10

jul
2018
Fidelização de Clientes em Supermercados e Padarias – Qual a Importância?

Fidelização de clientes em Supermercados e Padarias – Qual a importância?

A venda é o objetivo principal de qualquer estabelecimento comercial, portanto, diversas estratégias de publicidade e propagandas devem ser pensadas a fim de trazer o consumidor para dentro da loja. Porém, não basta apenas que o cliente entre no seu supermercado. Uma vez que o objetivo de fazer com que ele entre é atingido, é que entra a parte mais importante do negócio: a fidelização de clientes. São as estratégias de fidelização que irão fazer com que esse cliente retorne e, ainda, convide outros clientes a entrar. É dessa maneira que o seu negócio vai crescer.

A importância de fidelizar

Estratégias de fidelização são de suma importância para qualquer supermercadista que tem intenção de crescer e colocar a sua marca entre as mais conhecidas, além de ampliar a sua rede.

O supermercadista deve ter em mente que a concorrência nesse ramo é grande, visto que o cliente pode encontrar facilmente diversos supermercados em praticamente todos os bairros das cidades grandes, assim como rede espalhadas nas cidades menores que circundam as grandes metrópoles.

Nesse sentido,  o supermercadista deve, junto com a sua equipe, pensar em estratégias para fidelizar os seus clientes. São essas as pessoas que indicarão o seu estabelecimento para os familiares, aos amigos e aos colegas. Partindo de uma boa experiência, terão registrados em suas memórias uma bagagem positiva sobre o que viveu em sua loja, resultando automaticamente em um impulso de vendas que aumenta a sua margem de lucro. Ou seja, as estratégias de fidelização são um ótimo investimento para o sucesso da sua marca.

Os tipos de fidelização de cliente

Quando pensamos nos tipos de fidelização de clientes temos que entender que são muitos os fatores que compõe uma boa estratégia para que sejam fidelizados.

fidelização de clientes

O primeiro fator que podemos considerar é uma boa estrutura física do seu estabelecimento. A primeira impressão que o cliente deve ter é de estar se sentindo bem enquanto faz compras na sua loja, ele deve gostar do que está no seu campo de visão. Então, todos os mesmos devem ser pensados, desde o estacionamento até o hall de entrada. Deve ter, também, as sessões de produtos bem sinalizadas para que seja uma experiência fácil para o cliente encontrar o que ele necessita. Por último, mas não menos importante, é que sua loja passe uma sensação de higiene para os clientes e isso inclui corredores, prateleiras e até mesmo banheiros sempre limpos, além de, é claro, estar sempre bem iluminada.

Depois de pensar em uma boa estrutura física, passamos para um dos fatores mais importantes quando falamos em fidelizar clientes: atendimento de qualidade. E nesse ponto estamos falando em uma equipe bem treinada na relação com o cliente. Funcionários com boa educação e excelente comunicação são fundamentais. Além disso, todos eles devem estar cientes sobre a missão de atender o cliente com qualidade, bem como estarem informados sobre a estruturação das gôndolas de produtos dentro da loja para que saibam orientar os clientes dentro no momento de realização das compras. Por isso, recomenda-se que a empresa ofereça treinamentos para atualizar e preparar seus funcionários para realizar um ótimo atendimento, isso faz com as pessoas que compraram em sua loja queiram voltar pela boa experiência de atendimento que tiveram.

Campanhas de publicidade e marketing auxiliam bastante na fidelização de clientes. O mês de aniversário do supermercado pode sugerir realização de sorteios de prêmios, que podem ser concorridos por meio da aquisição de números para participação, quando adquirem cupons de compras, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes. Nesse ponto, quanto maiores e melhores forem os prêmios, mais os clientes comprarão em seu supermercado.

Ferramentas que auxiliam na fidelização

Depois de estruturar sua loja e treinar a sua equipe, outro quesito que favorece a fidelização dos clientes é a realização de promoções, visto que os preços dos produtos é um fator decisivo, que influência bastante na decisão dos clientes em escolher entre o seu ou outro supermercado.

quarta verde

Elencar dias fixos da semana para fazer promoções de descontos em determinadas sessões de produtos, como “quarta-feira verde” para o dia de promoções na sessão de hortifrútis, é uma ótima estratégia de fidelização. Além disso, campanhas de descontos, por meio de cadastros dos clientes no sistema do supermercado, vêm sendo uma ferramenta para fidelizar clientes de modo mais efetivo. Além do fato que a gerência terá como imprimir relatórios com números mais reais de efetividade da fidelização de fato.

Outro fator importante dentro desse processo é sempre realizar pesquisas de satisfação com os seus clientes. Esse é o único modo da gerência ter acesso aos pontos positivos e negativos a serem avaliados, melhorando o que estiver de ser regulado e otimizando o que já está satisfatório. Essas pesquisas podem ser realizadas em diversas plataformas, como um dispositivo de self-checkout na entrada/saída da loja, em fichas de papel que podem ser depositadas em pequenas urnas ou mesmo por formulários digitais, que podem ser enviados por e-mail para que os clientes respondam posteriormente. Esses são meios de estar presente no cotidiano do cliente, mesmo após o período de compras. Os conteúdos dessas pesquisas podem ser elaborados por profissionais do marketing, que saberão melhor quais os pontos mais importantes a serem investigados.

Contudo, somente um bom sistema de gestão para supermercados consegue atender as necessidades do supermercadista nessas questões, como as campanhas de fidelização. Por isso, que a SG Sistemas oferece um software de gestão completo para atender todas as necessidades dos clientes, inclusive as estratégias de fidelização, que são muito mais efetivas quando utilizadas juntamente a um sistema que gera um histórico de ganho e perda de clientes.

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