14

jun
2018
Entenda o que é venda sazonal e como trabalhar com ela!

Entenda o que é venda sazonal e como trabalhar com ela!

 

A venda sazonal se trata de um movimento de vendas de produtos que costumam ter uma demanda muito maior em determinadas épocas do ano. São produtos que a venda é influenciada por períodos festivos ou ainda por algumas datas comemorativas.

 

Alguns exemplos são os produtos natalinos ou os ovos de chocolate que tem bastante saída em períodos que antecedem o Natal e a Páscoa, respectivamente. Existem também os produtos que são vendidos em maior quantidade em determinadas estações do ano. Os vinhos, por exemplo, são vendidos o ano todo, porém vendem muito mais no inverno.

 

Logicamente, que as datas comemorativas têm muito mais peso que as questões de clima, isso por que muda bastante de estado para estado. Tem regiões que o clima quente prevalece a maior parte do ano, enquanto em outros o clima frio é dominante na maior parte do tempo.

 

Planeje antecipadamente

 

O supermercadista deve elaborar o seu planejamento com antecipação para que a sua loja atenda os seus clientes de forma plena. Se quiser saber mais sobre como atender os seus clientes nesses períodos, leia a nossa postagem sobre “Como atrair e atender bem os clientes em períodos festivos”.

 

Planejar, antecipadamente, significa que a sua loja deve estar preparada, adequadamente, para esses períodos. Estar preparada em sentido amplo, envolvendo diversas áreas do supermercado, que vão desde os operadores de caixa, os repositores, até os fiscais e gestores de equipe. Isso por que todos os setores têm muito mais trabalho nos dias que antecedem as datas festivas.

ovos de páscoa

Se aproxime dos seus fornecedores

 

Outro fator importante é sempre se manter alinhado com os seus fornecedores, para que não falte nada em suas prateleiras ou no seu estoque. É importante que você tenha uma equipe que seja capaz de mensurar todas essas questões, de quantidade e de quais produtos serão mais procurados nas determinadas épocas do ano.

 

Caso você perceba que os seus fornecedores não estão dando conta de abastecer a sua loja, você deve começar a ir atrás de outros fornecedores aumentando a sua rede de contatos. Isso significa que você terá outras opções de fornecedores em épocas festivas, que é quando as vendas aumentam, significativamente, e você não pode deixar de atender as demandas dos clientes, uma vez que isso é arriscar perder credibilidade dos mesmos.

 

Se abra para novos produtos

 

Como dito anteriormente, as vendas aumentam bastante nesses períodos do ano, isso por que as pessoas estão dispostas a gastar um pouco mais, por se tratar de datas comemorativas. Nessa hora, é importante, também, que o supermercadista esteja aberto a colocar produtos de marcas novas ou mesmo produtos diferenciados que estão sendo lançados pelas marcas tradicionais do mercado nas suas gôndolas.

 

Isso por que as pessoas tendem a estarem mais abertas a experimentar novos produtos nessas épocas do ano. Apesar de preferirem as grandes marcas, se interessam pelas mais baratas, se apresentarem ter qualidade.

panetone

Tenha ferramentas que ajudem na organização

 

Dessa maneira, as operações ficam muito mais complexas nesses períodos sazonais. Realizar esse trabalho de forma manual não é nada recomendável. É preciso que o supermercado tenha ferramentas que ajudem a executar as estratégias adotadas para conseguir ter sucesso nesses períodos. Porém, não basta apenas estar com os seus processos de trabalho automatizados, é preciso ter um software robusto que tenha todas as suas funcionalidades unificadas em um só local.

 

O Sistema da SG oferece módulos e rotinas especificas para atender a todos os setores do supermercado. Inclusive tem funcionalidades que suportam estratégias em períodos de vendas sazonais.

Leia mais sobre: Gestão de Supermercados

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