Restaurante self-service: como atrair e fidelizar clientes?

Restaurante self-service: como atrair e fidelizar clientes?

Com uma rotina cada vez mais corrida e agitada, é crescente o número de pessoas que buscam a facilidade, custo-benefício e praticidade que um restaurante self-service proporciona para atender essa demanda. Isso faz com que esse tipo de negócio tenha um público vasto de consumidores e um número igualmente grande de ofertas e estabelecimentos.

Então, surgem as perguntas: como de fato conseguir se destacar em meio a concorrência? Como atrair e fidelizar clientes? De que maneira fazer uma administração assertiva?

Foi pensando nisso que preparamos um guia completo para você, que está pensando em abrir ou aprimorar as estratégias de gestão e divulgação do restaurante self-service. Então, acompanhe a seguir e conheça como tornar sua empresa ainda mais promissora e relevante no mercado!

1. Tenha em mãos um bom plano de negócio

Tudo começa pelo planejamento: ele é o ponto-chave tanto para abertura de serviços quanto para o aperfeiçoamento de negócios que já estejam performando na área.

E para garantir que você considere as questões mais importantes para o seu restaurante self-service, lembre-se que o plano de negócios abarca o maior número possível de estruturações e que deve ser revisitado e remodelado sempre que necessário, de forma que se mantenha atualizado e ajustado às principais necessidades.

Nele, deve estar esclarecidos os seguintes tópicos:

  • Perfil institucional: valores, propósitos e metas do negócio;
  • Público-alvo: delimita de forma objetiva quem são os seus clientes;
  • Capacidade de investimento: qualquer ambiente precisa contar com uma reserva para reparos e manutenção;
  • Marketing: quais as principais estratégias e meios de comunicação utilizados para a divulgação;
  • Gerenciamento dos recursos humanos: boa gestão dos colaboradores e definição do padrão de atendimento;
  • Produtos: qual será o diferencial dos alimentos a serem servidos.

2. Ofereça um cardápio diferenciado

A alimentação saudável e equilibrada tem sido uma das principais tendências no ramo alimentício. Assim, cada vez mais o brasileiro tem optado por cardápios balanceados. E se esses consumidores já estão optando por comer fora de casa, significa que não querem se deparar com opções restritas e pouco diferenciadas.

Para atender esse aspecto, você pode construir cardápios específicos para cada dia da semana, considerando a sazonalidade dos alimentos e épocas do ano.

Ou seja, utilize a diversidade e pluralidade de produção de alimentos do nosso país e recorra sempre a produtos de muita qualidade, sabor e aspecto visual apetitoso e convidativo.

3. Acompanhe a satisfação do público

A satisfação do público-alvo é central para o seu buffet. Afinal, você precisa ter em mãos os dados que apontam se está de fato conseguindo atingir de forma positiva a parcela compreendida como foco do seu estabelecimento.

Uma das dicas que podem servir para tornar essa avaliação ainda mais fidedigna é a de oferecer aos clientes uma pesquisa de satisfação, com um espaço destinado às sugestões de possíveis melhorias. Isso faz com que eles se sintam ouvidos e considerados, e pode levar até sua gestão gaps de atendimento e serviço que você e sua equipe ainda não tenham percebido.

4. Aposte na divulgação certa

Você certamente já ouviu falar que a divulgação é a alma do negócio. E em um mundo cada vez mais conectado, ela deve apostar na individualidade, identidade e personalidade do restaurante self-service. Assim, o marketing digital costuma ser um excelente formato pela capacidade de alcance e praticidade das ações.

Utilize as redes sociais a seu favor, aplique promoções, ofereça brindes, aposte no marketing de relacionamento e capriche nas imagens, criando gatilhos mentais poderosos e altamente convidativos para essa atração.

Leia também: Marketing de massa: como usar a estratégia no food service?

5. Garanta a adoção de diversas formas de pagamento

O seu restaurante self-service precisa acompanhar as mudanças e inovações, e isso passa pelo reconhecimento de diferentes modalidades de pagamento.

O Pix, por exemplo, tem rapidamente se transformado em uma das formas preferidas dos consumidores e, com ele, você pode disponibilizar QR Codes visualmente acessíveis — poupando tempo no momento de fechamento e pagamento de contas.

