O que é pricing: entenda a importância + como aplicar

O que é pricing: entenda a importância + como aplicar

Ao compreender o que é pricing (precificação, em português) é possível aprimorar as chances de lucro nos produtos de determinado negócio. Isso ocorre, pois o processo de pricing estuda todo o cenário para que sua empresa possa estabelecer valores lucrativos e atrativos para os clientes.

Com essa definição, o negócio consegue se destacar da concorrência e possui maiores chances de manter a estabilidade do mercado. Devido a isso, cada estratégia utilizada para definir a precificação dos seus produtos deve ser montada cuidadosamente para que se respeite as características do negócio. Entenda mais a seguir.

Impacto do pricing na lucratividade e competitividade

Investir em uma boa estratégia de pricing auxilia a sua empresa a valorizar os produtos vendidos e prever melhor como estarão as finanças após os períodos analisados. Com a visão do cenário financeiro, há maior possibilidade de seu negócio ser capaz de competir adequadamente com outras empresas concorrentes e ter ótimos resultados.

As empresas de varejo que sabem o que é pricing são ótimos exemplos de negócios que conseguem aproveitar da qualidade das estratégias de precificação para melhorar seu cenário. Por ser uma área que envolve muitos clientes e uma variedade gigantesca de produtos, é preciso analisar cuidadosamente cada tipo de item para que os valores estejam nos conformes.

Quando se observa atentamente o pricing, a geração de interesse e o objetivo de trazer mais retorno são pontos que a empresa precisa considerar quando determina os preços de seus produtos. Ao estabelecer esses pontos, o trabalho para realizar a precificação tende a ficar mais simples e objetivo.

Fatores que influenciam a definição de preços

Os custos para a criação de produtos e para realização das operações são alguns dos fatores que mais costumam influenciar a definição dos preços de uma companhia. Junto a eles, existem outros que precisam ter atenção dos gestores que desejam aproveitar esse processo como diferencial competitivo:

  • Padrões de preferência dos clientes;
  • Demandas que o mercado apresenta;
  • Concorrência;
  • Objetivos da empresa;
  • Situação da companhia.

É importante dar uma atenção especial para os preços que a concorrência estabelece. Ao estudá-los, a sua companhia consegue determinar valores que sejam adequados tanto para o mercado quanto para o seu negócio, e que atraiam o interesse dos clientes.

Nesse processo, é necessário tomar cuidado para não estabelecer preços baixos demais, já que isso pode passar a impressão de que os itens não possuem tanta qualidade. Evite também copiar os mesmos valores da concorrente para que sua empresa não cometa os mesmos equívocos que ela durante as práticas.

Principais estratégias para aplicar o pricing

O princing de penetração é um dos tipos mais conhecidos dessa estratégia, já que ele busca melhorar a visibilidade da companhia, principalmente com o lançamento de novos produtos. Isso é feito ao estabelecer um preço menor para um produto que apresenta muita qualidade e procura no mercado. Além dessas, destacam-se as seguintes estratégias:

  • Skimming;
  • Custos para a criação do produto;
  • Valor;
  • Concorrência. 

Cada uma dessas estratégias devem ser utilizadas de acordo com os produtos que sua empresa vende e as características deles. Assim, você pode ter boas chances de estabelecer preços que se encaixam na procura dos clientes e, por meio disso, pode melhorar o cenário de vendas.

Para exemplificar aplicações práticas sobre o que é pricing, o Skimming pode ser excelente para companhias que vendem eletrônicos, já que ele precifica um produto com um valor bem alto no começo para depois diminuir. Enquanto isso, uma precificação baseada nos custos que se teve na fabricação do produto pode ser uma opção mais atrativa para negócios que possuem custos mais claros.

Ferramentas e técnicas para análise de pricing

A segmentação e uso de boa análise de dados são exemplos de técnicas muito relevantes para fazer a análise da precificação que sua empresa pode implementar no negócio. Com ambos, é possível analisar fatias reveladoras do cenário e, com isso, estudar cuidadosamente os preços que mais tendem a atrair os prováveis clientes de sua companhia.

Quando se trata de ferramentas, além das capazes de coletar e organizar informações do mercado, é preciso contar com mecanismos capazes de fornecer um gerenciamento inteligente dos preços de seu negócio. Para isso, contar com as soluções da SG Sistemas é uma excelente escolha que sua empresa pode fazer!

Por meio de nossa experiência de mais de 30 anos no mercado, oferecemos sistemas para diferentes nichos do mercado como varejo, supermercados e distribuidoras para ser possível uma melhoria nos seus processos. Assim, fatores como gerenciamento de preços e a compreensão da parte logística são ótimos exemplos do que sua empresa pode adquirir ao contar conosco!

Estudos de caso e exemplos reais

Empresas como a Netflix percebem como a estratégia de pricing é de extrema importância para manter o seu potencial competitivo. Por meio de suas análises sobre as preferências dos telespectadores e das necessidades deles, a empresa conseguiu delimitar valores para as assinaturas que atraíram um número gigantesco de clientes por bastante tempo.

Analisar cuidadosamente os produtos, os padrões de preferência dos clientes e os objetivos da empresa são as principais lições que podem ser retiradas a respeito das estratégias de pricing de cada companhia. Junto a isso, os resultados que as empresas obtiveram com uma boa precificação foi uma melhora competitiva considerável e maiores possibilidades de lucros.

Tendências futuras em estratégias de pricing

As inovações tecnológicas são as principais tendências de pricing que vão aparecer para o futuro. Dessa forma, sistemas cada vez mais capazes e eficientes para estabelecer preços e auxiliar na análise de como a precificação deverá ocorrer no decorrer das atividades da empresa.

As estratégias futuras tendem a considerar bastante a situação em que o negócio se encontra junto aos padrões de preferência dos clientes. Por meio disso, há maior chance da empresa conseguir se adaptar bem às mudanças que o mercado sofre e manter uma boa estabilidade.

Ao estabelecer esse conceito, o seu negócio consegue ter uma noção maior de como adaptar os valores para as demandas futuras, principalmente se tiver acesso a tecnologias de qualidade para cumprir com as funções — e a SG Sistemas é a sua melhor escolha para esse processo.

Com toda a qualidade tecnológica que oferecemos, certamente o seu negócio poderá melhorar a maneira que lida com os preços e, dessa forma, pode proporcionar um aprimoramento considerável nos resultados que podem ser obtidos. Entre em contato conosco e descubra o melhor para o seu negócio!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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