16

jun
2018
O Gerenciamento de Estoque para Supermercados

O Gerenciamento de Estoque para Supermercados

Uma boa gestão de estoque é fundamental para todo supermercado que preza por manter um padrão de qualidade nos processos de gerenciamento de atendimento, além de evitar prejuízos para o negócio como um todo.

Uma má gestão do estoque pode impactar diretamente na experiência do cliente, além do fato que desperdícios com mercadorias que passam do prazo de validade ou estragam podem gerar prejuízos reais para o supermercado em termos de valores.

estoque vazio

Entendendo a gestão de um estoque

Para entender melhor a gestão de estoque devemos considerar, primeiramente, a experiência do cliente durante o período de compras. Diversos fatores influenciam na opinião do cliente sobre o que é uma boa experiência de compra: atendimento e facilidade na realização das compras, variedades de opções de produtos, além da disponibilidade dos mesmos nas gôndolas da loja.

É nesse momento que entra a gestão de estoque, pois, somente, um bom controle de estoque fará com que o cliente sempre encontre os produtos que ele precisa, o que impactará diretamente na satisfação do mesmo no final da compra.

Quando um cliente não encontra o que procura, em mais de uma situação de compra, ele pode optar pela concorrência em uma próxima vez. Ou seja, a disponibilidade de produtos também é um fator importante na fidelização de clientes. Por isso, é importante saber quais são os produtos com maior saída para efetuar melhor o cálculo da quantidade que se deve ter em estoque.

É importante saber, também, quais são os itens que demoram mais para serem entregues pelos fornecedores, para saber calcular a quantidade necessária de estoque até o próximo pedido. Aliás, planejar o estoque conforme a capacidade de entrega dos fornecedores é essencial.

Outro fator que influencia bastante na satisfação do cliente é o supermercado oferecer opções de compra para o mesmo. O cliente quer ter opções tanto em preço quanto em marcas, isso por que, um supermercado atrai diferentes perfis de consumidores, os que buscam preços mais baratos e outros que buscam qualidade dos produtos, além dos que estão no meio desses dois. Para atender todos esses perfis, é importante que o supermercado tenha o mesmo produto de diversas marcas e preços diferentes. Claro, alguns produtos podem ter mais opções de marcas que outros, por exemplo, o café que na maioria das lojas tem pelo menos 10 opções de marcas, enquanto que o creme dental tem em média de 4 a 5 opções somente. Nesse sentido, conhecer melhor quais são produtos mais procurados pelos clientes, assim como qual desses produtos os clientes desejam ter mais opções de marcas disponíveis.

Evitando perdas e faltas

Conforme foi dito anteriormente o supermercado necessita uma grande quantidade de produtos, bem como diversas marcas a fim de atender todas as demandas dos clientes.

Contudo, o supermercado não pode ter um estoque superlotado, uma vez que isso pode levar a perda de produtos. Nesse caso, o ideal é que a gerência do supermercado realize o controle de estoque por meio de um sistema de gestão. Esse sistema deve ter um módulo específico para gerenciamento de estoque.

Utilizar um software de gestão é uma estratégia que evita comprometer o controle de estoque durante os ciclos de venda, contribuindo para que a logística do supermercado siga sem nenhum contratempo.

O sistema da SG ajuda a conhecer melhor o fluxo de vendas na loja para que o supermercadista tenha capacidade de gerir melhor o seu estoque. Isso por que, o sistema disponibiliza relatórios específicos que mapeiam melhor qual é fluxo de vendas de cada produto, do que é vendido dentro do supermercado.

Essa é uma estratégia muito interessante para ter a real necessidade de pedidos de produtos junto aos fornecedores. É lógico que existem algumas épocas do ano que o fluxo de vendas aumenta significativamente, como em períodos que precedem datas comemorativas. Além disso, outra estratégia bastante válida é ter uma equipe de gestão de perdas especifica para cuidar das questões de gerenciamento de estoque.

estoque cheio

A qualidade de armazenamento

Além de ter um controle da quantidade de produtos em estoque, existe a preocupação de como será armazenada essa grande quantidade de produtos, uma vez que existe uma logística para que as mercadorias sejam guardadas conforme suas propriedades.

Portanto, o supermercado deve ter um espaço físico adequado com capacidade suficiente para atender a demanda de clientes durante a semana ou mesmo durante o dia. É altamente recomendado que o local tenha as condições adequadas para o armazenamento de alimentos, pois existem determinados tipos de alimentos que necessitam de condições especificas devidos as suas propriedades.

Um exemplo prático disso são os laticínios (como queijos, iogurtes, etc.), alguns tipos de embutidos, carnes, bovina, de peixes e de aves que necessitam ser armazenados em freezers ou câmaras frias, pois são alimentos altamente perecíveis, caso não sejam guardados adequadamente podem ser perdidos. Os hortifrútis devem estar sempre frescos, por isso, o ideal é que seja acordado com os fornecedores para que sejam entregues várias vezes durante a semana.

Implementando ferramentas de gestão

A automatização do negócio é uma realidade, não apenas para as grandes redes de supermercado, como também para as pequenas empresas com minimercados e padarias.

Por isso, a SG Sistemas oferece ferramentas que atendem as necessidades das empresas de todos os portes. Além disso, o sistema da SG é dividido por módulos, que visa atender as reais necessidades dos clientes. Sobre o controle de estoque, o sistema da SG tem um módulo exclusivo voltado para esse serviço. O módulo te auxiliará a realizar a gestão de estoque com maior precisão, atendendo a demanda dos clientes e reduzindo os desperdícios, ou seja, é ideal para o gerenciamento do seu supermercado.

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