Supermercado Online, o e-commerce nos supermercados

Supermercado Online, o e-commerce nos supermercados

O e-commerce chega aos supermercados.


Uma parcela considerável dos comércios já migrou para a internet. A praticidade é o grande atrativo, tanto para comerciantes quanto para consumidores. O supermercado online também já é uma realidade e, apesar de apresentar dificuldades estruturais um pouco maiores em relação a outros ramos, pode ser igualmente viável e produtivo se levado em conta algumas premissas que envolvem os e-commerces.

Como funciona um supermercado online?

Assim como uma parte considerável dos e-commerces, o supermercado online irá trabalhar com sua plataforma online, onde os consumidores se cadastram e preenchem seu carrinho com os produtos escolhidos. Finalizadas as compras, acertam os dados de pagamento e entrega, que geralmente ocorrem no mesmo dia, com entrega agendada.

Por ser uma plataforma muito vasta de produtos, a organização será feita entre categorias maiores, marcas e tabelas de promoção, em que o usuário poderá favoritar seus itens ou repetir a compra através do seu histórico.

Com o pedido concluído e a entrega agendada, os funcionários do mercado separam os itens para entrega, assim como nota fiscal e crédito de pontuações de cartão. Geralmente, o estoque dos artigos relacionados ao supermercado online é separado do mercado físico, para facilitar a distribuição e organização.

Diferente de boa parte dos e-commerces, por se tratar de produtos perecíveis, com entrega rápida e por conta da própria empresa, as entregas normalmente estão restritas à região da unidade distribuidora. Ainda assim, em muito dos casos, os mercados e centros de distribuição são bem situados geograficamente nas grandes cidades, justamente para serem capazes de atender boa parte da população competitivamente.

Entrega da Compra online

 

Qual é a vantagem de oferecer esse tipo de serviço em meu supermercado e o que eu preciso saber para começar?

Segundo a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, parte considerável dos consumidores das metrópoles já consideram ir ao mercado uma tarefa um tanto desagradável. Evitar todas as atribulações que envolvem a locomoção, seleção de produtos, filas e afins é, hoje, um desejo da maioria deles.

Oferecer um serviço de supermercado online pode atrair uma porcentagem importante de consumidores. Por ser uma modalidade relativamente nova, há altas chances de lançar tendência, especialmente em cidades ou áreas que ainda não dispõem do serviço.

A internet facilita uma série de táticas de prospecção, tendo uma página com newsletter e/ou app, é possível disseminar várias promoções com muito mais facilidade, além de conseguir fidelizar diversos clientes e se posicionar bem, mesmo em meio aos gigantes do ramo nos buscadores como Google, Bing e Yahoo!, através de serviços de SEO, que também darão uma personalidade nova ao seu empreendimento.

O investimento inicial em SEO é fundamental para dar visibilidade e acessos a sua página, para que fique agregada como referência na região ao serviço de supermercado online. A implementação do site como um todo também demanda um trabalho profissional, pois envolve muitos dados importantes e sigilosos, além de requerer uma navegação fluída por entre tantas categorias. Use o máximo de tags e categorias possíveis para facilitar as pesquisas e não deixe de investir em sistemas de proteção dos dados de seus usuários.

Em relação à organização do site e dos produtos, você certamente terá de usar um programa que mantenha um bom registro de entrada e saída, como os usados nos caixas convencionais, porém integrados à database do site de vendas online.

supermercado online, um exemplo de ecommerce

Para racionalizar ainda mais os serviços, seria interessante manter um estoque à parte dos produtos que estão anunciados no site, assim como manter alguns profissionais exclusivamente no monitoramento, atendimento, separação e organização dos itens, poupando tempo, recursos e mão de obra.

No que se refere ao atendimento ao cliente, além de criar um ambiente seguro e com métodos diversificados de pagamento para o consumidor, vale também usar um serviço antifraude e, claro, um SAC especializado e particular para essa modalidade.

Para a logística e entregas em geral, além do clássico de entrega agendada à domicílio, é possível permitir a retirada no ponto de distribuição, seja via guichê de atendimento especial ou até mesmo uma cabine no estilo drive-thru, para agilizar e desburocratizar o serviço, como é sua premissa ser.

A proposta de supermercado online é promissora e tem grandes chances de lançar tendência, tornando seu empreendimento um referencial de tecnologia e praticidade.
Na SG Sistemas você entende mais e pode contratar serviços customizados para o seu negócio. Assine a newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário