17

mai
2018
A Importância de Treinamentos Constantes para os Colaboradores de Ramo Supermercadista

Qual a importância dos treinamentos para colaboradores de supermercado?

O ramo supermercadista depende do conjunto de vários fatores para atingir um padrão do que chamamos “bem sucedido”. Estratégias bem elaboradas, para manter o sucesso, são fundamentais para o bom andamento do negócio.

 

Outra necessidade de extrema importância para o ramo é a realização de constantes treinamentos. É preciso treinar bem as pessoas que estarão diretamente ligadas ao gerenciamento do supermercado, como os gerentes, supervisores, líderes de equipe e gestores em geral. Bem como os funcionários de outros setores, que não devem ser vistos como menos importantes para atingir os resultados esperados dentro da gestão de supermercados.

Cursos

Treinamentos para Gestores

 

Os gestores devem sempre estar à frente dos colaboradores, conscientes das situações das diversas áreas da empresa. Eles precisam ser capazes de elaborar planos de ação para melhorar o negócio como um todo. Atualmente, os cursos oferecidos são inúmeros, desde área de gestão de pessoas, como cursos mais técnicos como administração em geral.

 

Também existem inúmeros sites que oferecem cursos gratuitos muito interessantes para gestores, gerentes, coordenadores e líderes de equipe: Cursos de Gestão e Liderança; Gestão de Pessoas; Gestão de Conflitos; Gestão Financeira; Planos de Negócio; Relações interpessoais no trabalho, entre outros. Esses são exemplos de cursos que os profissionais do ramo podem fazer para se desenvolver e se atualizar dentro do seu cargo.

 

Treinamentos para o Pessoal do Atendimento

 

Assim como os gestores devem sempre estar em constante atualização e aprendizado os colaboradores que lidam com atendimento também não podem ficar parados. O atendimento ao cliente é a área que mais impacta no andamento dos negócios, uma vez que, além de realizar um bom atendimento a ideia é fidelizar os clientes.

 

Então, treinamentos como: Técnicas de Vendas com Foco no Cliente; Atendimento ao Cliente; Operador de Caixa; Excelência no Atendimento; Gestão do Capital de Giro e do Fluxo de Caixa, entre outros, são cursos essenciais ao pessoal de frente de caixa, por exemplo.

 

Esses cursos apresentam técnicas de atendimento, comunicação e postura para realizar um atendimento de qualidade, o que faz toda a diferença na hora do cliente fazer a avaliação do estabelecimento. Isso fará que o mesmo consumidor volte para comprar, ou, ainda, que indique para familiares e conhecidos, quando for questionado sobre bons supermercados.

 

Treinamentos para o Pessoal de Recursos Humanos

 

Os colaboradores da área de recursos humanos também precisam ter formação continuada, para que estejam sempre preparados para gerir o pessoal de outros setores. Esse investimento faz com que as melhores tomadas de decisões sejam feitas, auxiliando o supermercadista a lidar da melhor forma possível com seus colaboradores.

 

Cursos como: Gestão de Cargos e Salários; Treinamento e Desenvolvimento; Recrutamento e Seleção; Psicologia Organizacional; Gestão de Recursos Humanos, entre outros são de extrema valia para que esses profissionais consigam a ajudar os supermercadistas com a gerência do negócio frente aos seus colaboradores. Assim, essa união fará com que a empresa funcione efetivamente.

 

A realização de constantes treinamentos faz com que estes profissionais sempre se mantenham, além de atualizados, incentivados a continuar e crescer na empresa. Um dos grandes problemas das empresas hoje em é permitir que os funcionários se acomodem e continuem a realizar práticas que, muitas vezes, estão desatualizadas com a realidade do mercado, atrasando o desenvolvimento tanto da empresa quanto do próprio funcionário.

 

treinamento

Treinamentos na SG Sistemas

Aqui na SG Sistemas, os clientes são beneficiados com treinamentos, cursos e formações de acordo com as necessidades. Isso é, nós da SG ofertamos os cursos para formação técnica dos colaboradores do nosso cliente, para que eles se mantenham sempre atualizados e informatizados com relação ao nosso sistema ERP.

 

Os treinamentos são oferecidos por módulos existentes no nosso sistema, tais como: Vendas; Gerenciamento de Preços; Bancário; Compras; Financeiro; Contabilidade, Controladoria; Gerencial; Fiscal; e Estoque, bem como as rotinas dentro de cada módulo.

 

Quanto mais cursos de atualização os colaboradores do supermercado realizarem, melhor será para todos os envolvidos. Então, a realização de cursos extras sempre é vista como estratégia positiva.

 

O Sebrae, por exemplo, sempre oferta cursos referentes ao segmento. Contendo ainda cursos específicos para o segmento (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/mercearia_e_supermercados).

Além do Sebrae, outros sites oferecem diversos cursos gratuitos para colaborares do ramo supermercadistas como:

O Prime Cursos que ofertam cursos em diversas áreas existentes dentro do supermercado:

 

E a WR Educacional  que também oferta cursos gratuitos em diversas áreas interessantes ao ramo: https://www.wreducacional.com.br/lista-de-cursos.

Então, os gerentes, gestores e líderes de equipe devem sempre estar incentivados a realização de cursos, para a atualização da formação, como também os colaboradores de suas equipes.

O quesito treinamento ainda não é fortemente trabalhado dentro das empresas, sendo apontado como uma área deficiente dentro da cultura organizacional das empresas brasileiras. Esse quadro precisa ser revertido o quanto antes, para o sucesso das próprias empresas. Dessa forma, é ressaltado aqui a importância do incentivo e da organização para realização de treinamentos constantes em todas as áreas.

 

Leia Mais:

Gestão de Supermercados

8 Passos para ser um Empreendedor de Sucesso

 

  • Tags: