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ago
2019
Operadores de caixa: dicas para melhorar seus atendimentos

Quando você vai ao supermercado fazer compras, o que você considera? Preço, qualidade, atendimento? Para muitos, um atendimento diferenciado faz a diferença e isso envolve toda a equipe, desde os atendentes até os operadores de caixa. Mas como deve ser o atendimento desses profissionais? Como prepará-los para melhor atender os clientes?

No post de hoje, mostraremos dicas para capacitar os operadores de caixa, para garantir a satisfação dos consumidores. Então se você possui um supermercado, loja ou qualquer outro tipo de comércio e deseja saber como melhorar o atendimento de seus funcionários, acompanhe a leitura e aprenda!

Dicas de como melhorar o atendimento dos operadores de caixa

Ser um operador de caixa é uma profissão que exige responsabilidades, pois lida diretamente com o cliente e é um mediador entre o consumidor e o mercado, responsável por receber o pagamento dos produtos.

Dessa forma, ele precisa ser valorizado e estar bem preparado para receber as pessoas da melhor maneira. Veja a seguir algumas dicas para aprimorar o serviço!

Faça um treinamento para capacitar a equipe de atendimento ao cliente

Por serem os colaboradores que ficam localizados bem em frente à entrada e saída da loja, os operadores de caixa desempenham papel fundamental no processo de fidelização de clientes. Isso porque eles são os que mais interagem com os consumidores.

Por isso, dê destaque à interação com os clientes e planeje um treinamento com base nessa função. É indispensável instruir os funcionários quanto as informações importantes sobre a empresa: principais ofertas do dia, produtos oferecidos e história da loja fazem parte do que um operador precisa saber.

Ressalte aos profissionais o quanto é importante agir cordialmente com os clientes, cumprimentando-os, sendo simpáticos e tratando-os bem para que eles tenham uma experiência de compra melhor.

No entanto, devemos considerar o aspecto humano. Afinal, os trabalhadores também podem ter dias ruins e se sentirem desmotivados. Por conta disso, oferecer um ambiente agradável e motivador é essencial (e isso entra em nossa segunda dica).

Ofereça um ambiente agradável e funcional aos colaboradores 

Passar oito horas por dia no ambiente de trabalho não é uma situação agradável para os funcionários - e isso acaba interferindo no desempenho de cada um. É difícil ser simpático ou dar o máximo de si na função quando está cansado mental e fisicamente.
É papel do chefe criar um ambiente agradável, adequado e com boas condições para os colaboradores, para que eles possam ter uma qualidade de tempo e se sintam confortáveis durante o expediente.
Boas condições de trabalho consiste em proporcionar um espaço limpo e climatizado, banheiros bem localizados, locais específicos para lazer e descanso e refeitórios adequados.

Motive seus colaboradores

A eficiência dos seus funcionários, como dissemos, depende de vários fatores. Um deles é a motivação. Assim, é fundamental estabelecer estratégias para que as equipes interajam e trabalhem com mais empenho.
Mas quais seriam essas estratégias?
Estabelecer objetivos individuais e de equipe é uma das melhores formas de motivar o funcionário a melhorar sua performance. Mas, antes de elaborar metas inalcançáveis, achando que vai fazê-lo feliz, é importante entender que elas precisam ser pensadas de acordo com o limite pessoal, de modo que possam ser alcançadas no final do dia. Afinal, não tem nada mais desanimador do que se sentir incapaz de cumprir uma meta.
Mostre como o profissional é capaz e procure criar essa conexão entre ele e seu trabalho.
Outra estratégia muito eficaz para motivar, é elencar os funcionários destaque do mês. Ao traçar objetivos e metas - alcançáveis, vale ressaltar - torna-se essencial ressaltar aqueles que conseguem alcança-los. Porém, não minimize os que não conseguiram, lembre-se de parabenizá-los mesmo assim e de enfatizar os pontos positivos que tiveram.
O que eles não devem fazer 
Além de tudo o que foi mencionado, é importante instruir os operadores sobre o que eles nunca devem fazer. Veja:
  • Troco errado: dar o troco errado por engano é uma ação que todos estamos sujeitos. Aliás, todo mundo erra, não é mesmo? Entretanto, um profissional de caixa com experiência desenvolve uma habilidade de percepção e dificilmente erra se tiver atenção. Caso aconteça, instrua-o a pedir desculpas imediatamente para que o cliente não sinta desconfiança por parte do estabelecimento e construa uma imagem negativa.
  • Discutir com cliente: outra ação extremamente importante para um bom operador é jamais destratar um cliente, por mais que ele esteja errado. O atendente deve manter a cordialidade e a tranquilidade sempre. Por mais revoltante que algumas atitudes sejam, o colaborar precisa tratar o consumidor com cautela e educação e deixar que o problema seja resolvido pelos superiores.
Essas são apenas algumas dicas para melhorar o atendimento dos operadores da sua empresa. Se esse post foi relevante para você, confira outros conteúdos de nosso blog . Você vai encontrar diversas postagens contendo dicas e informações que podem melhorar seu negócio.
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