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jul
2019
Restaurante self service: como atrair e fidelizar clientes?

Se você tem ou está pensando em abrir um restaurante do segmento self service, deve estar ciente de que é importante saber administrar muito bem o estabelecimento, traçando estratégias para fazê-lo ser um negócio de sucesso.

Com a correria do dia-a-dia, as pessoas buscam sempre praticidade e custo-benefício para atender às necessidades rotineiras, seja no transporte ou na alimentação, e isso significa que elas almejam por algo que seja de fácil acesso, barato, mas que tenha qualidade. E é basicamente isso que você deve levar em consideração na hora de gerenciar seu estabelecimento.

Essa grande busca faz com que os restaurantes self service sejam bem frequentados, uma vez que são opções relativamente baratas e nutritivas, além do mais, o cliente não precisa esperar para o prato ficar pronto: é só chegar, servir-se à vontade de acordo com a preferência e comer. Ou seja, é econômico, rápido e de qualidade nutritiva.

Mas por conta da grande procura por restaurantes de auto-serviço, vários empresários visam abrir um negócio nesse modelo, e a concorrência, consequentemente, aumenta. Assim, fica difícil atrair e fidelizar os clientes.

Como se destacar dentre os outros restaurantes do segmento? Como administrar corretamente e quais as estratégias devem ser tomadas? Acompanhe a leitura e descubra como tornar seu negócio promissor e relevante perante a concorrência!

Saiba como administrar um restaurante self service!

 “Self service”, traduzido literalmente do inglês, significa “auto-serviço”, e os restaurantes do nicho têm essa categorização justamente porque o cliente serve sua própria comida, fazendo um auto-serviço.

Esse tipo de restaurante é ideal para quem gosta de se sentir em casa, pois, além da comida ser geralmente caseira, o auto-serviço deixa o cliente à vontade para escolher o que quer ou não, e a quantidade correta, sendo um diferencial perante os famosos pratos feitos.

Como ser um diferencial perante os restaurantes do mesmo tipo? Veja algumas dicas para fazer seu negócio ter sucesso!

Dicas para quem deseja ter um restaurante de auto-serviço!

1) Localização

Como vimos anteriormente, um dos motivos pelo qual o self-service é bem procurado é a praticidade. O maior público desses estabelecimentos são, normalmente, pessoas que trabalham em empresas, escritórios e agências, que não possuem tanto tempo de almoço e comem em algum lugar perto do trabalho para poupar tempo.

Pensando nisso, uma ótima estratégia para ter uma clientela fixa é se atentando à localização do restaurante. Procure alocar o self-service em uma área próxima a grandes centros e escritórios, pois, assim, os trabalhadores que possuem tempo e trajeto limitado para almoçar vão acabar indo ao seu restaurante.

Assim, é interessante apresentar diferenciais para que eles se tornem clientes fiéis.

2) Opção

Um grande diferencial é apresentar opções para o cliente. Como cada pessoa come uma quantidade diferente, não é conveniente para uma mulher de dieta, por exemplo, pagar o mesmo que um homem com muita fome. Assim, disponibilize duas opções aos consumidores: a pesagem ou o buffet livre com valor fixo.

Assim, o cliente vai sentir que está pagando por um valor justo e vai evitar desperdícios.

3) Cardápio diferenciado

Um requisito básico para montar qualquer tipo de restaurante é proporcionar um cardápio diferenciado, afinal, ninguém gosta de comer a mesma coisa todo dia, não é mesmo? Para agradar quem vai todo dia no seu restaurante e fidelizá-lo, é importantíssimo criar opções variadas.

Você pode criar um cardápio específico para cada dia da semana, fugindo da mesmice, mas mantendo sempre o clássico arroz e feijão que todo brasileiro ama. Acrescente massas, carnes e legumes de acordo com o menu do dia e agrade seus fregueses.

Ah, e não se esqueça de utilizar sempre matéria-prima de qualidade, pois os produtos fresquinhos fazem toda a diferença no sabor da comida!

4) Formas de pagamento

Além do dinheiro, é essencial aceitar outras formas de pagamento, como crédito e débito, de diversas bandeiras - aliás, cada vez mais as pessoas estão utilizando cartão de crédito, tanto por segurança como por conveniência.

Além do mais, os colaboradores de grandes e médias empresas recebem vale-refeição e dão preferência a restaurantes que aceitam o pagamento com esse tipo de cartão. Sendo assim, uma ótima forma de atrair novos clientes é credenciar seu estabelecimento acartões de benefícios empresariais.

5) Divulgação

Se seu restaurante tem tudo para dar certo mas ainda não tem a quantidade de clientes que deseja, talvez esteja pecando na divulgação. A propaganda sempre foi considerada “a alma do negócio”, mas não é muito pertinente investir apenas no marketing tradicional.

Além das estratégias clássicas, como panfletos e banners, é essencial apostar no marketing digital, utilizando as mídias sociais como ferramentas de divulgação do negócio - até porque as pessoas vivem de olho no celular.

Faça promoções, decore o ambiente, tire fotos do lugar, das comidas, para que um novo público queira conhecer seu cantinho.

Então aposte em uma boa divulgação e você vai ver que vai melhorar muito seu comércio!

6) Gerenciamento

Por último e não menos importante, é indispensável para qualquer tipo de empresa um software que opere em todo o sistema para facilitar no gerenciamento do negócio. Para um restaurante self-service, é necessário que haja um controle desde a produção na cozinha até do cálculo da receita de produto.

Portanto, é essencial adotar uma solução que facilite o controle de gerenciamento e aumente os lucros da empresa. A SG Sistemas oferece essa solução! Com um pacote direcionado à gestão de food service, você consegue administrar seu self-service e controla todo o processo, resultando em mais eficiência no pedido, fechamento, entrega e monitoramento.

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