Entenda a importância da correta classificação fiscal

Entenda a importância da correta classificação fiscal

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos que existem. Em nosso país a correta definição da carga tributária de uma determinada operação depende de diversos fatores. Um desses fatores é a classificação fiscal das mercadorias envolvidas nessa operação.

um pôster com a foto de uma pilha de dinheiro

O enquadramento dos produtos na NCM é elemento fundamental para indicar as alíquotas incidentes de impostos como o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadoria e serviços), as contribuições ao PIS/PASEP e a COFINS.

Mais recentemente, com a implementação do Código Especificador da Substituição Tributária (CEST). Novamente a classificação fiscal de mercadorias passou a ser elemento fundamental, pois o correto enquadramento no CEST depende da NCM atribuída a cada item. Se este enquadramento estiver incorreto, a empresa ficará sujeita à imposição de multas e, em último caso, pode até ter problemas com bloqueio na transmissão de NFC-e e NF-e aos sistemas da SEFAZ/PR (Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná – RICMS/PR, Anexo IX. Ajustes SINIEF 1/2013, 22/2013 e 5/2014).

Este novo código passou a ser obrigatório para indústrias e importadores a partir de julho/2017, outubro/2017 será a vez dos atacadistas e em abril/2018 todo o varejo (com base no Convênio ICMS 60, de 23 de Maio de 2017). No entanto, a SEFAZ/PR vem realizando desde já manutenções constantes para ajustar os sistemas na pericia dos dados fiscais entregues pelos contribuintes.

Outro ponto relevante é quanto à política de precificação dos itens. Os tributos informados no cadastro do sistema compõe o custo em que serão aplicadas as margens de lucro. Logo, se e a tributação estiver incorreta, estas margens também poderão estar comprometidas.

Integração

Pensando nisso, a SG SISTEMAS integrada a MIX FISCAL Consultoria Tributária, propõem uma ferramenta que possibilitará seu cadastro fiscal ser corrigido todos os dias e automaticamente. Com esta solução, trataremos um dos maiores desafios enfrentados pelas redes atacadistas e varejistas do ramo de supermercados, que é manter a correta classificação e a manutenção da base de dados do cadastro de produtos.

Veja mais notícias relacionadas sobre legislação fiscal e tributária.

Gostou do post? Para ter acesso a outros conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da SG Sistemas. Por aqui, estamos sempre trazendo sugestões e dicas para seu empreendimento.

Veja também como a SG pode te ajudar a implementar as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio.

Até o próximo post!

    Conte com a SG Sistemas para alavancar seu negócio!

    Preencha o formulário para conhecer todas as nossas vantagens.

    5/5 - (2 avaliações)

    Roger Toshi

    Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

    Deixe um comentário