Além disso, muitos profissionais recebem vale-refeição e dão preferência a locais que autorizem a transação com esse tipo de cartão. Logo, uma ótima saída para atração e fidelização de clientes é registrar o negócio com cartões de benefícios empresariais.

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Por fim, outro diferencial é o de apresentar opções na maneira de contabilização da refeição, que pode se dar por via de uma taxa fixa ou de pesagem variável.

6. Crie programas de fidelidade

A manutenção dos clientes é uma tática econômica e fácil de ser colocada em prática. E uma das formas de conseguir atingir esse objetivo é por meio da disponibilização de sistemas que fazem com o que o consumidor se sinta valorizado, recompensado e compelido a se manter no seu restaurante.

Dentre algumas das ideias mais adotadas e bem sucedidas desse mercado, estão:

  • Disponibilização de cartões, que podem funcionar com base na frequência e oferecer brindes como sucos, sobremesas ou até mesmo a aquisição de uma refeição gratuita;
  • Cashback, onde pode ser repassado um determinado valor a partir do consumo atingido.

Não deixe de conferir: Como criar um clube de vantagens completo para a sua empresa!

7. Mantenha um alto padrão de higiene

Sim, sabemos que esse é um ponto básico e obrigatório para qualquer tipo de serviço. Mas, quando estamos falando em manipulação e exposição de alimentos, o cuidado deve ser redobrado.

Ofertar um padrão de higiene acima da média é uma ação claramente sentida e também cobrada pelos clientes. Então, não interessa se em todos os outros requisitos o seu restaurante tem se saído bem e se a comida está acima da média: caso a limpeza não esteja no ponto, seus clientes não irão retornar.

Adote todos os protocolos indicados, mantenha a equipe de colaboradores a par das normas e disponibilize luvas, álcool e demais acessórios específicos para os clientes.

8. Tenha um diferencial definido para o espaço

Não seja apenas mais um em um milhão. Para isso, tenha em mente que ter um diferencial é o que vai tornar o negócio distinto perante os clientes.

Essa possibilidade pode ser colocada em prática de diversas maneiras, seja por meio de um atendimento excepcional, na aposta de mesas e cadeiras ainda mais confortáveis, na disponibilização de música ambiente ou na confecção de uma arte que atraia o desejo desse público em fotografar o local.

Outra ideia interessante, por exemplo, é do fornecimento de descrição completa e detalhada dos ingredientes presentes no buffet ou até na sugestão de montagem de pratos que se complementam em termos de quantidade indicada de uma dieta alimentar balanceada.

Para ler depois: Aprenda como decorar seu restaurante e impactar clientes!

9. Recorra à tecnologia para tornar a experiência mais ágil

Os consumidores costumam ter uma janela curta de tempo para dedicar a esse momento, e isso faz com que a comida não seja o único diferencial na hora de optarem por um estabelecimento.

Portanto, locais que oferecem um serviço rápido e prático e que retirem a necessidade de longos minutos de espera e pagamento saem na frente na corrida pelo destaque. Para isso, nada melhor do que utilizar a tecnologia a seu favor:

  • É possível, por exemplo, disponibilizar um cardápio digital. Assim, os clientes visualizam desde antes as ofertas de opções, resultando em um momento de escolha mais ágil;
  • Invista também em um sistema de gestão personalizado para restaurantes: um software pensado para essa demanda em específico confere uma agilidade única para seu restaurante self-service.Com opções como um sistema de pedido diferenciado, comanda digital e administração das mesas, você passa a controlar em apenas um clique todo o gerenciamento de pedidos e serviços, deixando o estabelecimento moderno e altamente funcional.

Esses resultados fazem com que os clientes percebam uma qualidade única de atendimento no restaurante self-service, satisfazendo as principais necessidades e ampliando as chances de retorno ao negócio.

Imagem com fundo azul com dicas de como atrair clientes para restaurante self-service

Então, gostou de conhecer mais sobre essas possibilidades de insights que buscam a atração e manutenção dos clientes? E para mais dicas de aprimoramento do seu negócio, acompanhe o blog da SG Sistemas. Aproveite e confira já nosso post sobre como fazer um layout para seu restaurante.

Nos vemos na próxima!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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