5 dicas para quem vai abrir um mercado!

5 dicas para quem vai abrir um mercado!

Separamos 5 dicas para quem vai abrir um mercado!

 

A dificuldade em encontrar emprego no cenário atual é um motivo convincente para despertar o desejo de abrir o próprio negócio. Você, por acaso, já pensou ou pensa em montar um estabelecimento comercial? Se sim, nós separamos algumas dicas para quem vai abrir um mercado!

Não é tarefa fácil. Na verdade, a decisão de abertura de um mercado parece ser um tanto arriscada, principalmente pela situação de crise econômica que estamos vivenciando. Por outro lado, empreender pode ser uma grande solução para os seus problemas se houver uma boa administração.

A probabilidade de dar certo e do mercado crescer é bastante alta, basta oferecer uma gestão de qualidade e saber administrá-lo. Se você realmente deseja abrir um mercado, confira, portanto, as 5 dicas valiosas que reservamos exatamente para quem pretende montar o seu próprio negócio e alcançar o sucesso!

gondola de frutas

5 dicas para quem vai abrir um mercado!

 

A decisão de abrir um mercado é uma escolha séria que necessita de um plano organizacional muito sólido e consistente para dar certo. Monta um ponto comercial requer investimentos e, por isso, cada passo tem de ser planejado para não causar problemas e perdas no futuro. Por essa razão, separamos 5 dicas para te ajudar.

  • Localidade para abrir o mercado

A escolha do local, tanto o tipo da sala comercial quanto a localização, em que ele será aberto pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Isso não quer dizer que é necessário procurar pelo maior e mais caro ponto para comprar ou alugar. Comece do menor, trabalhe para crescer aos poucos, gradativamente.

Quando falamos sobre o local, nos referimos muito mais a localização de endereço em que a sala se encontra. Pense em um lugar estratégico, que chame a atenção das pessoas e provoque visibilidade para o mercado.

  • Escolha um bom software de gestão

Gerenciamento de qualidade é indispensável para qualquer tipo de negócio. É fundamental ter controle de estocagem de produtos, saber quais são os itens de maior demanda e quais ficam parados nas prateleiras por mais tempo, a rotatividade e tributos.

A SG Sistemas é exemplo de competência no que diz respeito a sistemas de software de gestão. A implementação do serviço no seu mercado é capaz de melhorar e organizar toda a parte de estoque, evitando prejuízos com perdas por excesso de mercadorias ou pela falta delas.

  • Licença para abrir o mercado

Qualquer estabelecimento precisa de um alvará concedido pela vigilância sanitária da cidade. É norma, não dá para ficar sem! Lembre-se que você lidará com alimentos e demais produtos que podem levar danos à saúde das pessoas se não apresentarem qualidade. Além disso, é preciso fazer um registro para gerar o número de CNPJ para a pequena empresa.

carne cortada

  • Equipamentos adequados

Os equipamentos do mercado devem se adequar ao tamanho do ambiente, às necessidades dos produtos e mostrarem boas condições. Escolha-os de acordo com o que será vendido. Se você optar por oferecer carnes, frios e bebidas que pedem pro refrigeração serão necessários refrigeradores próprios e individuais para cada tipo de mercadoria. O mesmo acontece em relação às prateleiras. Tem de haver quantidade e espaço ideal que consiga abarcar todos os itens de maneira organizada.

  • Organização da mercadoria

Organização é o aspecto primordial em qualquer setor do mercado, desde a parte do gerenciamento e administração, que controla a estocagem, lucros e gastos, até ao modo como a mercadoria é disposta nas gôndolas. Sim, a forma como os produtos são ordenados é super importante!

Separe os itens por classificação de seguimento, ou seja, crie corredores sinalizados para massas, bolachas, artigos voltados para a higiene, produtos de limpeza, entre outros. A ideia, aqui, é não misturar as mercadorias para que o seu cliente consiga encontrar os produtos desejados com facilidade.

Você acabou de conferir 5 dicas básicas que podem fazer muita diferença na hora de começar a montar um mercado. Tenha sempre em mente que organização e planejamento são sinônimos de bons resultados, coloque-os em prática e garanta sucesso ao seu negócio!

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    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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