O que é food service: como funciona, tendências e tipos

O que é food service: como funciona, tendências e tipos

Com rotinas cada vez mais aceleradas, é comum as pessoas escolherem comidas que sejam mais fáceis de consumir, seja pedir por telefone, aplicativo ou sair para comer. Por isso que esse mercado tem crescido tanto, inclusive, se você parar e reparar, existem novas tendências, como marmitas naturais congeladas feitas por nutricionistas e cozinheiros de mão cheia, negociadas em grandes quantidades pelo consumidor final.

Além disso, o comportamento de consumo de ter novas experiências é um dos pontos que aquecem o setor. Com tantas opções, os clientes procuram cada vez mais por novos estabelecimentos para conhecer e ter experiências únicas. Entenda, em detalhes, o que é food service e como funciona esse mercado.

O que é um produto food service?

Para começar, o que é food service? Traduzindo do inglês, os “serviços de alimentação”, referem-se ao mercado de alimentação fora de casa ou para receber em casa. Ou seja, todos os empreendimentos destinados à produção de comidas para o consumidor final, como restaurantes, bares, food trucks, delivery e mais.

Como funciona esse mercado?

O mercado do food service é amplo, complexo e flexível, por isso, sempre há novidades e novas formas de atender os consumidores. Mas, entre os principais tipos de funcionamentos, estão:

  • Operadores: são os serviços que têm contato direto com o cliente, como restaurantes self-service, lanchonetes, bares e mais. Onde há o preparo dos alimentos e bebidas;
  • Distribuidores e fornecedores: são os responsáveis pela logística entre as empresas varejistas e os operadores. Além da produção e segmentação de alimentos específicos;
  • Fabricantes de equipamentos: os equipamentos utilizados para o funcionamento dos operadores, como freezers, fornos e demais equipamentos para cozinhas.

Quais são os principais tipos de operações?

Como dissemos anteriormente, é um mercado amplo, por isso, existem diversos tipos de operações, para atender a todos os públicos possíveis. Cada empresa procura seu próprio nicho de alimento, público e valores, confira abaixo as mais conhecidas:

Clássico

Os restaurantes clássicos são conhecidos por priorizarem a qualidade em todos os detalhes. Desde o atendimento impecável até o sabor e apresentação dos pratos. Além de contar com uma gestão profissional, inclusive na cozinha. Cada empresa procura fidelizar seus clientes de formas diferentes, seja pela fama da casa ou por algum serviço especial.

Tradicional

Os tradicionais, geralmente mantêm um cardápio simples, bom atendimento e procuram manter um ambiente aconchegante e familiar. Resultando em previsibilidade na experiência dos clientes, que buscam exatamente por isso. Confira dicas importantes para surpreender no atendimento dos seus clientes.

Especializado

Os especializados são bem conhecidos, são os estabelecimentos que focam em um tipo de culinária ou técnica, como restaurantes árabes, churrascarias, hamburguerias, cantinas italianas e mais.

Gastronômico ou do chef

Esse tipo de restaurante é conhecido pelo cardápio e preparo de um chef profissional renomado. Os clientes procuram por esses estabelecimentos pela experiência gastronômica diferenciada.

Fast Food

Os fast foods são conhecidos por oferecer comida rápida, geralmente produzida em grande escala e contam com preços acessíveis. Seus processos são ágeis, focados no tempo de preparo reduzido. São empresas que investem em marketing constantemente, sempre com novas campanhas. Além disso, investem em tecnologia, com cardápios digitais, totem de autoatendimento ou pedidos por aplicativos.

operação fast food

Outros

Outras operações que são conhecidas, são as cafeterias, bistrôs, bakeries, franquias e mais. Essa grande variedade é benéfica para os consumidores que sempre contam com diversas opções. Além disso, é vantajoso para os empreendedores, pois conseguem espaço para o seu negócio.

Principais tendências

Para quem pretende investir em food service e quer conquistar novos nichos para garantir um diferencial de marca, aposte nas novas tendências do mercado. Confira as 4 principais tendências:

  1. Comida sustentável: questões sobre sustentabilidade estão cada vez mais em alta, inclusive na gastronomia. A comida sustentável é produzida com alimentos orgânicos, com animais que vivem de forma digna, de produtores locais, de modo que busquem a redução dos impactos ambientais;
  2. Alimentação saudável: as pessoas estão preocupadas em consumir alimentos saudáveis, seja dentro ou fora de casa. Além de dietas balanceadas, opções vegetarianas e veganas estão se tornando uma necessidade no mercado. Inclusive podem ser entregues a domicílio;
    comida saudável
  3. Produtos artesanais: os produtos feitos com ingredientes específicos ou utilizando técnicas especiais são uma realidade. Inclusive, todos os dias surgem novos alimentos artesanais para consumo;
  4. Experiências culinárias: como dissemos anteriormente, as pessoas gostam de experiências gastronômicas diferentes. Seja no design do restaurante, na apresentação dos pratos ou no atendimento.

Inovações tecnológicas

Independentemente do tipo de food service que você queira investir, ter um bom sistema ERP para gestão completa do seu negócio é essencial, como o SG Foods, desenvolvido pela SG Sistemas. Esse software é completo e pode ser utilizado em restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes, casas noturnas e mais.

Eles contam com funcionalidades especiais para o segmento, como controle de mesas, comanda eletrônica, sistema de pedidos (integrado com delivery) e controle de comissões. Além disso, também tem foco em gestão, com a emissão de documentos fiscais, controle financeiro, estoque, cadastro de fornecedores e, ainda, gerir relatórios diversos para análises de melhorias e resultados.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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