05

mai
2020
Como ter um controle de estoque eficiente ?

Diferente do que muitos pensam, o controle de estoque em um comércio não é somente uma atividade da equipe de logística. Saber a quantidade de mercadorias que há estocada e o que está em falta, é essencial para que o negócio consiga caminhar.

A ausência de uma boa gestão impacta diretamente na margem de lucros do estabelecimento e pode acarretar prejuízos se não houver correção. Se você é um empreendedor ou trabalha nesse setor, sugerimos dar continuidade à leitura.

Neste post, vamos tratar exatamente sobre gestão e controle de estoque. Quer aprender como fazer um gerenciamento adequado do seu ambiente comercial? Nós te ajudamos com as dicas certas!

Por que o controle de estoque é importante em uma empresa?

Em primeiro lugar, precisamos deixar bem clara a importância do controle de estoque em qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Se você não entender que esse processo é realmente essencial para o seu negócio, nenhum esforço será válido. Vamos lá…

O controle nada mais é do que uma forma de medir a quantidade de produtos disponível em uma loja, bem como mensurar quanto vale cada um deles. É uma atividade simples, porém, se não for dada devida atenção, o trabalho tende a dobrar e se tornar cansativo. E é aí que os representantes pecam e os chamados “furos de estoque” começam a dar as caras.

O principal objetivo desse gerenciamento é avaliar se o consumo dos produtos está em conformidade com a necessidade, se existe qualquer tipo de desvio e, ainda, as estimativas de vendas.

Chegou o momento de você se perguntar: será que tudo o que você tem estocado em seu estabelecimento é de grande procura? tem alguma mercadoria de baixa demanda? seus clientes estão encontrando os itens que procuram?

São muitos questionamentos, nós sabemos. Mas é fundamental pensar com cautela sobre todos eles. Só assim é possível evitar falhas e melhorar a gestão do seu negócio.

Conheça as vantagens de ter um sistema de controle de estoque

Agora que você já tem esclarecido em mente a essencialidade desse procedimento para a sua empresa, é hora de conhecer os reais benefícios de um sistema de controle de estoque:

  • Melhora o processo de compras

Implementar um sistema pode ser a solução ideal para lidar com essa situação. Ele ficará responsável por organizar a compra das mercadorias. Assim, é possível ter uma visualização mais ampla e assertiva de quantidade, de atrasos e excessos;

Leia mais: Gestão de compras para super mercados!

  • Contribui com o planejamento financeiro

Como falamos, a compra de produtos em quantidades exacerbadas é capaz de comprometer o caixa do estabelecimento e provocar custos bastante altos.

Leia mais: Check list: fechamento de caixa eficiente para restaurante! 

Com o apoio de um sistema eficiente, você consegue ter uma visão panorâmica do setor e avaliar o que foi gasto anteriormente para, assim, se prevenir para os próximos meses;

  • Ajuda a controlar o inventário

Essa tarefa de produtividade não diz respeito somente à gestão de produtos da empresas. Ter um controle do inventário, com o auxílio do sistema, faz com que possamos registrar os ativos, especificações das mercadorias, bem como sua vida útil, tempo em que deve ser substituído e afins.

Leia mais: Inventário rotativo: como realizar de forma eficiente!

  • Oferece relatórios de gestão

Relatórios precisos e completos são fundamentais para a saúde de qualquer empresa. Por meio deles, podemos verificar como vai o desempenho do setor.

Esses documentos, normalmente, revelam: os custos dos itens, os valores gastos com manutenção, gráficos comparativos de períodos, acompanhamento dos colaboradores, serviços abertos, fechados e em atraso, entre outros fatores imprescindíveis.

  • É capaz de integrar os setores do estabelecimento

Como as informações ficam disponíveis e visíveis para quem precisar, cria-se uma integração entre os setores da empresa. Dessa forma, todos trabalham com foco nos mesmos dados, impedindo que ocorra falha de comunicação.

SG ERP: a solução ideal para o seu negócio!

Quer um sistema eficiente, apto para atender empresas de todos os portes? O SG ERP é a melhor opção!

O software da SG Sistemas apresenta controles completos de gestão administrativa e operacional. Com ele, é possível planejar, ter um gerenciamento fiscal e de preços, além de controlar o estoque, FLV, açougue, padaria e realizar pesquisas de preços. Está esperando o que para implementá-lo em seu comércio?

E aí, o que achou desse post? Para continuar acompanhando artigos com conteúdos relacionados, é só ficar ligado em nosso blog. Toda semana publicamos uma nova postagem repleta de dicas e informações sobre esse universo.

Até a próxima!

  • Tags: