Como montar uma cafeteria: siga 5 passos e tenha sucesso!

Como montar uma cafeteria: siga 5 passos e tenha sucesso!

O café está presente no dia a dia dos brasileiros e de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Isso não é novidade, visto que o seu sabor é inigualável. Se você é um apreciador dessa iguaria e tem interesse em abrir um comércio desse ramo, deve saber como montar uma cafeteria.

Para que o seu estabelecimento faça sucesso, são necessárias documentações legais, equipamentos, entre outras coisas. Quer saber o passo a passo para abrir sua cafeteria? A SG Sistemas vai te explicar tudo. Vamos lá!

Abrindo uma cafeteria: o que é necessário?

o que é necessário para abrir uma cafeteria

Para abrir uma cafeteria, existem algumas normas legais a se cumprir, documentação e equipamentos e máquinas necessárias. É de extrema relevância deixar tudo dentro da legalidade exigida e montar estratégias para que seu estabelecimento forneça tudo com muita qualidade. Confira o que você precisará:

5 passos para você montar sua cafeteria

1. Planejamento administrativo

Antes de saber onde o seu estabelecimento ficará e comprar o maquinário necessário, é preciso fazer um planejamento bem estruturado para entender todos os pormenores que um empreendimento desse tipo precisa.

Você tem dinheiro para investir? O investimento é o que dita se uma empresa consegue sair do papel ou não. É preciso saber se a sua empresa tem um bom capital de giro para funcionar sem lhe causar dor de cabeça. 

Aliás, você sabe o que é o capital de giro e o quão importante ele é? Basicamente, são os recursos financeiros necessários para administrar uma empresa. Fique por dentro do assunto aqui no blog da SG Sistemas!

Você tem o investimento e o capital de giro necessários? Sim? Ok, então é hora de decidir qual sistema vai ser usado para gerir o seu estabelecimento. Procure sistemas de gestão completos com controles administrativos e operacionais, SG ERP é uma opção, por exemplo.

É importante, também, deixar definido, desde o início, para qual público o seu estabelecimento é destinado para que estratégias de captação e fidelização de clientes sejam criadas, garantindo melhor organização e satisfação desses.

Assim que concluir o planejamento administrativo, é hora de correr atrás dos documentos da sua nova empresa.

2. Documentação legal

Para lidar com um estabelecimentos do ramo alimentício, é necessário uma série de documentos para afirmar legalidade junto aos órgãos governamentais e à fiscalização, sanitária e de segurança para garantir a saúde dos consumidores e dos colaboradores da empresa.

Em linhas gerais, a documentação básica é:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do dono, no caso o seu;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Inscrição no INSS;
  • Inscrição na Caixa Econômica Federal;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Entre outros documentos pertinentes ao município onde o estabelecimento estará alocado.

Além disso, é preciso ter o alvará de funcionamento, que é aquele documento que afirma que o seu comércio está apto para exercer as funções adequadas a ele, assegurando a saúde dos clientes. Para conseguir esse alvará, são necessárias as vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária.

Quando a documentação toda estiver em ordem, é hora de, enfim, tirar as suas ideias do papel!

3. Localização da cafeteria

Para abrir qualquer comércio, é importante ter uma boa localização, principalmente do ramo alimentício. Afinal, como manter o empreendimento se ele não é acessível e, o mais importante, visível para a clientela?

Opte pelo centro da cidade, preferencialmente em avenidas movimentadas. Mas, caso não seja possível, escolha ruas de bairros onde há grande fluxo de pessoas que, geralmente, possui alguns estabelecimentos comerciais para os moradores.

E não se esqueça de ficar de olho nos concorrentes! Além do fluxo, procure locais onde não existam estabelecimentos como o seu, caso contrário, forneça mercadorias que sejam melhores do que as alheias, assim você fideliza seus clientes.

4. Estrutura do local

Para garantir a satisfação e o bem-estar dos clientes e dos funcionários, a sua cafeteria deve ter uma boa estrutura. Qualquer que seja o tamanho do seu espaço, é imprescindível fornecer conforto para todos.

Procure um arquiteto que vai projetar uma boa organização do espaço, propiciando otimização de mão de obra e de tempo para os serviços. Uma estética agradável e boa funcionalidade será mais uma ferramenta para que o seu estabelecimento esteja no caminho do sucesso!

E tenha como uma das prioridades que seu comércio deve ser acessível! A acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser uma das preocupações ao montar um negócio ou reformá-lo.

Sua cafeteria deve atender às normas e parâmetros da Lei de Acessibilidade para que as pessoas portadoras de deficiência possam realizar suas atividades de maneira autônoma, assim você garante os direitos delas!

5. Mobiliário, maquinário e outros processos para sua cafeteria

Agora chegou o momento de equipar o seu estabelecimento! Procure sempre as melhores máquinas e mobiliário, na hora de consumir um alimento, além de sua qualidade, os assentos e mesas são móveis que devem ser confortáveis. 

Balcões de atendimento, balcões para exposição dos alimentos, geladeiras e freezers são o básico de qualquer ramo alimentício, entretanto, para uma cafeteria é necessário pensar no design da decoração e na cara do negócio, tornando-o exclusivo e atraindo mais clientes.

Além disso, você precisará de todos os eletrodomésticos, como cafeteiras multifunções, moedor de grãos, liquidificador, fogão, microondas, entre outras coisas necessárias para criar todos os tipos de drinks cafeinados e descafeinados em seu cardápio, aliás, você sabe como montar um bom cardápio para sua cafeteria?

Experimente fazer uma pesquisa nos concorrentes, como um cliente, estudando o que eles oferecem e o que você pode proporcionar em sua cafeteria que seja semelhante e novidades, como criações próprias ou que quase não têm em sua cidade, mas melhor!

E para sempre oferecer o melhor, não deixe faltar mercadorias em seu estoque, por isso mantenha um controle de reposição de mercadorias. Para isso, existem softwares para informatização de centrais de compra que viabilizam o gerenciamento de seus produtos de forma correta.

Se você quer entender mais de estoque, temos um conteúdo completo aqui no blog da SG Sistemas sobre os tipos de estoque que explica quais são suas características e como funcionam.

Entendeu, agora, como montar a sua cafeteria? Não é tão difícil, não acha? Seguindo esses passos, seu estabelecimento será um sucesso! E para entender mais sobre processos administrativos, gerenciais e como abrir um comércio, continue ligado nos posts da SG Sistemas!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário