16

mar
2018
Como Montar um Supermercado?

Como montar um supermercado

Quando vamos ao supermercado, sempre pensamos o quanto de dinheiro gira em torno deste tipo de negócio. Mas a gestão de supermercado em tão complexa que o processo para abrir um supermercado, é preciso se atentar a diversas logísticas que vão desde estruturação das prateleiras, disposição de sessões de produtos, fechar contratos com as marcas fornecedoras de produtos, até contratação de funcionários. Depois deve ser feita a elaboração de um Plano de Negócios, se atentando a questões como: investimento, expectativa de lucro, localização estratégica do supermercado, traçar os objetivos e missão da empresa, ou seja, elaborar todo este planejamento pode demorar algum tempo. Abordaremos aqui, os principais passos para você ter sucesso ao abrir um supermercado.

 

Capital de giro

Um ponto fundamental para iniciar qualquer negócio é o capital de giro, no caso de um supermercado diria que é uma questão primordial, pois é um negócio de porte maior e complexo. Uma vez que uma variedade imensa de bens e produtos deve ser oferecida. Isso significa os investimentos são consideravelmente altos em termos de capital para iniciar o negócio. Se você ainda tem este capital, existem as opções, como empréstimos em instituições financeiras como bancos, manobra considerada um tanto arriscada se você não tiver experiência com gestão de grandes negócios. Outra opção é contratar fornecedores por meio de permutas, que também deve ser muito bem administrado para que o negócio não se torne um acumulo de dívidas.

O supermercadista não terá gastos somente com mercadorias e funcionários, também há gastos com aluguel, caso o local seja alugado, gastos com equipamento diversos (computadores, geladeiras, câmaras frias, fornos, prateleiras, etc.) gastos de água e energia elétrica que são altos, visto que diversos produtos devem ser mantido sob refrigeração o tempo todo, deve ter produção própria como padaria e/ou restaurantes, além de cumprir uma série de exigências legais como obrigações com a Vigilância Sanitária e órgãos fiscais de tributação. Apenas após todas as obrigações legais serem cumpridas, é que o supermercado pode funcionar efetivamente por meio da Licença de Funcionamento.

 

Obrigações Fiscais

Como todo negócio seja pequeno ou de grande porte, existem as obrigações fiscais a serem cumpridas como encargos, taxas e toda a tributação que envolve o negócio. Exemplificando mais na prática, os impostos básicos, como o ICMS, por exemplo, tem recolhimento mensal de 17% e ISS, varia de 2% a 5%. Esses são apenas alguns exemplos dos recolhimentos a serem realizados, assim como obrigações legais na hora de contratação de funcionários (recolhimento do INSS, entre outros muitos direitos trabalhistas).

No momento da elaboração do plano de negócios, o planejamento tributário do supermercado deve ser pensado conscientemente. Dependendo do faturamento, o enquadramento do supermercado no sistema conhecido como simples nacional (regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) pode ser uma boa opção para pagar menos impostos.

Saiba mais: O que é NF-e e para que serve.

Contratação de capital humano

Com as licenças comerciais e autorizações para o funcionamento em mãos, é importante formar uma boa equipe para garantir um bom funcionamento do supermercado. Quando pensamos em supermercado, temos em mente que são necessários uma grande quantidade de funcionários. Um ponto importante é a contratação de funcionários que tenham vivência com supermercados, além de serem pessoas que gostem de trabalhar com atendimento ao público. Oferecer boa remuneração e condições de trabalho descentes atrai melhores funcionários e o seu supermercado estará composto de uma equipe confiável.

hortifruti

Lucro e Competividade de Mercado

A equação para o preço final dos produtos é obtida pelo custo da mercadoria, somado aos custos e quanto de lucro se pretende obter. É claro que na hora de decidir os lucros em cima das mercadorias, deve se atentar aos preços praticados pela concorrência, para gerar competitividade. Uma estratégia praticada por todos os supermercados são as promoções feitas com descontos em determinados produtos, que podem chegar à margem de lucro próximo de zero para atrair o consumidor, e o lucro real é obtido no valor de outros produtos e compensando os produtos que estão com desconto.

