04

set
2018
Quais funções de um coletor de dados úteis pra um supermercado?

Funções de um coletor de dados

Como o próprio nome sugere, o coletor de dados é um dispositivo portátil que coleta dados e pode ser usado em diversos ramos empresariais. Como o aparelho tem a função de colher informações e transferi-las para um sistema, muitas empresas de fornecimento de gás e de distribuição de água e energia elétrica também o utilizam, justamente por ser ótimo para verificar o consumo das residências.

E não é só isso. Ele pode ser bastante útil para os supermercados. É possível recolher diversas informações acerca das mercadorias e deslocá-las ao sistema de gestão usado pelo estabelecimento. Para que você entenda melhor, explicaremos as funções de um coletor de dados!

Por que utilizar um coletor de dados?

O coletor de dados, segundo muitos supermercadistas que já o utilizam, é um equipamento bastante útil para facilitar o controle de estoque e o fluxo de vendas do caixa, possibilitando gerar variados relatórios. O dispositivo pode ser usado, ainda, para a coleta de pedidos, realizar inventário de estoque, coletar dados sobre o consumo de energia, controlar sistema de comandas de bares e restaurantes, entre outros.

Trabalhar com o aparelho permite que várias atividades sejam agilizadas, otimizando o tempo dos funcionários que lidam com as tarefas relacionadas acima. Outra vantagem de apostar em um coletor é a mobilidade que ele promove, já que é possível levá-lo a qualquer ponto, oferecendo praticidade para quem irá fazer o controle e inventário de estoque.

supermercado aberto

Quais são as funções de um coletor de dados dentro do supermercado?

Agora que já esclarecemos como o coletor pode ser utilizado para diversas atividades, em empresas de diferentes ramos, vamos falar um pouco sobre a sua função em otimizar o trabalho dentro do supermercado:

Conferência de notas

A conferência de notas é uma tarefa de muita importância, sobretudo para os supermercados em que o número de mercadorias distintas é enorme. Por isso, usar o dispositivo para coletar os dados de cada nota e integrar essas informações ao sistema de gestão é uma facilidade para que o estabelecimentos desempenhe o serviço de maneira ágil.

 

Inventário físico

O inventário físico, ou balanço geral de estoque, é o momento em que a empresa fecha para realizar o levantamento de produtos estocados e conseguir informações reais do que se tem guardado. Apostar em um coletor de dados para realizar esse balanço é ideal para potencializar a contagem.

Além disso, ao efetuar o inventário de estoque é possível controlar, também, as perdas de produtos e verificar se existem itens parados com data de validade próxima para que a gerência do supermercado possa fazer promoções com eles, por exemplo.

Realizar um levantamento por marcas ou por tipos de mercadorias é outra possibilidade, além de ser possível adiantar o registro de compras por parte dos responsáveis por elas.

 

Relatório de ruptura de estoque

Além das funcionalidades para desenvolver o inventário físico, o coletor de dados integra todas as informações diretamente no sistema, sendo permissível verificar a diferença do que havia no estoque e o que havia registrado, reduzindo o risco de itens ausentes no sistema, de extravios ou furtos de mercadorias. E não é só isso, as informações que constarão no relatório de ruptura de estoque serão muito mais precisas.

Pesquisa da concorrência

Outra função para qual o coletor de dados é muito investido são as pesquisas acerca da concorrência. Muitos supermercados o utilizam para pesquisar sobre a concorrência, atividade imprescindível para toda empresa que necessita se manter relevante e competitiva no mercado.

supermercado prateleiras

Redução de papéis, burocracia e erros por parte dos funcionários

O aparelho ainda reduz a burocracia e as taxas de erros de funcionários, além de acabar com a quantidade de papéis desnecessários para a efetivação de coletas de dados e contagem de estoque, ou seja, ele proporciona a automatização do seu negócio, deixando todos os processos mais práticos e fáceis.

 

O coletor de dados apresenta diversas funções importantes, mas, para que o os processos sejam realmente facilitados, além dele, você precisará de um sistema de gestão de qualidade. Para isso, o sistema ERP, da SG Sistemas, é a melhor opção e dispõe de todas as funcionalidades integradas com o coletor de dados!

  • Tags: