Como fazer um bom gerenciamento de preços

Como fazer um bom gerenciamento de preços

O gerenciamento de preços em um mercado depende de diversos fatores. O principal deles é, com certeza, o período econômico que o país passa no momento. Isso por que os preços praticados devem estar de acordo com a manutenção e crescimento da empresa, mas, também, deve estar condizente com a capacidade de compra da população do país, ou seja, é uma mão de via dupla entre empresa e clientes.

Em casos de o país estar passando por um cenário de crise na economia é importante que as aspirações da empresa sejam, primeiramente, se manter evidente no mercado e não planejar um crescimento muito ousado. Ser conservador em períodos de dificuldade pode ajudar a manter o seu negócio competitivo no mercado.

Além disso, o gerenciamento de preços deve ser pensado, minunciosamente, para ao invés de impulsionar as vendas, afastar os clientes do seu estabelecimento. Estratégias bem elaboradas trazem mais resultados, por isso é importante se atentar a alguns pontos específicos.

Entenda seus concorrentes

Entender como funciona as táticas de mercado da concorrência pode ser o primeiro passo para não ficar para traz na hora de elaborar a sua estratégia de precificação.

Analisar os preços praticados no mercado é uma obrigação por parte dos gestores do supermercado. Precificar os produtos sempre acima da média, pode afastar bastante clientes. Além do fato que pesquisar o preço na concorrência, ajuda a barganhar melhor o preço com os seus fornecedores.

Conhecer a estrutura do seu ambiente físico também é um fator a ser analisado. Quando tratamos de um grande e moderno hipermercado, por exemplo, a variedade de preços e produtos pode variar bastante, isso por que você pode ofertar tantos produtos de qualidade superior a um preço um pouco mais alto, como, também, oferecer produtos novos no mercado ou menos conhecidos a preços mais vantajosos aos clientes.

Se a sua loja não é menor e mais simples, é importante verificar quais são os produtos e as marcas mais procuradas em lojas do mesmo porte que a sua. Ou seja, a depender dessas questões, ela estará atraindo diferentes tipos de clientes. Isso por que os clientes não compram somente as mercadorias, mas pagam, também, pela experiência de compra, ou seja, avaliam questões como estacionamento, tamanho da loja, a sua decoração, variedade de produtos entre outros fatores que, com certeza, influenciam na experiência do cliente dentro da loja.

precificação

Saiba o valor do seu produto

Devemos entender que a precificação é subjetiva e que a percepção de um bom preço varia bastante de cliente para cliente. Isto por que, praticamente, todos os produtos dentro de uma loja como um supermercado tem um valor agregado na memória afetiva do cliente. Isso significa que, a depender do produto, ele pode estar disposto a pagar o preço que estiver proposto naquele momento, desde que não seja um preço muito elevado do praticado no mercado, enquanto que com outros produtos pode ser que ele deixe de levar, caso não estejam em promoção, por exemplo.

É preciso estar ciente de que grandes marcas, além de estarem presentes nas prateleiras da sua loja, também devem ser apresentadas com um bom preço, para que o cliente perceba que estabelecimento entende as suas necessidades. Outro ponto que devemos ter em mente é que os produtos gourmet, prime ou especiais podem ser precificados conforme a sua qualidade, ou seja, esses produtos só são comprados por cliente que realmente estejam interessados e tem condições financeiras para isso.

sistema para preço

Use um software apropriado

Outro fator muito importante para fazer um bom gerenciamento de preços é trabalhar com um software de gestão que atenda às suas necessidades. É importante facilitar esse trabalho, tendo em mãos um Software com a função específica de realizar tal gerenciamento. O SG ERP tem a funcionalidade para atender o seu negócio, trazendo mais assertividade e segurança quando se trata de gestão de preços, por que a equipe responsável pela precificação e pelos descontos modifica os preços com muita frequência e na hora que o cliente for passar os produtos no caixa, não deve haver erros como conflitos entre os preços das prateleiras e os preços que constam dentro do sistema da frente de caixa. Isso traz bastante incomodo tanto para o supermercado, como para o cliente.

Por esses motivos, é que você deve pensar em um sistema que atenda a todas as suas necessidades, desde as mais simples, até as mais complexas. Por isso, entre em contato com a SG Sistemas, teremos o maior prazer em atender as suas necessidades!

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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