possam fortalecer vídeos e incentivar a interação, como animatronics, action figures e painéis digitais com os quais seus clientes possam interagir.
Estratégias de marketing digital para supermercado: confira 7 dicas infalíveis!
Qual o impacto dos ambientes instagramáveis nas redes sociais?
Ambientes instagramáveis são muito importantes dada a relevância das redes sociais, especialmente o Instagram, uma das plataformas mais acessadas no Brasil. Os números são impressionantes e mostram como este mercado é relevante.
Hoje, o marketing de influência já é uma verdadeira indústria. No ano passado, o valor movimentado com o marketing de influência foi de 21 bilhões de dólares, crescendo cerca de 29% em relação aos anos anteriores. Sem dúvida, esse crescimento mostra a tendência do mercado que avança nessa direção.
O engajamento dos influenciadores no ambiente instagramável e o uso desse recurso para atrair atenção para sua marca são essenciais, ampliando as possibilidades e permitindo que mais clientes interajam com seu negócio. Isso contribui bastante para o reconhecimento da sua empresa e estabelecimento.
Marcas que trabalham com um público local, que são os clientes mais impactados pelos ambientes instagramáveis, têm muito a ganhar ao criar esses espaços. Eles também servem como atrativo para pessoas que podem vir de muito longe apenas para visitar o estabelecimento, técnica muito útil especialmente em capitais e metrópoles.
Ferramentas e tecnologias para criar ambientes instagramáveis
Certos recursos são interessantes para criar ambientes instagramáveis, como softwares de edição e design de interiores. Esses programas podem gerar temas, dar ideias, inspirações ou servir para personalizar o ambiente. Ter um design inteligente é uma das melhores formas de garantir um espaço visualmente interessante.
Outro grupo de software que vale a pena utilizar é o de edição, capaz de editar vídeos que servirão como material de marketing para sua página no Instagram. É importante adotar esses programas, que são relevantes para construir seu ambiente instagramável e apresentá-lo ao público nas redes sociais.
Estudos de caso e exemplos reais
No mercado, há alguns exemplos de sucesso em ambientes instagramáveis que chamam a atenção. Podemos citar, por exemplo, o Charada Burguer, que teve imenso sucesso ao criar ambientes totalmente instagramáveis por meio da temática de jogos. O estabelecimento disponibiliza videogames e tem toda a estética ligada ao mundo dos jogos digitais.
Outro exemplo de sucesso é o Beco Hexagonal, restaurante cujo tema é a série de livros e filmes Harry Potter. Lá, os elementos da franquia são procurados pelos clientes para fotos e vídeos. Desde a fachada até a área interna, há uma preocupação com o design instagramável.
Tendências em ambientes instagramáveis
A tendência dos ambientes instagramáveis é relativamente nova, embora bastante forte. Para o futuro, o mercado tende a crescer e se ampliar, porém com foco em nichos específicos. Estabelecimentos que têm relação com alguma marca ou tema provavelmente terão vantagem no mercado.
Em termos de inovação temática, as propostas mais populares, que se relacionam com a cultura pop, são as que mais dão sinais de prosperar no futuro. Contudo, o mercado é amplo e admite espaço para praticamente qualquer tema, desde que seja bem trabalhado e o estabelecimento compreenda seu público.
O mercado como um todo merece atenção, e o ambiente instagramável pode trazer diversos benefícios para quem puder trabalhar com ele. Ingresse nessa oportunidade e atraia seu público por meio do design.
Gostou do conteúdo e quer conferir outros temas? Navegue pelo blog da SG e veja muito mais. Ah, e não deixe de conferir também sobre o planejamento fiscal para melhorar os resultados do seu negócio. Até a próxima!