Vantagens do autoatendimento em supermercados: conheça 7 delas!

Vantagens do autoatendimento em supermercados: conheça 7 delas!

O autoatendimento em supermercados é uma tendência tecnológica que vem aparecendo em cada vez mais supermercados, sendo conhecida também como self-checkout, ela consiste em uma modalidade na qual o consumidor realiza o processo de compra sozinho.

Isso traz mais autonomia e comodidade aos clientes que, muitas vezes, acabam preferindo comprar em mercados que oferecem essa opção apenas para poder vivenciar essa nova experiência.

Essas são apenas algumas das vantagens que o autoatendimento em supermercados oferece e ele pode trazer ainda mais benefícios para o seu negócio. Continue a leitura e confira os principais deles aqui em nosso conteúdo!

1. Redução no tempo de espera e nas filas

Uma das maiores vantagens em adotar esse sistema nos mercados é a diminuição no tempo de espera e nas filas dos caixas. Ninguém gosta de chegar no momento final da compra e se deparar com filas enormes, não é?

Com o self-checkout, os clientes conseguem realizar as suas compras com muito mais rapidez e praticidade, sem a necessidade de ter que esperar pelo atendimento em um caixa tradicional.

Esse formato de atendimento ajuda principalmente aqueles consumidores que estão apenas para adquirir poucos itens e priorizam a agilidade. Nesses casos, eles podem até mesmo desistir de comprar se a fila estiver muito grande. Com os pontos de autoatendimento, você oferece uma opção rápida e fácil para os clientes comprarem os seus produtos.

redução no tempo de espera nas filas

2. Reduz os custos operacionais da empresa

A redução de custos operacionais é um dos grandes benefícios que essa modalidade oferece aos estabelecimentos. Adotar esse tipo de sistema é mais barato do que contratar novos profissionais para atenderem nos caixas e são altamente precisas.

É claro que serão necessários alguns profissionais para monitorar os pontos de self-checkout, mas ainda assim é um número bem menor do que se fossem contratados operadores de caixa.

A economia gerada nesse processo permite que a empresa reinvista o dinheiro em outros pontos mais críticos do negócio e melhorias.

3. Proporciona um melhor aproveitamento do espaço

Otimizar o espaço disponível no seu estabelecimento e aumentar a quantidade de produtos expostos é um dos maiores desejos dos empresários do ramo. Com o autoatendimento, isso é possível, já que ele ocupa muito menos espaço do que os caixas tradicionais, além de reduzir as filas e permitir mais clientes sendo atendidos.

Para se ter uma ideia, 4 caixas de self-checkout costumam ocupar o mesmo espaço que 1 caixa tradicional.

proporciona um melhor aproveitamento do espaço

4. Aumenta a produtividade

Com mais caixas disponíveis para os clientes, mais vendas no supermercado você tem. Além disso, esses pontos possuem uma manutenção mais fácil e rápida do que os modelos tradicionais, diminuindo o tempo parado e garantindo uma maior produtividade.

Com isso, o tempo que os seus funcionários utilizariam para arrumar um caixa é reduzido e pode ser usado em outras atividades no supermercado, como o controle de estoque ou reposição de produtos.

5. Redução de perdas

Uma grande parte das perdas ocorridas nos supermercados se deve ao roubo de produtos ou falhas humanas durante o processo de compra, como erros no cálculo do troco e fraudes de colaboradores.

Com os pontos de self-checkout, você tem uma enorme redução nas perdas por conta desses problemas. Geralmente, eles aceitam os pagamentos apenas em cartão de crédito e débito, no caso de pagamento em dinheiro, algumas opções dão o troco automaticamente.

Leia também: Cargos de supermercado: 12 funções essenciais

6. Oferece uma experiência única aos clientes

As pessoas sempre estão interessadas em testar novas tecnologias e fazer parte das tendências que o mercado traz. Dessa forma, é essencial que o seu supermercado esteja sempre por dentro das novidades lançadas.

E uma das formas de fazer isso é oferecendo serviços inovadores como o self-checkout. Muitas pessoas podem ir ao seu estabelecimento apenas para conhecer a nova tecnologia e fazer uma compra usando o novo método.

7. Dispensa o uso de estações de pesagem

As estações de pesagem ainda são muito comuns em diversos mercados atualmente, sendo facilmente encontradas em seções de hortifrúti. Elas são essenciais para a pesagem das frutas, legumes e verduras antes delas chegarem ao caixa, tornando o atendimento mais rápido.

No entanto, algo recorrente é os clientes esquecerem de realizar essa pesagem antes de chegarem ao caixa. Isso acaba causando transtornos, filas longas e demora na finalização das compras. O autoatendimento ajuda a reduzir isso, pois os caixas contam com balanças próprias.

E para te ajudar a reduzir ainda mais as perdas e garantir a eficiência do seu negócio, confira o nosso post sobre como fazer fechamento de caixa!

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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