Como montar uma frutaria? Entenda como e por onde começar

Como montar uma frutaria? Entenda como e por onde começar

O Brasil é um dos países que desponta enquanto um dos maiores produtores de frutas e hortaliças em todo o mundo, sendo também um dos locais com níveis bastante expressivos de consumo e números de frutarias, também conhecidas como hortifrúti ou sacolão.

Isso porque todos os anos são produzidas milhares de toneladas de legumes, frutas e verduras, que contam com uma variedade e sabores responsáveis por tornar esses alimentos obrigatórios na mesa e no dia a dia do brasileiro.

E com uma tendência de mudança para hábitos ainda mais saudáveis e um mercado aquecido, montar uma frutaria desponta enquanto uma excelente perspectiva de negócio. Ficou interessado para entender e saber como e por onde começar? Continue a leitura e confira o passo a passo completo de como montar uma frutaria!

como montar uma frutaria

1. Construa um bom planejamento

Ao decidir abrir o seu próprio negócio, é preciso contar com uma estrutura de logística e gestão bem planejadas, já que são responsáveis por fortalecer a estrutura da sua frutaria e assegurar o sucesso dessa empreitada. Para isso, faça um plano estratégico e considere todos os detalhes envolvidos no dia a dia do seu sacolão.

Esse documento deve registrar os seguintes pontos:

  • Modelo institucional: qual o objetivo, valores, propósitos e identidade da sua frutaria;
  • Investimento: quanto será disponibilizado para o investimento, qual o capital de giro mínimo para o período inicial de lançamento do seu projeto e em quanto tempo espera conseguir colher um retorno;
  • Equipamentos: pense em quais são as estruturas essenciais para o dia a dia e faça uma cotação dos valores de itens como balanças, gôndolas, balcão refrigerado, prateleiras, caixas, geladeiras e mais;
  • Capital humano: quantos colaboradores serão necessários para o porte e demanda de logística? Quem serão eles e como será feita essa contratação?;
  • Trabalhista: como será o modelo de registro de trabalho, quantas horas serão desempenhadas diariamente;
  • Serviço: é preciso entender qual vai ser o diferencial do seu negócio, ou seja, o que vai destacá-lo da concorrência;
  • Produtos: se você vai trabalhar apenas com frutas, verduras e legumes locais ou se trará como diferencial os produtos de outras regiões, considerados mais exóticos e difíceis de serem encontrados;
  • Consumidores: quem é o seu público-alvo e quem é o perfil de consumidor que deseja impactar;
  • Marketing: qual será a estratégia de marketing para o lançamento e como ela será aplicada?;
  • Mercado: é necessário entender quem são os seus concorrentes diretos e como anda o desempenho do mercado.

É claro que, a depender das particularidades e especificidades da sua região ou intenção, é possível ajustar e acrescentar dados e pontos que precisam ser abordados. Aqui, a principal orientação é de que você especifique ao máximo cada um desses pontos.

Para ler depois: Rotinas administrativas – conheça as mais importantes!

2. Invista no conhecimento sobre o nicho

Podem existir limitações e entraves que só sejam percebidos para aqueles com um olhar afiado para esse negócio e para empreendedores que buscam o conhecimento e atualização diária sobre o desenvolvimento e tendências para esse perfil e nicho.

Pesquise sobre sazonalidades, entenda quais são os itens em maior abundância na sua cidade e compreenda sobre alimentos orgânicos e defensivos agrícolas, por exemplo. Ou seja, invista nesse aprendizado constante e esteja sempre aberto a trazer e implementar melhorias.

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3. Faça a escolha do local

A localização da sua frutaria precisa ser estratégica, já que trará visibilidade ao negócio. Por isso, antes de escolher, é preciso que você tenha em mente qual o valor reservado para essa estrutura. Opte ainda por uma região que considere:

  • A quantidade de pessoas que transitam;
  • A segurança;
  • Se há outros hortifrútis presentes;
  • A disponibilidade de estacionamento;
  • Qual o tipo de comércio local;
  • Se há facilidade de transporte e recebimento das suas frutas e verduras;
  • O perfil dos moradores daquela área;
  • As condições legais para aberturas e manutenções de negócios naquele espaço.

Lembre-se também da disposição dos equipamentos internos e pense no conforto e comodidade dos seus consumidores ao transitarem no espaço.

4. Entre em contato com bons fornecedores

Quer garantir frutas e legumes frescos, variados e de qualidade? Então tenha atenção à gestão dos seus fornecedores. Aqui, a dica fica também para que você desenvolva uma lista completa, com opções de reservas que te tragam a garantia diária de que não haverá escassez de produtos em sua prateleira.

Caso você note que um fornecedor tem disponibilizados produtos que estragam facilmente ou que não estejam esteticamente chamativos, faça a troca e mantenha apenas as melhores opções para seus consumidores.

E se optar por dispor de frutas e legumes mais exóticos e de difícil acesso, por exemplo, tenha um abastecimento de confiança.

5. Recolha a documentação necessária

Existe uma série de questões legais que também precisam ser resolvidas. Frutarias e hortifrútis são considerados do ramo FLV, que denomina a comercialização de frutas, legumes e vegetais.

Enquanto tipo de atividade, você se encaixará no departamento de comércio, por realizar a venda de itens. Já com relação à natureza jurídica, é preciso considerar se entrará como único dono e responsável ou se abrirá em sociedade. O porte também tem que ser determinado, e, para isso, é preciso apontar o nível de faturamento anual estimado.

Por fim, conte com a ajuda de um especialista em contabilidade e faça o levantamento de todos os documentos obrigatórios para a legalização, tendo, como último passo, a abertura oficial do CNPJ do seu negócio.

Não deixe de conferir: Aprenda como calcular margem de lucro em hortifruti.

6. Invista em um sistema de gestão

Fazer o gerenciamento e controle de todas as responsabilidades do seu negócio não é uma tarefa fácil. Mas é possível contar com soluções que buscam otimizar e tornar essa administração mais assertiva.

Um software de gestão, por exemplo, é uma possibilidade que apresenta a automatização e centralização das informações e pode ser implementado em empresas de diferentes portes e nichos, inclusive na sua frutaria. Ele permite ainda um controle preciso da entrada e saída de produtos, evitando dores de cabeça.

Imagine que, com o tempo, você pode até mesmo disponibilizar itens não perecíveis no seu negócio, expandindo e ampliando as oportunidades de lucros.

invista em um sistema de gestão

7. Disponha os produtos de forma chamativa

Você sabe qual é um dos fatores mais considerados por consumidores e que muitas vezes é ignorado por empreendedores? A organização do local.

É preciso atrair e conquistar seus clientes à primeira vista. Ou seja, eles precisam sentir desejo pelos alimentos e, para isso, é necessário que as frutas, verduras e legumes estejam sempre frescas e com boa aparência nas gôndolas.

Aposte em uma apresentação com contraste de tons, aplique sinalizações chamativas e inteligentes e use os produtos a seu favor na hora de apresentar. Abuse da criatividade!

E então, o que achou de conhecer mais sobre o tema? Agora que você já sabe como montar o seu sacolão ou frutaria, confira como aumentar o valor percebido pelo seu cliente.

Acompanhe o blog da SG Sistemas e até a próxima!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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