Outras estratégias para obtenção de ótimas margens de lucros são as vendas no açougue, na padaria, e nos hortifrutigranjeiros, uma vez que podem representar até 20%, 12% e 10% do lucro total, respectivamente. Ressaltando que esses setores devem ter produtos de qualidade e com preços atrativos, uma vez que são também um dos principais meio de fidelizar os clientes.

Outro ponto relevante para ter sucesso, é estar ciente que além de disponibilizar uma imensa variedade de marcas e produtos, o supermercadista deve também dar opções de pagamento aos clientes, como aceitar várias bandeiras de cartões diferentes, cartão do tipo vale alimentação, cheque e dinheiro, é claro. Contudo, deve-se se atentar com as vendas á prazo, o ideal é que se receba pelo menos 20% do valor da comprar à vista, deixando o restante do valor a prazo.

 

Controle Financeiro

Para fazer do seu supermercado uma empresa de sucesso, ter um ótimo controle financeiro do negócio é primordial, pois diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, um supermercado trabalha com um enorme giro de capital, e dependendo do mês, a margem de lucro pode ser pequena. No entanto, se bem os gastos forem bem administrados, o lucro pode ser muito compensador.

Outro ponto muito importante para o controle financeiro do supermercado é automatização dos processos do supermercado, como fluxo de caixa, obrigação legais etc. A implantação de um sistema de gestão de supermercados evita despesas desnecessárias, auxiliando muito para aumentar a lucratividade.

 

Publicidade e Marketing

No mundo de hoje não podemos deixar de lado o famoso Marketing. Isso por que é necessário atrair e fidelizar clientes, expandir a marca e se tornar um referência em sua cidade. Por isso, campanhas de publicidade e marketing fazem com que as pessoas passem a conhecer seu estabelecimento. Atualmente existem diversas estratégias de marketing que trazem ótimos resultados, como a divulgação através da televisão, rádio, jornal, panfletagem e entre outros. Campanhas de degustação e descontos em produtos consolidados no mercado podem ser ótimas estratégias também. Portanto, ter consciência da importância da publicidade e do marketing em sua empresa, significa atrair mais pessoas e efetuar mais vendas.

carrinho de supermercado

Se destacando no mercado

Se você supermercadista quer se destacar no mercado, existem várias estratégias a serem seguidas, tais como: fácil acesso para o cliente tanto pessoalmente como por telefone e na internet. Outras vantagens devem ser consideradas como flexibilidade no horário de atendimento (quanto maior o horário de atendimento, melhor), entrega de compras a domicílio e disponibilidade de produtos (tanto em variedade, como em preços baixos).

O supermercadista também deve evitar algumas atitudes dentro do supermercado para não desapontar seus clientes, fazendo com que eles tenham sempre vontade de voltar a sua loja, como: Filas longas nas áreas de perecíveis e caixas, preços indicados na gôndola diferentes dos registrados no caixa ou ausência de preços nos produtos, funcionários desrespeitosos, falta de limpeza e iluminação na loja, falta de organização, ausência de funcionários auxiliares nas lojas e empacotadores nos caixas e esgotamento em produtos anunciados. Estas são atitudes que devem ser evitadas a todo custo para o bem da reputação do supermercado.

Para aumentar a sua competitividade no ramo do varejo é imprescindível que tenha a disposição uma ferramenta de Business Intelligence (BI). Saiba mais sobre o SG BI.

Se você tem a intenção de abrir seu supermercado, então as etapas acima devem ser seguidas para se obter sucesso. Ideias inovadoras que te impulsionem a obter mais lucros sempre são bem-vindas em sua empresa, por isso, não se acomode e busque fazer a diferença no seu negócio.

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