10

jul
2019
Como montar uma frutaria? 5 dicas imperdíveis para começar agora

O Brasil é um dos maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo e um dos maiores consumidores também.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), juntamente com o programa Hortifrúti Saber & Saúde (CNA), em 2018, revelou que foram produzidos 37 milhões de toneladas de frutas, legumes e verduras no ano.

Uma curiosidade é que apenas cerca de 5% foram exportados, isso mostra que os brasileiros estão mudando seus hábitos alimentares, querendo ter mais saúde e consumindo alimentos vindos da terra.  Essa é a prova de que montar uma frutaria pode ser um excelente negócio!

Anote 5 dicas imperdíveis para montar a sua frutaria!

Com cerca de 13 milhões de empregos diretos e indiretos gerados no segmento de produção, logística e venda de frutas e hortaliças no país, percebe-se que há muitas pessoas ganhando dinheiro com a comercialização desses alimentos.

Então, se você tem interesse no negócio, não perca nossas dicas!

Dica 1: Tenha um planejamento muito bem definido

Para qualquer estabelecimento que se deseja abrir, é necessário ter tudo planejado para não dar uma passo maior do que pode. Portanto, planeje-se financeiramente e saiba exatamente o quanto consegue investir, até mesmo para ter noção do tamanho da frutaria que irá montar.

Pense também no local, pois a localização influenciará no faturamento do seu comércio. Afinal, quanto mais pessoas circularem próximo a ele, mais chances dele se tornar conhecido.

Dica 2: Pense nos equipamentos que você irá precisar

Considerar os equipamentos é um dos primeiros passos – e está ligado com a parte do planejamento. Avalie os custos e delimite o valor que você pode pagar por eles.

Para uma frutaria você irá precisa dos seguintes itens:

  • Gôndolas;
  • Prateleiras;
  • Vascas;
  • Balanças;
  • Balcão refrigerado;
  • Caixa registradora;

Além disso, é necessário um ponto comercial para organizar todo o layout do estabelecimento.

Dica 3: Organize os produtos de forma chamativa

Outro fator para atrair e fidelizar clientela é cuidar da organização, já que, quando se trata de produtos alimentícios, é essencial agradar os consumidores à primeira vista.

Para que o cliente sinta vontade de comprar seus produtos, é fundamental que as suas frutas, verduras e legumes estejam sempre frescas e com boa aparência nas vascas e gôndolas.

Mas não é só isso, você também deverá arrumá-los. Não basta jogá-los de qualquer forma. A apresentação conta muito!

Fazer um contraste de cores, usando as leguminosas e os frutos é uma estratégia interessante. Use a sua criatividade!

Dica 4: Tenha contato com bons fornecedores!

Essa é uma dica importante! Para manter uma frutaria é imprescindível ter bons fornecedores. E falamos no plural, pois dificilmente, ao abrir uma frutaria, você terá contato com apenas um fornecedor.

Normalmente, eles são os próprios produtores, e cada um trabalha com determinados tipos de frutas e legumes.

Além disso, é legal que você tenha contato com mais de um produtor de um mesmo item, para que, caso falte um alimento específico, você não o deixe ausente em suas gôndolas.

Pode acontecer também de um fornecedor começar a trazer muitos produtos passados ou feios. Se isso ocorrer, faça a troca. Tente sempre entregar o melhor para o seu cliente!

Tudo isso fará com que o seu negócio ganhe boa fama na região e que você se consolide no mercado e cresça.

Dica 5: Quando o negócio estiver crescendo, invista em software de gestão!

É empolgante ver o negócio crescendo, não? Contudo, esse aumento significa mais trabalho e responsabilidades para efetuar um bom controle do seu empreendimento.

E para isso, nada melhor que um software de gestão com todas as funcionalidades necessárias. Com o tempo, você poderá começar a vender mercadorias não perecíveis na sua frutaria, expandindo o comércio em direção de um minimercado e trazendo mais oportunidades de ganhos.

Um sistema de gestão é essencial para ter o controle de entrada e saída dos produtos de maneira assertiva e, consequentemente, uma margem de lucro mais real.

E aí, gostou das nossas orientações para abrir a sua frutaria? Confira mais dicas para abertura e gerenciamento de negócios aqui no blog da SG Sistemas e fique por dentro do assunto!

  • Tags: