Como Gerir Seu Supermercado?

Como Gerir Seu Supermercado?

Quando estamos no supermercado fazendo compras, é tudo tão natural que realizamos esta atividade quase que no automático, estamos acostumados a entrar em mega lojas de supermercado incrivelmente modernas que possuem praça de alimentação, farmácias, lojas de roupa ou até mesmo agências bancárias. Não paramos para pensar como este mega supermercado começou lá no passado, com certeza era um mercado pequeno ou até mesmo uma mercearia, coisa que hoje em dia só vemos em cidades bem pequenas ou em alguns bairros mais afastados do centro das grandes cidades.

Atualmente, estes supermercados/hipermercados têm o seu gerenciamento todo automatizado, uma vez que o negócio é extremamente grande e complexo, com milhares de produtos diversos de fornecedores variados, funcionários, gastos, impostos, etc., ou seja, as contas a pagar e a receber se tornaram muito mais complexas de que o tempo das mercearias que geriam seu negócio com um simples caderno.

Neste sentido, o supermercado que quer evoluir, não pode ficar sem acompanhar a automatização do negócio com as inovadoras ferramentas de softwares de gestão. Um software de gestão, hoje, é imprescindível a qualquer supermercado, até mesmo os de pequeno porte.

Leia também: 3 soluções essenciais para sua empresa.

como gerir seu supermercado

Software de Gestão

A automatização com um software de gestão enriquece muito a gestão do negócio, pois o gestor da empresa ganha uma maior organização nos processos, além de uma otimização do tempo nos processos, uma vez que existe uma integração dos diferentes setores do negócio sem entraves, melhorando o fluxo do fornecimento de mercadorias, aprimorando os canais de comunicação, reduzindo os gastos e garantindo uma maior segurança no processo de gestão em todos os aspectos.

Dessa forma, o processo de atendimento, fidelização e gestão da satisfação do cliente fica melhor, uma vez que a demanda dos clientes são prontamente atendidas, aumentando a fidelização de clientes.

Vantagens de Implantar um Sistema de Gestão no Seu Supermercado

7 vantagens de implantar um sistema de gestão no seu supermercado

Confiabilidade do Sistema

Claro que não basta implantar um sistema de gestão, o que é importante é a escolha do software de gestão, ou seja, a credibilidade da empresa que fornecerá o software, uma vez esta é que será empresa parceira na evolução do seu negócio, pois esta dará suporte aos seus operadores de sistema sempre que surgirem situações de dúvidas ou instabilidade de qualquer função do sistema, além do que este sistema deve ser confiável, visto que dados importantes da empresa estão armazenados dentro dele.

Então, uma empresa que fornece um sistema especializado em gestão de supermercados, não fará o negócio correr riscos, como problemas com o fisco, já que os dados fiscais, a emissão de notas fiscais eletrônicas e o envio de relatórios, são responsabilidades do sistema de gestão, por isso é importante um sistema sem falhas técnicas.

A SG Sistemas é uma empresa de total confiabilidade no ramo de software para o setor supermercadista. Clique aqui e saiba mais.

Compatibilidade do Sistema com o Modelo de Negócio

Um fato a se considerar é compatibilidade do sistema de gestão com o seu modelo de negócio, ou seja, o software de gestão deve ser compatível com as demandas do seu supermercado, otimizando a operacionalização das rotinas do seu negócio.

A operacionalização do caixa

Uma das principais operações em um sistema de gestão para supermercados é a frente de caixa, uma vez que este é o módulo mais utilizado e está em constante fluxo de operacionalização.

Deste modo, o sistema fornecido deve ter uma segurança maior quanto ao ponto de venda. Para um sistema considerado seguro, o mesmo não pode parar, a utilização pelos usuários deve ter eficácia, Além de ter precisão na entrada e saída de informações.

O processo de implantação e treinamento

O processo de implantação do sistema e treinamento dos funcionários é um período de adaptação extremamente importante. Portanto, é fundamental que seu supermercado tenha estrutura adequada para a implantação, desde qualidade dos computadores, como também conexão de internet e servidores adequados para uma implantação segura. Já quanto ao treinamento, este deve ser sólido, pois são eles que darão a base de conhecimento aos usuários do sistema, que não podem ter dúvidas quando o sistema for utilizado na gestão de fato.

Atendendo a Legislação

Quando entramos neste tópico, devemos considerar que o Brasil é o país que tem as tributações mais complexas do mundo. Além desta complexidade e, esta se modifica constantemente e isto pode afetar diretamente a gestão do seu negócio, já que o mesmo deve estar sempre em conformidade com as leis. Por isso o sistema deve comportar todas estas regras de negócio, assim como ter a flexibilidade de implementações para atender todas as atualizações da legislação, evitando assim maiores complicações e perdas de tempo com possíveis retrabalhos.

Suporte Técnico

Outra área de suma importância na gestão do negócio é a equipe de suporte da empresa que fornece o sistema, uma vez que são eles quem darão suporte em toda a gestão do seu negócio e devem sempre estar prontos para atendê-lo.

Processo de Integração

Outra característica de um sistema de gestão de qualidade é os processos de integração, uma vez que esse sistema não atenderá a todos os setores do seu negócio, porém o mesmo deve ter meios de integração com outros sistemas para que o negócio não trave em processos maiores como conciliação bancária e obrigações legais a serem atendidas que são fundamentais para o controle financeiro da empresa. Dessa forma, o gestor deve se atentar se o sistema possui as integrações necessárias para a gestão do negócio em nível macro.

Portanto todas estas características devem ser avaliadas analiticamente pelo gestor do negócio, para que traga resultados positivos para a empresa. Um software de gestão de qualidade sempre é vantajoso ao dono do negócio, reduzindo perdas e aumentando a produtividade e o lucro da empresa.

Avalie esse post

Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

Deixe um comentário