25

abr
2018
A importância da escolha de um bom contador para o teu supermercado

A importância da escolha de um bom contador para o teu supermercado

Quando as empresas começam a crescer, a ideia de não trabalhar com um contador ou ter um setor de contabilidade dentro da própria empresa não é mais uma questão de escolha, isto por que tentar fazer a contabilidade por conta própria não significa que você está economizando e sim abrindo possibilidades de cometer equívocos que muitas vezes trarão prejuízo para a sua empresa.

Por isso, o supermercadista deve ver esse profissional como um investimento para seu negócio. No entanto, a escolha de uma empresa ou um profissional competente faz toda diferença nessa hora, uma vez que esta área é considerada a mais importante para o sucesso da sua empresa, visto que é por esse profissional que passa toda a contabilidade da empresa e é daí que muitas decisões precisarão ser tomadas, estratégias para economizar em algumas operações para aumentar o lucro da empresa. Por essa razão, a contabilidade deve ser vista como um investimento valioso de gestão e não apenas como uma obrigação burocrática.

 

Pesquise antes de escolher

Todo empreendedor visa ao crescimento da sua empresa, por isso o que precisam compreender é que o investimento em uma área de contabilidade é fundamental para atingir seu objetivo. O profissional desta área precisa ter conhecimento profundo sobre a situação econômico-financeira da empresa.

As vantagens de uma boa análise contábil estão ligadas diretamente a uma melhor compreensão das contas a pagar e a receber da empresa, tendo uma visão melhor da rentabilidade do capital investido. Com clareza destas informações, o contador poderá assessorar melhor o supermercadista em como direcionar melhor suas decisões e investimentos.

Por isso a escolha de um escritório ou profissional de contabilidade competente é muito importante, então procure saber das experiências anteriores, busque referências em sua cidade ou contrate alguém de sua confiança que tenha amplo conhecimento em tributação empresarial. Um bom contador, com certeza, saberá escolher o regime de tributação mais adequado para o seu negócio de acordo com o momento que a empresa se encontra, além de posicionar o gestor do negócio quanto ao nível de endividamento da empresa (se o negócio está realmente dando lucro ou não), realizando uma boa gestão contábil.

Neste sentido, decidir por uma boa assessoria contábil é fundamental nesse processo. Portanto, solicitar ao escritório ou profissional uma relação de clientes mais importantes, buscando referências é sempre uma boa opção. Uma informação muito importante é verificar se o escritório ou contador está vinculado ao Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON) do estado. Outra medida cabível é a realizar uma consulta no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para verificar a empresa e seus responsáveis estão devidamente inscritos e regulares no exercício das suas funções. Claro que o preço dos serviços de um escritório ou contador deve ser levado em consideração, pois não é por que você precisa de profissionais qualificados que pagar necessariamente preços exorbitantes pelos serviços, avaliar o custo-benefício do investimento sempre deve vir primeiro.

Conheça a solução SG Sistemas com foco em departamentos contábeis para facilitar as rotinas contábeis em seu supermercado: SG Contábil

sistema contábil

Acompanhar o serviço do contador é importante?

Com certeza o acompanhamento do trabalho do contador é de suma importância, o empresário necessita também se inteirar dos encargos e tributos que incidem nas atividades da empresa, acompanhando o recolhimento dos valores.

É indicado que o contador solicite com periodicidade a certidão negativa junto aos principais órgãos fiscais: Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal. Esta medida indicará se a empresa possui ou não pendências.

Solicitar um balancete com frequência também é indispensável ao negócio.  Esta medida reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores) num dado período de tempo. É por meio do balancete que se obtém informações relevantes referentes aos resultados que são de importante valia para administração da contabilidade da empresa. Estas informações revelam o real lucro, além de prever o risco de prejuízo para a empresa.

Ao final do ano fiscal, as empresas necessitam realizar uma série de procedimentos para apurar os resultados e tomam como ponto de partida a o balancete, o qual relaciona todas as contas utilizadas pela contabilidade dentro do período. A partir dos resultados apresentados pelo balancete, o contador realiza as demais providências para a apuração do resultado. Por esses motivos, que é imprescindível a realização de reuniões frequentes com os responsáveis pela contabilidade.

 

A documentação importante para empresa

Toda empresa necessita de uma gama de documentos que são indispensáveis para a constituição da empresa, como por exemplo, o registro de firma individual e/ou contrato social e os registros em todas as repartições fiscais, assim como o alvará de funcionamento e o CNPJ da empresa. Estes são documentos necessários ao funcionamento de uma empresa.

Por outro lado, existem também documentos necessários a administração da empresa, este devem ser mantidos mesmo depois de efetuados os devidos lançamentos fiscos-contábeis. Estes documentos necessitam serem devolvidos à empresa logo após sua utilização pelo contador. São eles: Notas fiscais de comprasDespesas gerais (talões de água, luz, telefone etc.); Talonários de vendasGuias de recolhimento de todos os tributos; Extratos bancáriosLivro ou ficha de registro dos empregados; e Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho.

Além dessa documentação, existe ainda a documentação que deve ser mantida pelo contador: Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa; Livros fiscais e contábeis; Cópia dos documentos de constituição da empresa; e Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.

contador para supermercados

A SG Sistemas oferece o treinamento

É importante destacar que a SG Sistemas ministra treinamentos que dão suporte aos contadores que trabalham com os nossos clientes. Estes treinamentos abordam como efetuar o controle financeiro e tributário dentro do Sistema SG, dando ao contador melhor visão do negócio. A SG também está sempre disposta a prestar suporte para sanar as dúvidas tanto do contador como do supermercadista.

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio a crescer.

Leia também:

A importância da manutenção dos computares no frente de caixa.

O que é business Intelligence.

  • Tags: