Datas sazonais e calendário comercial – Prepare-se para vender mais!

Datas sazonais e calendário comercial –  Prepare-se para vender mais!

O calendário comercial oferece diferentes oportunidades para sua marca construir uma nova reputação com os clientes mais antigos, e ainda possibilita apresentá-la para novos consumidores.

Algumas datas sazonais envolvem comerciantes de uma forma bem ampla do mercado, como o Natal e as festas de fim de ano. Já outras, como dia das mães ou volta às aulas, exigem mais criatividade e estratégias bem elaboradas para que mesmo um estabelecimento “de nicho” possa se tornar parte daquela data.

Mas não são só de feriados e festas populares que o calendário comercial é feito, já que a mudança de estação, alguns períodos regionais específicos e até mesmo as novas tendências podem interferir na adaptação anual do seu empreendimento.

Para fortalecer a sua marca, e alcançar melhores resultados, é de extrema importância que, junto ao planejamento estratégico anual, seja elaborado um calendário comercial que integre suas demais estratégias do plano de marketing.

Mas como encontrar as melhores datas para seu negócio? Para te ajudar a acabar com essa dúvida, a SG Sistema separou 5 dicas imperdíveis!

calendário comercial

Calendário comercial: o que são datas sazonais e ciclos do varejo?

Esses dois conceitos são peças fundamentais para a construção de um bom calendário comercial e, apesar de representarem conceitos diferentes, podemos considerá-los como semelhantes para a proposta comercial.

As datas sazonais e os ciclos de varejo podem ser entendidos, basicamente, como movimentos empresárias que vislumbram a divisão anual em períodos de venda, e não com a separação comum de 12 meses.

Para exemplificar, é importante entender que, enquanto nós, como pessoas físicas, pensamos em janeiro, fevereiro, etc., o empresário que quer estabelecer sua marca de forma expressiva deve pensar em ano novo, carnaval, páscoa, etc.

O segredo para incorporar esses dois conceitos no seu planejamento anual é entender quais ocasiões estão mais alinhadas ao seu nicho de mercado. Antecipar ações que têm potencial para gerar mais oportunidade de vendas e melhorar o relacionamento com seu público-alvo são as melhores estratégias quando pensamos em calendários comerciais.

organizar e lucrar: dicas para um bom calendário comercial

Organizar e lucrar: dicas para um bom calendário comercial

Seu cronograma de ações deve ser pensado em um formato de estratégias e ações que englobam marketing e vendas. Além de buscar por vendas e maior lucratividade, esse planejamento vai trazer um maior esclarecimento sobre seus clientes e as principais oportunidades para atingi-los com ofertas inevitáveis. Vamos lá?

Organizar e lucrar: dicas para um bom calendário comercial

Organize seu estoque

Em um cenário onde sua empresa abraça as datas sazonais, o que seria pior: oferecer um produto que não existe ou tê-lo uma quantia muito limitada? Com as duas realidades, o resultado dessa campanha resultará em algo muito negativo!

Por isso é importante levantar as possibilidades de produção e adequação de um estoque que comporte suas ações e estratégias de marketing. Planeje a partir dos produtos com maior saída, as preferências do seu consumidor e até mesmo da sua capacidade de oferta de um novo produto.

Saiba diferenciar os públicos

Uma realidade que muitos empresários preferem ignorar é a de que: o público das datas sazonais é diferente daquele que busca seu estabelecimento de forma recorrente. O consumidor que chega até você nesses ciclos busca produtos com ofertas ou disponibilidade específicas.

É importante planejar seu calendário comercial pensando nas métricas e estratégias que funcionem para seu consumidor diário, mas ele não deve se restringir a esse recorte de forma exclusiva. Elaborar estratégias para seu consumidor sazonal deve fazer parte do seu planejamento.

Prepare suas ações de marketing

Agora que o estoque já está organizado, e você já entende todas as possibilidades de clientes que podem chegar até seu estabelecimento, está na hora de colocar as ações de marketing no jogo.

Com base no seu novo calendário, e no planejamento anual, separe um orçamento justo e coerente para o marketing, que possa responder a suas expectativas. Invista em geolocalização, no seu próprio ponto de venda, e-mail marketing, panfletos, degustações e tudo que soar positivo para o saldo final dessas campanhas.

Treine e garanta uma boa equipe de vendas

Alinhar todas as forças para que seu calendário comercial gere resultados é uma estratégia indispensável, mas para que elas realmente funcionem de forma positiva é essencial garantir uma equipe de vendas capacitada para executar esse planejamento por completo.

Manter a qualidade prestada em dias normais durantes as datas sazonais é fundamental, entregue essa responsabilidade para sua equipe de vendas, e se preciso, buscar alternativas, como treinamentos e metas para alcançar esse objetivo.

A experiência de compra do seu consumidor também deve se manter no mais alto padrão possível. Contratações de funcionários temporários também costumam fazer parte do calendário comercial, principalmente em datas de grande demanda, como comemorações de fim de ano e dia das mães.

Decore e prepare o ambiente para as datas sazonais

Corações no dia dos namorados, decorações divertidas para as festas populares – como carnaval e celebração junina – gorros e mensagens positivas no Natal…Tudo isso se torna essencial quando seu estabelecimento quer entrar para o mundo das datas sazonais.

A decoração dos ambientes transporta seus consumidores para aquele sentimento de festa e alegria que cada data representa, por isso ela é tão importante. Ah, e deve ser feita usando a maior criatividade possível, sem deixar a descontração de lado.

Construir um bom calendário comercial para sua empresa pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e expansão dos negócios na região onde você atua. Seu principal potencial está em fazer com que os novos clientes se lembrem da sua marca, e reforçar a parceria com clientes recorrentes.

Acompanhe as dicas da SG Sistemas e entre de vez para o mundo das datas sazonais. Não deixe também de conferir nossas outras dicas aqui do blog. Até o próximo post!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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