O que é ERP: tudo sobre o sistema de gestão integrado

O que é ERP: tudo sobre o sistema de gestão integrado

Você sabe o que é ERP? ERP significa Enterprise Resource Planning, que em português significa planejamento de recursos da empresa. Essa sigla é utilizada para identificar softwares projetados para empresas, em especial aqueles que agregam na mesma plataforma uma série de recursos e funções utilizadas por setores diferentes de uma corporação.

Esses aplicativos também são chamados de softwares de gestão, e auxiliam na organização e no gerenciamento de uma empresa em seus diversos setores. Não só com recursos que façam sentido para cada equipe de uma empresa — como time de vendas, equipe financeira, entre outras —, mas integrando todos esses recursos em um só sistema.

Venha entender mais sobre o que é ERP na logística, nas vendas e nos demais campos de uma empresa aqui no blog da SG Sistemas. Continue sua leitura e saiba o que são esses softwares de gestão!

O que é um sistema ERP?

o que é ERP

O ERP é a sigla para planejamento de recursos da empresa e designa aplicativos de gestão. Não apenas aplicativos utilizados para gerir empresas, mas aqueles que em sua estrutura agregam recursos úteis para mais de um setor ou equipe.

Uma empresa é uma organização, uma reunião de colaboradores que desempenham funções que por mais diferentes e distintas devem se orientar em um único sentido. Seu objetivo é uma atividade final, seja ela um serviço ou a produção de um bem de consumo específico.

Os softwares de ERP vêm para suprir essas necessidades. Unindo a facilidade e a praticidade que a tecnologia oferece, aplicativos de gestão suprem diferentes equipes da empresa com as ferramentas mais úteis e essenciais para desenvolverem o seu trabalho.

Ou seja, além de oferecer as ferramentas ideais para cada setor desenvolver suas atividades de maneira individual, os softwares ERP também condensam todos esses recursos em uma plataforma. São recursos integrados que disponibilizam para a empresa uma capacidade de articulação dinâmica.

Se todas as equipes são colocadas em uma mesma plataforma digital, a empresa tem muito mais controle sobre suas atividades. E também consegue gerenciá-las e conectá-las de maneira mais direta e prática. Entre as principais características que um sistema ERP apresenta, estão:

  • Integração das atividades da empresa;
  • Permissão de um acompanhamento mais direto do gestor;
  • Flexibilidade nos recursos e funções;
  • Automatização de processos.

São dois campos unidos de maneira quase perfeita: a praticidade da tecnologia com a administração orgânica de uma empresa. Softwares de ERP são o futuro da gestão empresarial!

Leia também: CRM ou ERP? Saiba quais são as diferenças e como escolher!

Como surgiu o sistema ERP?

Entendemos melhor o que é ERP, mas como teria surgido esse sistema complexo? Dada a natureza deste tipo de software, nem ao menos podemos chamá-lo de “concluído”, ele continua em desenvolvimento e seguirá assim enquanto houver inovações, tecnologia e demanda.

Mas os primeiros passos dados na direção deste tipo de plataforma aconteceram na década de 50. Nessa época, os primeiros esforços foram dados na tentativa de automatizar o processo de estoque de empresas de produção.

Agregando mais praticidade e agilidade para empresas lidarem com o produto final, e entenderem a sua própria cadeia de produção. O processo continuou em desenvolvimento e na década de 70 houve um considerável avanço.

Então, a empresa Black and Decker trouxe para o mercado o conceito de MRP, ou Material Requirement Planning (Planejamento de Recursos de Produção). Esse conceito visa pautar o que é necessário para a produção, e seu controle sistemático já garante boa parte da filosofia do que é ERP na logística, no processo produtivo e no estoque.

Na década seguinte, em 80, com a introdução de computadores no cenário empresarial, se tornou muito mais fácil transformar essas rotinas de trabalho, métodos de trabalho e estratégias em processos digitais. Logo, esses processos passaram a contar com servidores e softwares, nascendo assim os primeiros softwares planejados para a gestão empresarial em massa.

E com o salto de tecnologia que aconteceu na década de 90, em que a popularização dos computadores se tornou um fato social, esses softwares se tornaram ainda mais avançados e refinados. Já na década de 90 os primeiros passos na obtenção de um software ERP foram dados, e as primeiras plataformas produzidas.

Agora, os softwares não mais auxiliavam os processos da empresa de maneira individual, mas também os integravam em um sistema complexo e orgânico. Completo para qualquer equipe de gestão e para seus demais colaboradores.

Como ele auxilia no dia a dia da empresa?

Uma empresa que utiliza um software ERP tem muito a ganhar em termos de praticidade e organização. Uma vez que todos os seus recursos estão ligados a uma plataforma, a empresa tem mais oportunidades de entender como seus setores afetam uns aos outros. E claro, ganha na agilidade de utilizar todos os seus recursos em um mesmo aplicativo.

Pode parecer que esse software é utilizado apenas na cadeia de produção, uma vez que cuida de aspectos como entrada de matéria prima, produção, logística e estoque, certo?

Na verdade, não. Softwares de ERP agregam muito mais recursos além dos que se referem à cadeia produtiva até chegar no consumidor final. Podemos pontuar como parte integrante desses softwares diversas funções como gestão de colaboradores e gestão financeira. Esses aplicativos são completos e só têm a beneficiar a empresa que os utiliza.

Quais as principais funcionalidades do ERP?

Como mencionamos, a natureza do que é ERP vai muito além de um software de gestão de estoque ou cadeia de produção. Nele podemos encontrar diversas funções e recursos, tais como:

  • Gestão de colaboradores;
  • Gestão e planejamento financeiro;
  • Recursos para vendas;
  • PDV;
  • Gestão financeira;
  • Controle de acesso e recursos de segurança.

E essas são apenas uma seleção dos recursos mais encontrados. Existem também softwares ERP que podem ser modulados, ou seja, personalizados para atender tal ou qual empresa em especial.

Quais são os tipos de sistema ERP?

E claro, existem tipos variados de sistemas ERP que trazem benefícios específicos. Conheça abaixo quais são as modalidades de ERP e suas características.

ERP em Nuvem

O ERP em Nuvem, como o nosso SG Cloud, por exemplo, é definido como um sistema de gestão empresarial acessado pela internet e hospedado em servidores remotos. A partir dela, é possível realizar o gerenciamento e integração assertivos de compras, estoque, finanças, recursos humanos e vendas, dispensando uma local físico para isso. Além disso, também auxilia na velocidade e praticidade de acesso aos dados em qualquer lugar, reduzindo custos e otimizando tarefas.

ERP estilo Legado

O ERP Legado é o um dos pioneiros no que se trata de sistema de gestão empresarial. Trata-se de uma solução baseada em servidores locais e conta com diversas funcionalidades personalizadas e específicas. Eles precisam ser instalados em cada computador separadamente, e permitem a construção do gerenciamento do seu negócio de acordo com suas necessidades particulares.

ERP Especializado

O ERP Especializado é um sistema de gestão que busca suprir demandas de áreas específicas — daí o nome. Com ele, é possível realizar processos e lidar com tarefas específicas com assertividade, agilidade nos dados trabalhados e na tomada de decisões.

Um exemplo de atuação variada do ERP Especializado, por exemplo, é o SGFoods, que atua no setor de food service, tendo funcionalidades especificas para atender as demandas especificas daquele segmento.

Como implementar um ERP na empresa?

Implementar um ERP na empresa não é tão simples. Mas podemos te auxiliar com 5 dicas incríveis. Confira!

  • Customize ao máximo o software para a realidade da sua empresa, module o aplicativo e escolha as funções essenciais para a realidade produtiva da sua instituição;
  • Envolva todas as equipes e todos os colaboradores no processo. Auxilie e ensine a como utilizar os recursos digitais e aplique treinamentos para auxiliar a familiaridade da equipe com os recursos digitais;
  • Invista também em Hardware. Não é apenas o software e o sistema que são importantes, é preciso um poderoso computador e equipamentos robustos;
  • Tenha paciência e vá gradualmente, respeitando o tempo dos colabores para se adaptar e a forma como o próprio sistema ERP funciona. De nada adianta ter uma pressa desmedida para utilizar os recursos da plataforma;
  • Contrate um profissional para implementar os recursos ERP. A ajuda de um profissional é quase obrigatória, a depender da natureza do sistema e sua complexibilidade.

Com essas dicas, você terá muito mais facilidade para implementar o ERP em sua própria empresa!

Quais os benefícios de um sistema de gestão integrada?

benefícios de um sistema de gestão integrada

Agora que já conhecemos o que é ERP, entenda melhor e de modo mais particular os benefícios de ter um sistema de gestão integrada em sua empresa!

Organização setorial

A organização dos setores individuais será muito mais fácil, e claro, sua integração e interdependência entre as diversas equipes será melhor visualizada e administrada.

Redução de gastos

Pode não parecer, mas implementar um sistema ERP reduz gastos! Afinal, com todos os processos visualizados de maneira completa e articulado, fica muito mais fácil entender possíveis pontos de gargalos e desperdícios.

Escalabilidade

Se você quer visualizar ou até mesmo aplicar escalabilidade em seu trabalho, o software ERP é uma ótima ferramenta! Assim o gestor tem uma noção completa do que ocorre na empresa e é capaz de criar estratégias mais efetivas.

Visualização do estoque

Verificar o estoque com um sistema ERP é muito mais fácil! E essa é uma atividade essencial para qualquer gestor e para qualquer empresa.

Gestão orçamentária

Muitos dos sistemas ERP modernos vêm com recursos de gestão orçamentária. Com eles, a equipe financeira também fica ligada nos recursos da empresa e suas funções são articuladas com outros processos.

Automatização

A automatização também é uma vantagem que o sistema ERP traz para a empresa. Com ele, os processos são mais naturais e ocorrem com mais facilidade.

Segurança da informação

A maioria dos sistemas ERP também já contam com um processo de segurança e controle de acesso rigoroso. Assim, o gestor tem muito mais controle sobre o que está sendo feito, e também não permite que informações sigilosas a respeito de sua empresa sejam vazadas.

Aprendizado TI

Caso um sistema ERP seja implementado em uma empresa, os colaboradores terão muito mais familiaridade com a tecnologia e poderão utilizar esse conhecimento com outras áreas e recursos.

Transformar a cultura processual

E por fim, toda a cultura processual é mudada com um sistema ERP! Considerando que esse software integra todas as equipes e setores, ele transforma para melhor as rotina administrativas e de produção de qualquer empresa.

Com este resumo, você já sabe o que é ERP. Assim, não deixe de utilizar os recursos deste tipo de sistema em sua empresa e aproveite os inúmeros benefícios deste tipo de software. Até o próximo conteúdo!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário