06

jun
2018
Quando é a hora de trocar o software de gestão do seu supermercado?

Quando é a hora de trocar o software de gestão do seu supermercado?

Quem trabalha na gestão ou na gerência de um grande supermercado, com certeza, sabe o quanto um software de gestão de qualidade é importante para a administração do negócio como um todo. Uma vez que é esse sistema que gerencia todas as informações e dados pertinentes à rotina de trabalho da empresa.

Quanto maior o crescimento da empresa, maiores são as obrigações e mais complexo se torna esse gerenciamento. Quando o software utilizado começa a não atender mais todas as necessidades de mercado, a insatisfação começa a fazer parte do cotidiano de trabalho.

Não realiza os processos com rapidez

Muitas vezes o supermercadista adquiriu o sistema de gestão quando o negócio começou a crescer e veio, posteriormente, surgiu à necessidade de automatização dos processos de trabalho. Porém, quando a empresa continua em um constante processo de ampliação de negócio, se tornando maior na rede, os processos de trabalho se tornam cada vez mais complexos. Nesse momento, o supermercadista não pode mais ficar sofrendo com travamentos no sistema, problemas na frente de caixa, e até erros nos preços de mercadorias, entre outros.

Instabilidades e comportamentos inadequados são as mais frequentes reclamações de quem precisa trabalhar com um software de gestão, quando estes não têm uma capacidade robusta de gerenciamento de dados. A lentidão no processamento de informações, principalmente na frente de caixa, é outro motivo que o supermercadista deve repensar sobre o sistema que está utilizando, uma vez que as enormes filas na hora dos clientes pagarem por suas compras é uma das maiores reclamações das pessoas, quando pensam em pontos negativos dentro de um supermercado.

crescimento

Não tem todas as funcionalidades necessárias

Além de problemas como instabilidade e lentidão no sistema, existem, ainda, outros motivos para o supermercadista pensar em trocar o sistema de gestão do seu negócio. O principal deles é quando o sistema não possui todas as funcionalidades necessárias para atender o negócio como um todo. Quando a empresa cresce a um patamar muito complexo, se equiparando a grandes redes de supermercado, precisa de um sistema que atenda as demandas que surgem nesse nível do negócio.

Quando o mercado cresce, cresce junto com ele as demandas de compras, controle de estoque, gestão de recursos, de atendimento, ou seja, todo o negócio se torna mais complexo e, por isso, o sistema de gestão necessita ter um módulo específico para cada necessidade específica. Assim, como deve ter estabilidade e agilidade em processamento de informações e rotinas diárias.

Quando há dificuldade de integração de processos dentro de um sistema é que aparecem os atrasos das demandas burocráticas, dentro do estabelecimento. Por isso, é necessário que o sistema integre todos os processos, que um módulo se comunique com outros ou, ainda, com outros sistemas. Por exemplo, os sistemas dos bancos e instituições financeiras. A não integração dentro do sistema dificulta muito a gestão dos dados. Essa é uma grande indicação de que está na hora de buscar outro software que apresente as funcionalidades de integração que você precisa, facilitando os processos de trabalho dos colaboradores que tem suas funções dependentes do sistema.

 

Não está atualizado com o mercado atual

Ademais, o sistema deve estar atualizado com as necessidades do mercado atual, cumprindo demandas dos órgãos reguladores como emissão de relatórios específicos de acordo com lei. Portanto, tanto os relatórios de demanda da gerência como os relatórios obrigatórios para atender o fisco devem estar atualizados, segundo as regras específicas do mercado atual, uma vez que isso ajuda na tomada de decisões cruciais para a gestão do supermercado.

Outro problema, que grande parte dos sistemas tem hoje, é não possuir funções específicas para atender as necessidades pontuais do negócio. O mercado atual exige que cada assunto seja atendido de modo minucioso. Muitas vezes a empresa tem uma forma única de gerir os processos de trabalho e necessita de implementações ou parametrizações específicas em seu sistema.

software

Por que escolher a SG Sistemas?

A SG Sistemas é considerada a melhor e mais tradicional empresa quando falamos em sistemas para supermercados, pois nosso sistema oferece todas as funcionalidades para atender desde grandes redes ou até mesmo pequenos empresários que querem crescer no mercado. Isso por que o sistema está separado por módulos e dentro de cada um desses módulos existem funcionalidades especificas, para atender todas as rotinas demandadas dentro de um supermercado.

Um sistema de qualidade também deve oferecer ao supermercadista a possibilidade de atender necessidades de uma empresa em longo prazo, sendo possível implementar novas funcionalidades conforme as demandas do supermercado irão se modificando e aumentando. Além disso, essas implementações devem ser feitas com um tempo hábil e com qualidade no código de funcionamento do sistema.

Ademais, a SG é uma empresa que acima de tudo faz parcerias com seus clientes, uma vez que damos todo o suporte e treinamentos necessários, a fim de abranger todos os processos de trabalho com qualidade, resultando nos melhores resultados para a sua empresa. Temos uma equipe de consultores, de suporte e analistas altamente preparados para atender.

Conforme já mencionamos, a realidade do supermercado pode mudar de acordo com o seu crescimento, então, caso o software que você utiliza não esteja mais acompanhando as necessidades do seu negócio, trazendo muitas complicações no dia a dia, talvez seja a hora de trocá-lo. Entre em contato com a SG Sistemas, esclareceremos melhor todas as suas dúvidas!

Leia Mais:

O que um software de gestão de mercado precisa ter?

Tire sua dúvidas sobre a Nota Paraná

  • Tags: