A cena é comum: quando o relógio marca as seis da tarde, muitos trabalhadores saem das empresas direto para o bar – é o momento de viver o tão esperado happy hour!
O hábito é tão querido pelo brasileiro que não se restringe mais às sextas-feiras – qualquer dia pode comportar aquela passadinha para desestressar e refrescar a cabeça.
Engana-se quem pensa que esquecer do emprego com bebida alcoólica é o único objetivo de quem é adepto dessa prática.
O happy hour é um momento de descontração entre amigos e colegas de trabalho que pode ter muitas utilidades, como criar relações mais profundas, fazer networking e, até mesmo, impulsionar o desempenho no dia seguinte.
Esse hábito é tão comum que a maioria dos estabelecimentos comerciais desenvolve promoções para atrair clientes nesse momento específico do dia. Se você é dono de um bar ou restaurante, também precisa entender como usar o happy hour a seu favor.
Esse é o tema do post de hoje no blog da SG Sistemas. Acompanhe a leitura!
O início de tudo: como surgiu o happy hour?
Acredita-se que a tradição de relaxar após o trabalho começou com os marinheiros da América do Norte, nos anos 20. O período de descanso era marcado por lutas de boxe e o consumo de cerveja.
Outra história conta que o happy hour surgiu durante a Lei Seca dos Estados Unidos, quando os trabalhadores de classe alta consumiam bebidas alcoólicas em locais clandestinos, para fugir da lei.
No Brasil, a “hora feliz” se popularizou em grandes cidades entre as pessoas que queriam fugir do trânsito intenso na volta para casa. Além do mais, sabemos que não são necessários muitos motivos para que o brasileiro faça uma pausa para apreciar uma cerveja ou um drink, não é mesmo?
Por que o happy hour é importante para meu comércio?
O happy hour é o momento ideal para esquecer alguma situação difícil ou comemorar uma conquista no trabalho. Isso significa que as pessoas estão mais abertas ao consumo, por um motivo ou outro.
As mesas, geralmente, comportam grandes grupos a fim de dividir comidas, bebidas e histórias. Conversa vai, conversa vem, quando menos se espera o que era para ser uma horinha durou a noite toda.
Essa é uma oportunidade de venda que seu comércio não pode perder! Para aproveitar o faturamento que essa prática pode proporcionar, é necessário criar algumas estratégias para atrair o público e se destacar perante a concorrência.
Como posso aproveitar o happy hour em meu bar ou restaurante?
Confira algumas sugestões para impulsionar o happy hour em seu bar ou restaurante e aumentar seus lucros:
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Defina um período para promoções
Esse é o primeiro passo para fazer um happy hour funcionar. Estipular um tempo para as promoções, descontos e atrações cria um senso de urgência na cabeça dos clientes.
Ele tem que chegar cedo para aproveitar os descontos e pode acabar consumindo mais para fazer o dinheiro render. No fim das contas, o que você “perde” oferecendo descontos é recompensado no aumento de pedidos.
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Crie um cardápio exclusivo de happy hour
Não é necessário elaborar um menu inteiro para este momento, mas é interessante oferecer opções específicas de comida ou bebida. O cliente é estimulado com novas possibilidades de consumo e se sente recompensado por comparecer ao happy hour.
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Sirva porções para compartilhar
Porções maiores atendem aos grupos que desejam dividir o jantar, para economizar e não ter que esperar muito. Você também pode diminuir as porções e incentivar os clientes a pedirem vários pratos diferentes, para ter mais variedade.
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Ofereça combos
Os combos são ótimas opções para o happy hour! É possível oferecer uma porção de batatas fritas acompanhada por uma caipirinha a um preço especial, por exemplo, ou o famoso “pague 1, leve 2” – na compra de 2 chopps, o terceiro sai de graça, entre outras ideias.
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Invista em atrações diferenciadas
Shows ao vivo, noite do karaokê com premiações, jogos de tabuleiro e cartas, TV com eventos esportivos ou exibições de episódios de séries são opções comprovadas de entretenimento que atraem o público.
Isso ajuda a galera a interagir ainda mais, além de estimulá-los a permanecer mais tempo no local e a registrar as atrações nas redes sociais, gerando divulgação orgânica para o seu negócio.
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Torne seu ambiente ainda mais agradável
Se for preciso, reorganize o layout do restaurante ou bar para comportar mais pessoas, facilitando o fluxo de clientes e garçons no ambiente. Seja flexível com a disposição de cadeiras nas mesas, para acomodar grupos de diferentes tamanhos.
Pense, também, em disponibilizar um espaço para confraternizações de empresas – o happy hour é excelente para isso!
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Otimize o atendimento
Colocou as dicas em prática e conseguiu atrair muita gente para o seu estabelecimento? Ótimo! Agora, use a tecnologia e a automação para agilizar o atendimento e evitar filas, reclamações e atrasos nos pedidos.
O grande volume de pessoas nesse período pode ser preocupante para a equipe; ajude-os a manter a calma e ofereça suporte tecnológico para organizar e acelerar o trabalho. Um sistema de gestão completo te ajuda a ter controle sobre os processos e permite a integração com outras soluções.
Invista no happy hour e multiplique seu faturamento! Para acompanhar outras informações, dicas e novidades sobre gestão comercial, acompanhe o blog da SG Sistemas.