TEF: o que é e qual a importância desse sistema?

TEF: o que é e qual a importância desse sistema?

O sistema TEF é um serviço de transferência eletrônica que permite que varejos, mercados e diferentes tipos de negócio possam receber em tempo real qualquer compra realizada com cartões de crédito ou débito. Por meio da tecnologia, o faturamento das vendas ficará disponível de uma forma muito mais rápida, potencializando ainda mais a sua empresa.

Com o TEF, essa transferência é imediata, o que torna seu negócio muito mais ágil e prático. Afinal, dessa forma é possível receber de maneira imediata por qualquer compra paga com cartão. Juntos, o crédito e o débito representaram mais de 23,5 bilhões de operações em 2022, uma parcela considerável do mercado que não pode ser ignorada, e é essencial que sua empresa comece a atender o público que usa esse método de pagamento.

O que é TEF e como funciona?

TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, é um sistema que automatiza o recebimento dos valores de compras de cartões de crédito e débito. Assim, toda transação realizada com cartões para pagar produtos e serviços para empresa são lidos e os valores disponibilizados de imediato. 

É uma forma segura e eficiente para vender seus produtos/serviços e ter todos os seus valores transferidos de maneira automática para seu bolso. Para usar o TEF é necessário toda uma estrutura montada com conexão com internet ou discada, além de ter um software específico instalado nas máquinas e todos os equipamentos de recebimento de pagamentos por cartão, como pinpads.

O software faz a integração entre a provedora do cartão, o sistema da loja e a conta da empresa, realizando a ponte para que o pagamento seja imediato. Este é o funcionamento que permite que lojistas e empresários recebam mais cedo o valor da compra. 

Você também pode se interessar — Estratégias de redução de custo na empresa: otimizando seu capital

Vantagens do uso do sistema TEF

Existem diversas vantagens no uso do sistema em lojas e empresas, a começar pelo pagamento instantâneo e segurança oferecida pelo tipo de transferência. Se você entendeu o que é TEF, está na hora de conhecer mais sobre todas suas vantagens e benefícios, veja abaixo quais são! 

Tipos de TEF

Não existe apenas um tipo de TEF, há modelos discada e dedicada, por exemplo, cada um com uma função e público-alvo. O sistema se tornou muito popular e hoje já existem várias modalidades de Transferências Eletrônicas de Fundos para empresas optarem, vamos entender melhor como funciona cada categoria. Dessa forma você pode escolher o melhor modelo para seu negócio.

TEF discada

Este tipo de transação é realizada por conexão discada, que é a mesma conexão telefônica tradicional que já opera no país. Quando o cartão é conectado na maquininha, ele é lido e suas informações são enviadas até sua central por meio dessa conexão. 

Ela é bastante acessível e até funciona para negócios de pequeno e médio porte, mas pode apresentar problemas como uma certa lentidão. De fato, a conexão discada não é a mais rápida disponível no mercado. 

TEF dedicada

A Transferência Eletrônica de Fundos dedicada funciona por uma conexão criada dentro da empresa, ativa 24 horas e estruturada por linhas VPN. Por meio desse tipo de transferência a empresa tem muito mais velocidade, além de ser uma conexão mais estável que a dedicada.

Geralmente para uma venda por cartão já contabilizar o saldo na conta demora de dois a cinco segundos. Este tipo de estrutura faz mais sentido para mercados e varejos com intenso fluxo de pagamento por cartões. 

TEF IP

O último tipo de Transferência Eletrônica de Fundos é o IP que também utiliza uma conexão privada VPN para realizar suas atividades. A grande diferença aqui é que a conexão IP permite que essas conexões sejam agilizadas pela internet, o que torna toda movimentação mais rápida. 

Flexibilidade 

Hoje em dia não podemos ignorar a quantidade de pagamentos efetuados por meio do cartão, seja débito ou crédito. Para muitos brasileiros, essa é a sua principal opção de pagamento e, ao adotar o sistema de Transferência Eletrônica, seu negócio passa a atendê-los.

Dessa forma, não só há possibilidade da empresa crescer por atender melhor boa parcela dos seus consumidores, como torna esses clientes mais satisfeitos, afinal, eles agora são atendidos de maneira prática por sua empresa. 

Comodidade e produtividade

Esse sistema de transferência oferece comodidade ao cliente, que ao pagar por meio do cartão, não precisa carregar o dinheiro. Basta utilizar esse método e muitos já vêm com a função aproximação para realizar o pagamento por suas compras. 

Até mesmo os colaboradores da empresa também contam com essa comodidade, uma vez que os pagamentos são mais rápidos e automatizados. Com isso é possível aumentar a produtividade e contar com a tecnologia para auxiliar toda a empresa. 

Proteção

O uso da Transferência Eletrônica permite que sua empresa tenha muito mais proteção contra fraudes ou mesmo mal entendidos. Todo o sistema funciona de maneira automatizada, onde as compras são registradas sem que o operador do caixa precise digitar manualmente os valores, reduzindo assim, os erros por descuido e falta de atenção.

Dessa forma, o sistema de pagamentos de uma empresa se torna muito mais exato, reduzindo os problemas no frente de caixa. Para a segurança das compras da empresa, vale a pena usar o sistema. 

Controle financeiro

Aqui, novamente, a automatização fala mais alto, já que por esse método praticamente todas as contas da empresa estão vinculadas à Transferência Eletrônica. Assim o pagamento é contabilizado na hora e já consta nos depósitos da empresa, sem necessitar de relatórios ou registros manuais. 

Qual a diferença entre TED e TEF?

Embora sejam parecidos em funcionamento e sigla, TED e TEF têm diferenças significativas, onde o TED demora pelo menos 1 dia útil para cair e o TEF é instantâneo.

A disponibilidade do TED só existe nos dias úteis até às 17:00 horas, Já o TEF funciona 24 horas por dia. Além disso, para transferir via TED é necessário ter uma série de dados das duas partes, como CPF, CNPJ e número da conta, todas formalidades dispensáveis para o TEF. 

Como escolher o melhor sistema TEF?

Empreendedores optam pelo sistema por conta das facilidades que traz para sua rotina, logo o TEF escolhido deve ser aquele que mais auxiliará a empresa em todos os seus processos de modo prático. A escolha do modelo ideal é conseguir o que traz mais vantagens e torna a rotina mais fácil. 

Também deve ser levado em conta a estrutura que a empresa oferece para a instalação do sistema. Como a internet, materiais, equipamentos e a demanda da empresa. Por fim, verifique a possibilidade para sua região, o prazo que necessita para o funcionamento do sistema e quais as alternativas disponíveis para instalar. 

Quando utilizar TEF?

Para empresas do ramo do varejo, mercados e qualquer outro estabelecimento que recebe um certo número de clientes por dia, é indispensável o uso do TEF. Independente do seu tamanho, sem o uso do sistema boa parte dos clientes irá utilizar o cartão e necessitará do serviço para pagar suas compras. 

Já outros empreendedores, sobretudo para o mercado B2B, ou microempreendedores, fica a critério do seu fluxo de clientes. Se notar que muitos deles optam ou solicitam o pagamento por cartão de crédito, então é hora de considerar colocar o sistema para funcionar em seu negócio. 

E para instalar o sistema, lembre-se de contar com uma empresa de tecnologia, soluções e softwares de qualidade e confiança. Por isso, conte com a SG Sistemas para instalar todo o projeto em sua empresa e permitir que possa vender mais e para mais pessoas! Dessa forma, sua empresa não ficará para trás em relação à concorrência. 

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário