07

mai
2018
O que é food service?

Serviços de alimentação (food service) refere-se ao mercado de alimentação fora de casa. Pertence a este segmento todo empreendimento destinado a produção de alimentos feita diretamente para o consumidor final.

Abrange também toda a cadeia que envolve a produção de alimentos, bebidas, insumos e equipamentos para as empresas que preparam e fornecem estas refeições.

Salientando que: se o alimento é consumido em casa, mas foi preparado em um estabelecimento comercial, o mesmo continua sendo considerado como food service.

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Crescimento do food service:

O faturamento da indústria de alimentação no Brasil cresceu 85,8% nos últimos anos, passando de US$330,9 bilhões em 2010 para US$614,3 bilhões em 2016. Sendo responsável por 10,1% do total do PIB nacional.

Dividindo o mercado em bebidas e alimentos, o ramo de bebidas é responsável por 19% do total faturado enquanto os produtos alimentícios é de 81%. Porém, entre os anos de 2010 e 2016 o mercado de bebidas apresentou maior crescimento: 108,9%, enquanto o mercado de alimentos teve alta de 81,1%.

O Food Service Brasil x Mundo

O crescimento do ramo de food service é uma tendência mundial, apresentando no Brasil um crescimento maior até do que o mercado de varejo.

Atualmente a Europa possui 75% do segmento de alimentação focado no food service, nos EUA 60%. Já no Brasil esse número cai para apenas 34%, ou seja, apesar do crescimento do ramo nos últimos anos, percebemos que o Brasil ainda está distante dos números dos países desenvolvidos.

O mercado de alimentação fora do lar ainda é um grande mercado a ser explorado, com enorme potencial e carente de mais investimentos.

pizza

A expansão do food service

Dentre os principais motivos para o aumento do food service, o mais relevante é a mudança no estilo de vida da população, que passou a se interessar cada vez mais por uma alimentação prática e saudável, e que seja também conveniente.

O maior número de mulheres que trabalham fora de casa, também é um fator que aumentou a demanda por food service.

A demanda emergente, e um público cada vez mais diversificado, faz surgir novos empreendimentos e serviços neste ramo.

Outros fatores a serem lembrados são, a diminuição do tamanho das famílias e aumento no número de pessoas vivendo sozinhas.

As classificações dos empreendimentos de food service

Comercial: aqueles que tem como finalidade a venda de refeições ao consumidor final, como: restaurantes, pizzarias, bares, quiosque, buffet, rotisseirie independentes, vending machines, churrascarias, padarias.

Comercial serviço: a alimentação é um serviço agregado, e não a atividade principal do negócio, como: hotéis, motéis, escolas, hospitais, catering.

Comercial alternativo: venda de alimentos ou refeições para consumo imediato ou posterior como fonte alternativa de lucro, como: lojas de conveniência, lanchonetes e rotisserie dentro de supermercados.

Social: a alimentação é um serviço sem objetivo de lucro, como: merenda escolar, restaurantes populares, presídios, exército.

macarrão

Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas acabam precisando se alimentar fora de casa, sem tempo para preparar suas refeições, consumidores acabam optando por comer fora, e devido à variedade de oferta desse serviço, que atrai uma grande variedade de consumidores. Essa tendência de hábito não é mais apenas no centros urbanos, mas também no interior.

 

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