O que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence

Imagine o seguinte cenário: sua empresa comprou a quantidade x de um produto de venda sazonal, porém foi comprada uma quantidade muito acima da venda real e o produto acabou encalhando no estoque. Com uma ferramenta de Business Intelligence você poderia comparar a venda do mesmo produto em diferentes épocas e estimar a aceitação do mesmo, e teria adquirido uma quantidade mais assertiva.

o que é business intelligence

Afinal, o que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) ou Inteligência de negócio é o termo que se refere ao processo de captação, organização, análise, publicação e monitoramento de informações, a fim de oferecer apoio nos processos de gestão dentro de uma empresa.

Utilizando técnicas e ferramentas que em conjunto transformam dados em informações úteis para o negócio. Capturando essas informações para desenvolver uma nova estratégia.

O sistema de BI devem permitir a fácil interpretação dos dados em grande volume, onde a análise desses dados irá permitir a identificação de novas oportunidades, novas estratégias e promoção do negócio com vantagens competitivas.

O BI fornece histórico, tempo real e previsões das operações de negócios. Tendo como principais funções: relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados, processamentos de eventos complexos, gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, minerações de texto, análises previsíveis e análises prescritivas.

As ferramentas de Business Intelligence auxiliam na organização e interpretação dos dados gerados pela empresa e são apresentados através de gráficos e tabelas, para facilitar em sua interpretação.

duas formas de coletar dados do BI

A coleta de dados do BI pode ocorrer de duas formas:

Dados externos: são informações procedentes do mercado em que a companhia opera.

Dados internos: são informações oriundas de fontes internas, como dados financeiros (custo, lucro) ou operacionais (produtos, perdas, tempo de produção).

Usados em conjunto, dados externos e internos oferecem um panorama mais completo para análise. Auxiliando nas decisões sobre o negócio desde o operacional até o estratégico.

Resumindo: Business Intelligence visa auxiliar no processo de tomada de decisões dentro de uma empresa através da coleta, armazenamento e análise de informações colhidas através dos sistemas informatizados da mesma.

Sendo assim, o sistemas de Business Intelligence trabalham integrados ao sistema de informação utilizado pela empresa. Os mais comuns são:

ERP – Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial);

CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente);

BPM – Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio).

Vantagens do BI

A implementação da ferramenta de business Intelligence permite que a empresa tenha uma gestão mais inteligente das informações obtidas através do ERP.

Dentre os benefícios mais perceptíveis estão: descoberta de oportunidades de negócios, maior acessibilidade as informações, rapidez na tomada de decisões, redução de custos, melhoria no processo de precificação e maior competitividade frente ao mercado.

Devido a todos esses fatores, as ferramentas de BI são parte indispensável da gestão de uma empresa. Sendo a janela para diversas oportunidades e também como ferramenta de para correção de problemas e otimização de processos. Ações que consequentemente acarretam no aumento do lucro e melhor emprego dos investimentos.

E então, gostou do post? Para ter acesso a outros conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da SG Sistemas. Por aqui, estamos sempre trazendo sugestões e dicas para seu comércio.

Veja também como a SG pode te ajudar a implementar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

Até o próximo post!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário