Promoções no supermercado para atrair clientes

Promoções no supermercado para atrair clientes

Promoções no supermercado são importantes estratégias para conquistar e atrair clientes, relacionar e criar fidelidade entre a sua empresa e o consumidor.

De forma geral, as promoções de vendas podem ser basicamente definidas como um conjunto de ações para aumentar as vendas de determinado produto por certo período. Em geral fáceis de serem realizadas e não requerem grandes investimentos na realização de promoções no supermercado.  Tem como objetivo o aumento do faturamento, mas pode ter outros objetivos secundários, como desovar algum produto, tornar uma marca mais conhecida, eliminar produtos com prazo de validade curto e até mesmo levantar capital para investir em produtos mais rentáveis.

Para o sucesso de uma promoção deve-se comunicar de forma clara ao público alvo qual será o benefício. Este benefício deve ser concreto, simples e estar ao alcance do consumidor. Promoções que não estejam claras tendem a ter o efeito contrário, afastando o cliente e causando a diminuição das vendas. Portanto todas as ações de promoções de vendas devem ser transparentes.

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tipos de promoções para serem realizadas em seu supermercado

Alguns tipos de promoções para serem realizadas no supermercado:

Preço e quantidade

A promoção com quantidades extras é uma das melhores formas para se alavancar as vendas de determinados produtos.  As famosas promoções leve 3 e pague 2 e Leve a terceira unidade por + R$0,01, são ótimos exemplos desse tipo de promoção.

Além de oferecer um benefício imediato ao consumidor, pode ser usado para desencalhar aquele produto com prazo de vencimento curto ou para tornar determinado produto mais conhecido.

Festival de ofertas

Selecione uma boa quantidade de itens, dê preferência aos produtos que tenham baixo prazo de validade ou que estejam encalhando no estoque, pode-se também negociar com o distribuidor a compra de uma maior quantidade de itens, solicitar um desconto e coloca-los em promoção.

Após a escolha dos itens, é hora da divulgação. Pode ser feita através de cartazes na entrada da loja ou panfletos impressos com todos os itens em oferta.

Também pode-se disponibilizar esses catálogos de promoções de forma online através do site do supermercado, das redes sociais e também no site: Tiendeo, reúne catálogos de diversas empresas, além da divulgação pode ser uma material de estudo sobre quais promoções e preços estão sendo praticados pelos seus concorrentes.

Ofertas do dia

A ideia é que sejam ofertados um maior número de itens em um determinado setor do supermercado e que o consumidor aumente o número de visitas ao supermercado durante a semana, há uma grande chance de que a cada visita sejam levados mais produtos e não só os de oferta.

Exemplos:

Quarta Verde: maior variedade e itens mais frescos no setor de hortifrúti. Nem todos os produtos precisam ter descontos de preços (dê descontos nos mais comuns, como batata, tomate, alface). O principal atrativo para vender mais neste dia deve ser a variedade e a qualidade.

Quinta do Lar: A oferta em produtos de uso geral para o lar, como os de higiene e limpeza.

Sexta do Churrasco: Podem ser proporcionados não apenas os itens do açougue, mas também produtos relacionados como cervejas, refrigerantes e frios.

Plataforma de Promoções

Através de um cadastro, o supermercadista tem acesso a um calendário promocional com vantagens competitivas e condições exclusivas. Onde são feitas promoções totalmente custeadas pelas indústrias, ou seja, o valor do desconto dado nos produtos da plataforma são totalmente reembolsados. Assim o supermercado realiza promoções sem ter nenhum custo adicional.

Uma das plataformas de promoções é a Scanntech, que fornece soluções tecnológicas com o objetivo de aproximar varejista e indústria. Entre as indústrias que a Scanntech possui parceria estão: Unilever, Danone, P&G, Nestle, AmBev dentre outras. Esta plataforma não tem custo nenhum para aquisição e possui integração com o SG ERP. Ficou interessado? Entre em contato e saiba como ter essa inovação em seu supermercado.

A realização constante de promoções de qualidade é uma importante estratégia para que seu estabelecimento esteja sempre na mente do consumidor. Assim torna-se referência como um supermercado que oferece sempre as melhores vantagens. 

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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    Anônimo

    top, gostei muito das ideias.

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