15

mai
2018
Uma Inovação para os estabelecimentos de Food Service

Um sistema de ERP especializado para Food Service

 

A automação por meio de sistemas ERP fez com que os supermercados crescessem exponencialmente. A forma de trabalhar mudou, os sistemas ERP fizeram com que fosse gerado aumento na margem de lucro desses supermercados. Além de reduzir os custos, controlando melhor o estoque e auxiliando os gestores a elaborarem estratégias de administração, para gerir melhor o negócio como um todo. Agora os restaurantes, pizzarias, cervejarias, churrascarias, casas noturnas e demais ramos de food service também necessitam se atualizar. A proposta é que o sistema de gestão completo esteja em todos os tipos de estabelecimentos.

 

Mas o que este sistema pode trazer de vantagem para o seu negócio?

 

Esse tipo de sistema traz inúmeras vantagens para o estabelecimento, por que possibilita ao dono do mesmo ter mais controle das movimentações em seu negócio, uma vez que ao implantar esse sistema. Os processos de trabalho se tornarão mais rápidos e seguros.

 

Além disso, o sistema oferece várias formas de administração, como controle de mesas, de comanda de consumo, de cartões, para sistemas de delivery, se mostrando bastante flexível para atender as necessidades do negócio.

Outro ponto importante, a ser levado em consideração, é que com o sistema, os seus funcionários, depois de passar por um rápido treinamento, conseguirão atender os clientes de forma ágil e eficiente, focando melhor seus recursos no atendimento, trazendo mais economia em todo o processo, aumentando o seu lucro. Uma vez que a melhoria do atendimento ao cliente deve sempre ser o foco do negócio e, por isso, esse tipo de software garante também total flexibilidade nos meios de pagamentos e serviços para o cliente.

buffet

Formas de Controle Dentro do Sistema

 

Assim como é feito nos supermercados, o controle em vários aspectos do negócio é sempre muito importante, por isso o sistema de gestão para Food Service é completo para gerenciar o negócio.

 

O controle de vendas no balcão é fundamental, visto que essa é a forma mais comum de vendas. Acontece quando o cliente faz seu pedido diretamente no balcão de atendimento, então o sistema separa essas vendas das realizadas na mesa, por exemplo, que é quando o cliente faz seus pedidos e a consumação ficará vinculada ao número da mesa.

 

O sistema pode, também, realizar o controle por cartões de consumação. Esse tipo de controle acontece quando, na entrada do estabelecimento, o cliente recebe um cartão numerado. Tudo que for consumido estará vinculado ao número desse cartão, que, obrigatoriamente, será devolvido quando o cliente for efetuar o pagamento do consumo antes da saída. Esse método é visto como um dos mais eficientes para o controle de consumo dos clientes.

 

Também existe o módulo de controle por mesa e cartão, considerado o mais ideal para estabelecimentos que atendem clientes que estão na mesma mesa, porém desejam pagar seu consumo de forma separada.

Existe, ainda, um módulo de controle para estabelecimentos que trabalham com serviços de delivery. Com este tipo de controle é possível separar as rotas por entregador, controlar também o troco de cada um, e até emissão do mapa contendo o local da entrega.

 

O gestor do negócio tem uma melhor visão geral do funcionamento de seu negócio com a administração via esse sistema. Ele consegue identificar quais são as mesas mais solicitadas, quais são os produtos mais pedidos, quem deve pagar o couvert artístico e, ainda, calcula as taxas de serviço. Tudo isso facilita a manutenção do atendimento e fechamento das mesas.

 

O sistema também possibilita o controle de estoque e de matéria prima dos produtos, inclusive as medidas de ingredientes para preparação de pratos diversos. Ou seja, é possível ter um controle financeiro completo, incluindo as contas a pagar e a receber, e o controle bancário.

buffet de salada

Interface Inteligente

 

A interface do sistema traz diversas compatibilidades para você utilizar como e de onde preferir. A interface dos módulos pode ser acessada por meio da tecnologia Palm ou Tablet com Android ou ainda, com o monitor Touch Screen. Esse acesso possibilita o rápido contato entre o gestor e as mesas ocupadas ou livres. Também, permite que sejam geridos os pedidos enviados diretamente para a cozinha, copa ou bar por meio das impressoras.

 

Com isso, a qualidade e a agilidade no atendimento aos clientes crescem muito. O sistema permite a redução dos riscos de erros operacionais, pois os funcionários tem a mão uma ferramenta completa e precisa na hora de anotar os pedidos dos clientes. Assim, erros são evitados e a rotação das mesas pode aumentar.

Além de facilitar muito o gerenciamento das operações de atendimento, o sistema possibilita a emissão de relatórios de vendas. Os relatórios são completos, eles incluem: produto, garçom, período, ticket médio, entre outras informações relevantes ao negócio como um todo.

O sistema ainda é preparado para atender às exigências da legislação fiscal vigente, totalmente homologado para TEF (Transferência eletrônica de fundos) e PAF/ECF (Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal), que são integrados ao sistema, possibilitando um controle completo do estabelecimento.

 

Por esses motivos, você encontra na SG Sistemas o SG Foods a solução completa e inteligente para atender as necessidades do seu restaurante.

Leia também:

O que é Food Service 

Como Atrair Clientes em Períodos Festivos

  • Tags: