Como o você determina o preço dos produtos oferecidos na sua empresa? Acha que eles estão justos para você e para o cliente? No post de hoje, vamos te ajudar a entender o que é precificação e como realizá-la de modo correto em seu comércio, gerando lucros sem deixar de lado a satisfação do cliente. Confira!
O que é precificação?
Quando você está buscando um produto para comprar, qual a primeira coisa que você leva em consideração? Claro que é o preço, não é?
A precificação, nada mais é, do que o preço aplicado sobre o produto de acordo com seu valor perante o mercado. Isso significa que ele deve ter uma base para ser determinado, que é, muitas vezes, é desrespeitada.
Todo comerciante, antes de fazer a comercialização de um produto, deve pensar em sua precificação, que é determinada de acordo com alguns aspectos básicos, como preço de custo, margem de lucro e concorrência. Até porque não faz sentido comprar um produto por R$ 5 e vender por R$ 4, não é mesmo? Assim como não faz sentido cobrar R$ 15 pelo mesmo produto, enquanto a concorrência vende por R$ 7 – no caso, não haveria clientes comprando e o prejuízo seria maior.
Sendo assim, os preços não devem ser gerados de maneira aleatória, sem critério algum, pois, quando eles não estão de acordo com o mercado, o prejuízo pode cair sobre o cliente ou sobre a empresa:
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Efeito negativo sobre o cliente
Isso acontece quando ele paga um valor muito maior em um produto do que poderia ter pago em outro lugar. Ao perceber que isso aconteceu, o cliente dá ao lugar um rótulo de “careiro”, e dificilmente retorna.
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Efeito negativo sobre a empresa:
O efeito negativo sobre a empresa pode acontecer de duas formas em relação à precificação: ou o produto é cobrado mais baixo do que a concorrência, dando um prejuízo de custo ao comerciante, ou é cobrado um valor muito acima, fazendo com que ninguém compre.
Entenda melhor por que definir o preço certo faz toda a diferença!
Por que definir o preço de modo correto?
Agora que você viu como o preço errado pode trazer consequências ruins para sua empresa, confira quais são os objetivos da precificação:
Satisfazer o consumidor
A precificação também visa a satisfação do cliente, visto que, sem ele, seu negócio não sobrevive. Assim, é importante manter preços que cabem com as condições do consumidor.
Bater de frente com a concorrência
A concorrência é um item importante e não pode ser deixado de lado. Um dos objetivos é se destacar perante a concorrência, oferecendo preços menores para atrair os clientes.
Delimitar público alvo
Em um comércio, o preço dos produtos determinam para que tipo de cliente a empresa se volta. Isso também está relacionado à localização do comércio: se estiver alocado em algum bairro nobre, por exemplo, consequentemente o preço é mais alto e o público de uma classe econômica maior.
Pagar contas
Uma precificação correta garante que a empresa sempre tenha recursos para pagar as contas e o salário dos funcionários, de modo que nunca falte verba no orçamento.
Como fazer uma precificação correta!
Para fazer a precificação correta em sua empresa, é necessário considerar vários aspectos, como já mencionamos aqui. Um dos itens que devem ser levados em conta é o que o cliente prioriza quando vai a seu estabelecimento, se é preço baixo, produto de qualidade ou bom atendimento, por exemplo. Isso quer dizer que muitos não ligam de pagar um preço mais alto do que a concorrência, se houver um alto padrão de qualidade e atendimento diferenciado.
Veja a seguir o que deve ser considerado na hora de fazer a precificação:
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Demanda
Esse item diz respeito a quanto o comprador está disposto a pagar pelo produto, e está relacionado à lei de oferta e procura. Se um produto tem pouca demanda e alta procura, o preço tende a subir, e se possui produção em excesso e pouca procura, ele tende a cair. Isso acontece, por exemplo, quando as verduras aumentam o preço em época de chuva intensa ou geada: muitos itens são perdidos devido ao tempo, enquanto a procura continua a mesma.
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Custo
Outro aspecto importante é o custo, desde a produção até o imposto pago por ele. No caso de comércios de fornecimento, deve ser considerado o valor de custo, manuseio, enfim, todas as despesas relacionadas ao produto.
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Concorrência
Esse aspecto não é o principal, mas tem grande influência no valor, afinal, a concorrência pode atrair o seu cliente e você perder venda. Assim, o preço tem de ser pensado para que os consumidores possam considerar também outros aspectos, como qualidade, atendimento e distância.
Assim, podemos considerar que a precificação é um fator de suma importância no comércio e que deve ser bem analisado antes de qualquer venda. Assim, as chances de ter sucesso são muito maiores!
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