Como montar uma hamburgueria gourmet, vale a pena investir em uma?

Como montar uma hamburgueria gourmet, vale a pena investir em uma?

Com a febre que tem se tornado, cada dia mais novos investidores buscam se informar sobre como montar uma hamburgueria gourmet como um modelo viável para realizar seu sonho de abrir o próprio negócio!

E não é para menos, a explosão desse mercado demonstra uma nova tendência que nasce entre dois nichos quase paralelos: o dos fast-foods e das comidas gourmet. O símbolo maior das comidas rápidas e de pouca complexidade se encontra diretamente com o conceito de preparação, condimentação e procedências sofisticadas, e o público simplesmente amou a ideia!

Além dos sabores de primeira, o conceito das hamburguerias gourmet cria um novo ambiente, descolado e informal sem perder seu charme e a receptividade para todas as pessoas. Um espaço onde festas e happy hours fazem sentido, e que podem agregar mais uma grande variedade de produtos e atividades além dos artigos comestíveis. Dependendo do estilo do empreendimento.

O que preciso saber para montar uma hamburgueria gourmet?

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Como em qualquer empreendimento, você precisa de uma pesquisa extensiva de mercado, entender quais são as demandas do público, seus hábitos de consumo e o que seria diferenciado naquele contexto. Além disso, outros aspectos devem guiar sua preparação sobre como estruturar seu negócio:

  • O Lugar: Se você analisou o ambiente em que deseja empreender, deve ter considerado, além do local onde a potencial concorrência está instalada, as regiões de maior fluxo. Muitas vezes são o centro da cidade, por motivos óbvios, mas, como cidades médias estão em constante crescimento, um diferencial pode ser optar por regiões em que o fluxo está aumentando. Há bairros com grande concentração de moradores com poucos restaurantes desse tipo.

Para todo caso, uma tendência que tem mostrado sucesso é a dos Food Trucks. São extremamente cômodos por serem móveis.  Você consegue ir até as pessoas, eventos e bairros, ao invés de ter de esperar pela clientela. São atraentes para o público, por darem esse conceito itinerante à hamburgueria. Não pagam aluguel (e isso faz bastante diferença nos gastos ao final do mês!) e ainda podem reinventar sua estrutura constantemente sem implicar em gastos e reformas enormes.

  • Procedência: A curiosidade pelo que é novidade é um fator que faz muitos dos consumidores saírem de suas zonas de conforto para experimentar algo diferente. Se você conseguir ganhá-los pela sua proposta inovadora e ainda pelo estômago, há uma grande chance de fidelizá-los. Então, busque condimentações distintas, formas diferentes de preparar seus produtos, distribuidores de qualidade e receitas intrigantes que desafiem o paladar.
  • Varie no cardápio e na oferta: Uma das formas de criar um diferencial sobre a concorrência e ter variedade. Isso não significa que você não deva ter seu carro-chefe e especialidade da casa, mas pense na diversidade de paladares que frequentarão seu negócio; você poderá encontrar consumidores que queiram cortar o glúten, vegetarianos, veganos, aqueles que prefiram receitas mais light e outros receitas mais calóricas.

Crie versões especiais. Além disso, adicione tira-gostos, acompanhamentos e molhos diferentes, pode ser que alguns estejam a fim de apenas dar uma “beliscada” ao encarar um hambúrguer. E, para aumentar a permanência e a variedade de atividades, adicionar cervejas, por exemplo, especialmente as artesanais, são a combinação perfeita. Sobremesas também são mais que bem-vindas, se puder se associar com outros cozinheiros gourmet da região, ainda melhor; docinhos, sorvetes, chocolates, brownies, tudo isso é capaz de alavancar suas vendas e ainda te arrumar bons parceiros.

  • Pense bem na imagem do empreendimento: O nome tem um peso muito grande no empreendimento. Ele evoca uma série de ideias, os princípios do negócio, o tipo de ambiente, enfim.
    Falar de imagem não é simplesmente o nome, mas todo o conceito por trás dele; é a decoração, a escolha das cores, dos formatos, a organização física. Tudo isso tem um impacto que, por mais que seja sutil, é o primeiro a atingir o cliente em potencial, afinal, antes de entrar e pedir um hambúrguer, pode ter certeza de que ele analisará todos os demais aspectos. Por isso, não poupe esforços criativos para tornar seu ambiente convidativo, para que ele dialogue com o público.

Aposte em um sistema de gestão para administrar seu negócio

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Se uma parte de como montar uma hamburgueria gourmet de sucesso envolve planejamento e estrutura, a outra parte é sobre administração. A administração é o que irá manter o saneamento econômico e estrutural de seu negócio.

Ter um sistema de pedidos digitalizado, por exemplo, além de ser um diferencial e demonstrar entendimento com as tendências do empreendimento, também diminui o downtime em ter de anotar pedidos, desonerando um funcionário e o cheff para trabalharem mais rápido. Além disso, o cliente possui mais autonomia, pois pode escolher o que quer e saber de imediato o valor, tendo mais comodidade para calcular seu pedido.

Ao final do dia, você terá mais segurança para contabilizar e analisar suas vendas e gastos. Com os dados gerados pelo programa, fica mais fácil integrá-los a outras plataformas que podem esquematizar melhor sua análise geral.

Parece algo distante toda essa comodidade, mas a SG Foods já é uma das pioneiras nesse modelo, trazendo sua plataforma de forma descomplicada para os mais variados ramos de restaurantes e bares dinamizarem seus processos e diminuírem o trabalho que pode ser automatizado. Os benefícios são muitos e a praticidade fala por si só.

Criar um novo negócio é uma jornada, mas você não está sozinho nessa. O blog da SG produz muito conteúdo especializado e dá dicas valiosas para começar com o pé direito o empreendimento dos seus sonhos. Conheça nosso blog, assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão, nos encontre nas redes sociais e tire suas dúvidas, teremos prazer em ajudá-lo e apresentar nossos serviços!

Leia também: SG Foods, um sistema de gestão ideal para seu food truck.

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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