Precificação inteligente: estratégias para maximizar lucros

Precificação inteligente: estratégias para maximizar lucros

A precificação inteligente é uma abordagem estratégica que maximiza os lucros com a tecnologia a seu favor. Desse modo, é possível entender o comportamento do consumidor, a demanda no supermercado e a concorrência com os demais comércios.

Conhecer as abordagens de precificação inteligente para supermercados pode potencializar os resultados do seu negócio! Utilize dados e tecnologia para definir preços de forma dinâmica e eficiente. Conte com a SG Sistemas para isso!

Precificação inteligente em supermercados

Implementar uma estratégia de precificação inteligente em supermercado não apenas otimiza os preços, como também melhora a experiência do cliente. O sistema ERP usa algoritmos e análise de dados, que ajustam os preços dos produtos de maneira dinâmica.

Com consumidores utilizando a internet para realizar buscas de produtos com preços mais baixos, o mercado físico procura se enquadrar nos preços, promoções e fidelidades que os usuários procuram. Desse modo, os softwares de precificação permitem que os comércios se adaptem rapidamente às mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, aumentando os lucros e a competitividade com os demais supermercados.

Steve Jobs, o ex-diretor executivo da marca mais famosa de tecnologia móvel, a Apple, foi um dos primeiros utilizadores da precificação inteligente. Em 2007, o primeiro iPhone foi lançado pelo valor de US$ 600, e logo em seguida o valor foi reduzido para US$ 400 como forma de potencializar as vendas e fidelizar os clientes da marca — e, seu resultado expressivo é reconhecido até hoje.

Outro grande utilizador da precificação inteligente é a empresa de streaming Netflix, que disponibiliza uma quantidade excessiva de séries e filmes equivalentes a planos de canais a cabo pelo preço de ¼, comparado com as grandes empresas de TV do segmento.

A capacidade de maximizar receitas, atrair clientes e melhorar a sua experiência no pré e pós-compra e otimizar o gerenciamento de estoque, evitando que produtos com validade próxima sejam descartados são os principais benefícios da implementação do sistema.

Softwares e tecnologias para precificação dinâmica

Existem diversas ferramentas e softwares para a precificação inteligente dinâmica que auxiliam os supermercados a adotarem uma abordagem baseada em dados do aprendizado de máquinas em conjunto com a inteligência artificial (IA), que ajustam os preços em tempo real. São eles:

  • Repricing Software: esta ferramenta automatiza a atualização de preços com base em regras predefinidas, seja por meio da demanda, concorrência, estratégia de marketing ou custo para o mercado. Ela mantém os preços competitivos maximizando a margem de lucro do produto;
  • Power Pricing: o software simplifica os dados tributários e comerciais aumentando o preço dos produtos sem prejudicar os consumidores. A ferramenta também está disponível com inteligência artificial, o que otimiza a usabilidade do software nos negócios;
  • Dynamic Pricing Platforms: ajusta o preço em tempo real com base em vários fatores, como demanda, comportamento do consumidor, controle de estoque disponível e preços de supermercados concorrentes. Otimizando as buscas com auxílio da IA, a ferramenta analisa grandes volumes de dados e determina o preço ideal para cada produto em diferentes momentos, aumentando a competitividade e maximizando os lucros.

A implementação dessas tecnologias de precificação é uma estratégia poderosa que mantém a marca em competitividade com o mercado e com o auxílio desses softwares, que precificam os itens de forma inteligente.

Como implementar a precificação inteligente no seu negócio

Implementar a precificação inteligente no seu negócio parece uma tarefa desafiadora, mas, com os passos certos, é possível obter grandes benefícios e resultados. Confira os passos essenciais para iniciar a implementação:

  1. Coleta de dados: nesta primeira etapa é necessário reunir dados dos históricos de vendas, concorrência e comportamentos dos consumidores para identificar possíveis padrões dos consumidores;
  2. Escolha da tecnologia: a escolha da tecnologia é essencial para melhorar a sua precificação, adequando o seu negócio aos padrões do mercado e destacando-se no meio da competitividade;
  3. Testes: iniciar o projeto-piloto requer o monitoramento de todos os resultados anteriores. Para isso, é necessário realizar testes para proporcionar os melhores resultados ao comércio;
  4. Escalabilidade: conforme a estratégia começa a dar resultados, expanda a implementação de novos produtos e serviços para proporcionar o melhor ao consumidor final.

Com a precificação inteligente, seu negócio se adapta rapidamente às mudanças do mercado e passa a oferecer produtos com preços competitivos para atrair e fidelizar clientes apenas com o uso da tecnologia a seu favor. Além disso, adequar a tecnologia fortalece a posição da sua empresa no mercado e posicionar a sua empresa dentro do mercado com a implementação das soluções com as tecnologias avançadas.

Confira também: Como fidelizar seus clientes usando vouchers de desconto.

Solucionando problemas comuns na precificação inteligente

O início da adoção da precificação inteligente em supermercados pode conter desafios, principalmente pela resistência à mudança, complexidade da integração dos novos sistemas e pela inclusão de dados manuais:

  • Estratégias de preço: adotar estratégias pode ser um desafio, mas, com o treinamento e com o software adequado, é possível simplificar a criação e a gestão das estratégias;
  • Reações do mercado: monitorar as reações do mercado é crucial para precificar de maneira bem-sucedida as tendências no mercado. Isso garante que o supermercado permaneça em competitividade no ramo do comércio;
  • Conhecer os custos: entenda todos os custos que envolvem um único produto, desde a carga aos funcionários que trabalham no local. Reconhecer todos os lucros envolvidos no produto promove uma precificação precisa e inteligente;
  • Competição acirrada: precificar um produto com base nos preços de outros comerciantes prejudica a tática de venda. É importante reconhecer que o produto é melhor precificado quando baseado no cliente;
  • Preço versus lucro: encontrar o equilíbrio para definir os preços e garantir o lucro máximo não é uma tarefa fácil. Com a precificação inteligente, é possível manter as margens de lucro saudáveis estando com competitividade com os demais.

Apesar dos desafios, implementar a precificação inteligente nas redes de supermercados oferece grandes benefícios que necessitam da adoção de estratégias para superar o maior dos obstáculos: a inflação.

Monitorar os custos, adotar as estratégias e maximizar os lucros são algumas das ações que todos os supermercados devem adotar para se manterem competitivos, garantindo margens de lucro saudáveis e atendendo às expectativas dos consumidores no comércio que vive em constante mudança.

A precificação inteligente é uma estratégia poderosa que transforma a maneira como os supermercados definem os preços, aumentando o lucro do comércio e a satisfação do cliente. Aproveite as soluções da SG Sistemas e implemente a precificação inteligente do seu negócio ainda hoje. Solicite uma demonstração de sistema diretamente em nosso site e promova o melhor para você e seu consumidor!

Agora que você sabe o que é a precificação inteligente, continue no nosso blog para conferir outros conteúdos sobre gestão, estratégias e ações para o seu negócio. Aproveite para ler também: Etiquetas eletrônicas de preço, tecnologias para supermercados. Até lá!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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