20

set
2018
A importância de fazer um balanço geral do seu estoque!

A importância de fazer um balanço geral do seu estoque!

Se você atua na área de gestão de supermercados ou se é um proprietário, com certeza você precisa entender a importância de realizar o inventário físico, nome técnico do que popularmente chamamos de balanço geral, do seu estoque.

Atentar-se à quantidade que entra e sai do estoque da sua empresa te possibilita um controle muito maior do que ela gasta com mercadorias e qual é o tempo usado para vendê-las. Resumindo, o que estamos tentando é chamar a atenção para o quanto fazer um balanço geral do seu estoque é importante.

 

Por que fazer balanço geral do seu estoque é importante?

O inventário físico é uma tarefa que os gestores de supermercados realizam para fazer a contagem e conferência de todos os produtos disponíveis em estoque.

Eles verificam o giro dessas mercadorias com o objetivo de apurar resultados claros do volume de vendas, comparando as quantidades informadas no controle de estoque, que são alimentados pelo software de gestão do supermercado. E, quando utilizado um sistema de qualidade, efetivar esse inventário pode ficar ainda mais fácil.

Por isso, fechar o supermercado para balanço geral esporadicamente é fundamental, para que a gerência do estabelecimento esteja sempre atenta ao giro de estoque e saída de produtos.

 

Um bom inventário de estoque evita perdas de mercadoria!

É importante ressaltar que o inventário físico possibilita ao supermercadista implantar estratégias para reduzir a perda de itens, uma vez que um bom balanço permite reduzir os custos e evitar desperdícios. Ao se informar da quantidade exata de produtos estocados, é possível frear a equipe de compras excessivas, já que os pedidos aos fornecedores devem ser feitos de acordo com a demanda.

Além disso, estar com o balanço geral em dia, facilita a identificação de desvios de mercadorias. Ou seja, se a relação de produtos do inventário físico estiver em desconformidade com o contábil, fica muito mais fácil identificar possíveis extravios ou furtos.

gerenciamento de estoque

Mas, afinal, como fazer o inventário do seu estoque?

Sabendo da dificuldade em efetuar um inventário, sobretudo quando estamos falando de um supermercado, separamos algumas dicas de como tornar essa tarefa um pouco mais simples. Confira!

É importante escolher o dia certo

Definir a data certa para efetivar o balanço geral do seu estoque é importante. O mais indicado é realizá-lo no último domingo do mês ou em feriados, quando o supermercado estiver fechado, pois será preciso mobilizar um número considerável de funcionários. Além disso, o ideal é que não haja movimentação no estoque nesse dia para que a relação de mercadorias seja elaborada tranquilamente.

 

Separe e organize as mercadorias

Já que a sua equipe estará inteiramente voltada para essa função, é interessante aproveitar o dia, também, para organizar os produtos e separá-los por categorias, visando sempre aumentar a eficácia da reposição de mercadorias dentro da sua loja, assim como facilitar a contagem de todos elas.

Essa é a hora de detectar produtos obsoletos. É possível verificar quais itens estão vencidos ou perto do vencimento para que seja tomada uma atitude a tempo e repassada a informação ao responsável pelas compras de que esses artigos devem ter a quantidade recalculada.

 

A identificação por meio de códigos pode ser interessante

A ideia de criar um código para cada produto é bastante interessante. Os códigos facilitam a identificação de cada um deles e de cada marca, auxiliando no momento das vendas e de realizar os registros contábeis dentro do sistema. Existem algumas formas de fazer essa identificação, como letras e/ou números ou até mesmo utilizar o software de gestão para gerar um código sequencial para o controle de estoque.

 

Conte todos os itens

Talvez essa seja a etapa mais trabalhosa do inventário, contudo, é, sem dúvidas, a mais importante, já que a contagem correta te dará a informação exata que corresponde ao seu estoque físico em mercadorias.

Por isso, é bom garantir um balanço preciso, passando por duas contagens, a primeira para contabilizar e a segunda para conferi-la. Caso haja alguma divergência entre as informações, recomenda-se uma terceira conta.

Atualizar seu inventário periodicamente é importante

Pensar em atualizar o inventário físico é muito válido, pois nem sempre o volume de vendas é exatamente o mesmo. Em todos os meses do ano as vendas de uma loja de supermercado oscilam.

Dessa forma, não adianta efetuar um controle de estoque impecável se as entradas e saídas não forem atualizadas frequentemente. O mais indicado é que os inventários sejam realizados em curtos períodos de tempo.

estoque grande

Utilize um sistema de gestão completo e de qualidade

O balanço geral do seu estoque pode influenciar diretamente os resultados das vendas, contribuindo para aumentar os lucros ou acarretar em prejuízos. Assim, com um bom balanço é possível prever e evitar possíveis despesas. A dica é utilizar um sistema de gestão de qualidade para agilizar o inventário, que tenha a função de atualizar as informações quando uma compra ou venda do seu supermercado for realizada.

Por isso, o sistema ERP da SG Sistemas se destaca, ele apresenta funcionalidades específicas para fazer a contagem do estoque por produtos, por marca, por produtos vencidos e de forma geral! Tudo o que o seu estabelecimento precisa!

  • Tags: