Parceria de sucesso: como escolher aliados para seu negócio

Parceria de sucesso: como escolher aliados para seu negócio

Uma parceria de sucesso no ramo empresarial é como um casamento: ambas as partes precisam estar felizes, ter comprometimento, objetivos em comum e expectativas de melhoria. Caso contrário, o futuro é o divórcio.

Por isso, os empreendedores precisam de um guia prático e de conhecimento da sua própria empresa para unir forças e levar sua mensagem, vender seus produtos e conquistar novos clientes de forma assertiva. 

Nós da SG Sistemas preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar nessa missão, conhecer os desafios e, é claro, as vantagens de firmar parcerias com empresas. Adiantamos que uma delas é ter a chance de oferecer, aos consumidores, novos produtos e serviços.

Como ter vantagens na parceria: comece pelo estudo

Ao buscar parceiros para complementar seu ramo de negócios, é preciso realizar uma análise interna sobre o que seu negócio tem a oferecer e quais são suas necessidades. Se a sua empresa é grande, vale a pena selecionar uma equipe inteiramente para isso.

Ao identificar suas qualidades e defeitos, realize uma pesquisa de mercado com as empresas que complementam o seu negócio para que juntos possam oferecer serviços/produtos que fazem sentido para o cliente e que tenham qualidade. Mas, antes de seguir a leitura, o que é uma parceria? 

Um exemplo de parceria: uma rede de supermercados oferece uma variedade de produtos e serviços, certo? No entanto, não tem sua própria produção, assim, pode buscar parcerias com distribuidoras e até mesmo veículos de imprensa para unir forças e oferecer serviços de qualidade de forma assertiva aos seus clientes. 

As vantagens da união entre empresas são oferecer algo a mais à clientela, conquistar novos consumidores, educar o mercado com suas missões e valores e, é claro, ter mais lucro.

Convidar parceiros e assinar um contrato: saiba como agir

Depois de analisar o seu negócio e buscar possíveis parceiros, é preciso fazer a proposta de parceria. Você pode realizar o primeiro contato por e-mail ou até mesmo pelo telefone. É importante apresentar a missão e valores da sua empresa, o que você oferece e o que a parceria pode render para ambos.

Ao conquistar a união, faça um acordo com os termos legais para ter a certificação de que todas as ações e projetos serão desenvolvidas. Além disso, no contrato, deve conter o que pode acarretar caso um dos parceiros saia do projeto e o que o descumprimento das tarefas pode ter como consequência.

Outro ponto importante é citar a data de início e fim da parceria e os envolvidos oferecerão ao negócio. Resumindo, antes de criarem asas para voar, é necessário ter uma estrutura sólida e com certificação documentada para que nenhuma das partes se prejudique, mesmo se o seu negócio for de pequeno porte. 

Crie uma agenda de comunicação: contato constante

Depois de fechar o contrato, marque uma reunião com a equipe do seu parceiro, envolvendo os principais profissionais que estão envolvidos no projeto. Nesse momento, é importante elaborar uma agenda de comunicação.

Ou seja, conversem sobre os planos e projetos que pretendem implantar durante o período da parceria e crie uma agenda com reuniões, check-ins das tarefas e encontros para analisar os resultados.

Caso você ou seu parceiro não sejam muito comunicativos, vale a pena criar uma estrutura adaptada com suas características para apresentar os desafios, planos e resultados de forma objetiva e organizada.

Também é importante garantir uma comunicação regular, assim, vocês conseguem resolver até as mais difíceis situações, como a ruptura de estoque, que é muito comum entre as grandes empresas. Aproveite para saber mais sobre ruptura de estoque no nosso post e veja a maneira mais efetiva de evitar esse problema. 

Ação: é hora de executar a parceria

Agora é hora da ação! A parte mais ativa de uma parceria empresarial é iniciar os projetos e trabalhar em prol dos seus objetivos. Nesse momento, vocês precisam usar a imaginação para desenvolver ações únicas que beneficiem ambas partes.

Assim como no casamento, acontecerão algumas crises e toda a estrutura pode ser balançada. No entanto, aproveite a agenda de comunicação ao seu favor e busque soluções assertivas para ter um relacionamento duradouro e saudável.

Ambos parceiros querem render frutos e expandir seus negócios, não é mesmo? Então, sempre tenha em mente que as ações devem ser pensadas em conjunto e de uma forma que traga vantagens para todos os envolvidos. 

Recebendo os frutos e analisando os resultados 

um pôster com a imagem de um círculo e um sinal de porcentagem

Finalmente chegou a hora de ver os frutos da parceria! Com suas ações sendo executadas, agora é o momento de receber em troca todo o seu estudo, planejamento e ação e analisar todos os seus benefícios e as dores.

A sua parceria pode ser tranquila ou complicada, no entanto, vale a pena fazer tudo da maneira mais simples para que ambas as partes possam aproveitar o acordo da melhor forma.

Desde as parcerias de empresas menores até as maiores, esse trabalho nada mais é do que a união de pessoas com um único objetivo. Então, sempre seja sincero para identificar e explanar se a união vale a pena ou se não, caso a resposta seja negativa, pelo menos você teve mais conhecimento e experiência. 

Agora você está apto para criar parceria com outras empresas e elevar ainda mais o seu nível de eficiência no mercado? Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a analisar, planejar e principalmente agir para ter ainda mais sucesso. Por fim, se você tem alguma opinião ou pergunta, deixe aqui nos comentários para que possamos te ajudar! Até mais.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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