25

set
2018
Dicas para reduzir custos no seu supermercado!

Dicas para reduzir custos no seu supermercado!

Os supermercados são os estabelecimentos que mais vendem todos os dias, isso não há dúvidas. Por outro lado, os custos e despesas para mantê-los funcionando são bem altos. Podem ocorrer perdas e gastos excessivos com mercadorias capazes de implicar em grandes prejuízos para o estabelecimento e influenciar na margem de lucro final mensal. Por isso, hoje, separamos algumas dicas sobre como reduzir custos no seu supermercado!

 

Afinal, como reduzir custos no seu supermercado?

Antes de pensar em reduzir os custos, de fato, é preciso identificar todos os itens que geram despesas elevadas e desnecessárias. O primeiro passo é fazer um levantamento do valor de cada produto e, em seguida, separar aqueles que causam despesas.

É interessante, também, que você compare esses números com os dos últimos seis meses, para ter uma ideia de quanto eles têm subido, e coloque as informações em uma planilha de controle, para que, depois, seja possível dividir os custos por variáveis e fixos e, dessa forma, elaborar estratégias para minimizá-los. Para isso, confira agora as dicas de como reduzir os custos do seu estabelecimento!

como reduzir custos

Estabeleça uma meta de redução de perdas

É muito importante estabelecer uma meta de redução para que os funcionários do supermercado tenham um parâmetro para seguir. Essa previsão de diminuição deve se basear, principalmente, em gastos excessivos e desnecessários. Por essa razão, é fundamental que esse levantamento seja feito por profissionais capacitados e analíticos para que as estratégias sejam realmente pontuais e eficazes.

 

Invista em uma equipe de prevenção de perdas

Nesse levantamento, as perdas de mercadorias também devem aparecer. Por isso, é interessante contratar um profissional especializado em análise de custos ou até mesmo ofertar cursos de capacitação na área para alguém da sua equipe, a fim de identificar as razões da perda de produtos.

 

Pense também na estrutura física do seu supermercado

Outro ponto para reduzir as despesas do seu supermercado, passa pela estrutura física, como os gastos com lâmpadas, ares condicionados, entre outros. Pensando nisso, é válido considerar a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, por exemplo, sendo possível diminuir o consumo de energia em até 20% só substituindo-as em toda loja.

Além disso, realizar a troca de equipamentos antigos, que geralmente consomem mais energia, por novos, como ares condicionados, freezers, geladeiras e compressores das câmaras frias do supermercado é uma boa maneira de contribuir com a redução. É claro que isso exige um alto investimento, já que será preciso adquirir peças novos, porém compensará bastante a longo prazo.

Substituição-tributária

Negocie com novos fornecedores

Uma ótima estratégia que pode ajudar ao supermercadista conseguir melhores preços ou melhores condições de pagamento é, sem dúvidas, a negociação com novos fornecedores. É possível conseguir valores mais baixos ou fretes mais baratos, além de ter outras opções de lugares para comprar mercadorias, gerando mais competividade entre os fornecedores e resultando em preços acessíveis ou melhores prazos para o pagamento dos produtos.

 

Invista em sistema de gestão de qualidade

Outra opção para reduzir os gastos, passa, também, por um sistema de gestão com qualidade, que fica encarregado de gerenciar os dados sobre os produtos, assim como todos os processos financeiros da empresa. Dessa forma, apostar em um sistema que traga informações mais precisas e claras, facilita que o supermercadista e sua equipe de gestores coordenem o negócio, garantindo a atuação em pontos que necessitam de melhorias com urgência, proporcionando mais tranquilidade e eficiência na hora de obter as informações de quais são os lucros reais da empresa.

E não é só isso. Um sistema de gestão completo assegura que as informações fiscais estejam sempre atualizadas e esclarecidas, evitando que o supermercado tenha problemas com o FISCO, não correndo o risco de ser penalizado e multado.

 

O sistema ERP da SG Sistemas é com certeza, o software ideal e mais completo para atender as demandas, tanto de supermercados de grande porte, quantos os menores, contando com todas as funções necessárias para colocar em prática estratégias de redução de custos, possibilitando que você realize um planejamento de redução para ter um parâmetro real dos lucros do seu negócio.

  • Tags: