Adega de vinhos – Como expor no supermercado?

Adega de vinhos – Como expor no supermercado?

Quando o assunto é o aumento das vendas, as estratégias utilizadas pelos supermercados podem e devem ser super variadas. Isso acontece porque os consumidores estão a cada dia mais exigentes e mais bem informados, por isso, as empresas precisam estar sempre se atualizando para manter um nível de atendimento que, de alguma forma, venha refletir no número de vendas.

Pensando nisso, muitos supermercados já adotam políticas de organização padronizada, o que transforma a exposição dos produtos em uma estratégia de marketing, gerando resultados ao estabelecimento e auxiliando os clientes a se localizarem com mais facilidade. Esse cuidado tem auxiliado a comerciantes de todos os setores, porém, ainda são novidade para muita gente.

Quando falamos de vinhos, o assunto se torna ainda mais delicado, pois a grande maioria dos supermercados levam a exposição de vinhos muito à sério, já que entendem o quanto fazer isso de forma requintada pode ser mais lucrativo. Para se destacar nesse meio, é preciso ter algum diferencial.

Se você está pensando em expor vinhos no seu estabelecimento, mas não sabe como fazer isso de forma assertiva? Aprender como fazer pode aumentar a possibilidade de sua adega ser um sucesso e suas vendas neste setor dispararem. Continue a leitura desse post e anote as nossas dicas para aplicar no seu supermercado.

Como expor vinhos no supermercado?

Com o passar dos anos, o consumidor brasileiro vem aprendendo a tomar vinhos. De forma geral, a cerveja ainda é a bebida preferida em todo território nacional, porém, a cada ano essa disputa vem se acirrando, afinal, conforme as cervejarias aumentam seus esforços na produção de cervejas artesanais, as vinícolas também fortalecem a sua oferta de vinhos finos e diferentes.

É claro que os supermercados não devem deixar esse aumento no nível de interesse do consumidor passar despercebido, por isso, investir em formas requintadas de exposição de vinhos mostra o interesse da empresa em oferecer ao seu cliente um produto de alto padrão.

como expor vinhos no supermercado

A primeira sugestão é que a área de exposição de vinhos seja devidamente sinalizada, facilitando sua localização. Afinal, até mesmo os clientes mais engajados podem desistir de adquirir um produto quando o mesmo está um pouco difícil de ser encontrado.

Outro fator importante é a iluminação neste setor. A recomendação geral é de que para a exposição de vinhos ser mais atrativa, deve haver pouca iluminação direta sobre as garrafas. A ideia é proporcionar uma boa experiência ao consumidor, inclusive no que diz respeito ao direcionamento dos seus olhos, por isso, nada de reflexos ou luzes muito fortes.

O armazenamento das garrafas, normalmente, costumava ser feito na posição horizontal. Porém, nos últimos anos, muitos supermercados têm adotado a exposição na vertical, o que facilita tanto o contato visual do consumidor com o produto, quanto a reposição das garrafas.

Quanto à temperatura do local, recomenda-se o controle da temperatura, para que não passe dos 20ºC. Alguns supermercados possuem excelente controle tanto de temperatura, quanto de estoque nas gôndolas. Esses são fatores importantes para manter a qualidade do atendimento.

Hora de colocar mão na massa!

Agora, que você já entendeu como valorizar a exposição da sua adega de vinhos, chegou a hora de elaborar o design do seu expositor. Defina cada detalhe de acordo com o perfil do seu cliente.

Valorize a escolha das cores do layout de disposição dos produtos e se dedique com ainda mais atenção à escolha dos vinhos que serão comercializados em sua loja. Lembre-se que qualidade é sempre essencial, afinal, manter um padrão de qualidade é essencial, não apenas com relação à exposição dos vinhos, mas de toda sua empresa.

Caso você prefira ler um pouco mais sobre o posicionamento dos produtos, acesse nosso post sobre como organizar gôndolas de supermercado, ele possui outras sugestões que também vão ser úteis.

Você também pode se interessar pelo nosso post sobre a nova tendência de supermercados gourmet!

Que tal conferir também as soluções que a SG Sistemas oferece para automatização dos processos de um supermercado? Temos alternativas que suprem as necessidades de qualquer estabelecimento. Vale a pena conhecer as nossas opções! Escolha a alternativa mais apropriada para sua empresa e otimize o dia a dia em sua empresa!

5/5 - (1 avaliações)

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário