Atraia mais clientes com cartazes de promoção no supermercado.

Atraia mais clientes com cartazes de promoção no supermercado.

Dicas de como melhorar os cartazes de promoção e atrair mais clientes!

Um cartaz de promoção de supermercado, à primeira vista, pode parecer antiquado em relação aos anúncios de internet que aparecem nas telas de nossos celulares e computadores. Mas, uma visão mais objetiva mostra que mais pessoas frequentam um mesmo lugar durante um dia do que os logaritmos processam seu anúncio em uma página. Além disso, tais anúncios costumam ter um custo elevado se comparados a impressão e distribuição de cartazes.

O poder de um cartaz de promoção é mais sutil e efetivo do que se imagina, e alguns fatores ajudam a sofisticar essa influência!

Afinal, como impulsionar as vendas usando cartazes de promoção?

O ser humano é extremamente visual, especialmente em relação à símbolos, linguagem e representação. Um cartaz de promoção, que geralmente tem uma comunicação breve, consegue ser examinado facilmente por instinto.

Quanto maiores as imagens que representam o produto, assim como o próprio texto indicando o valor, mais atrativo será o cartaz. As cores e as formas usadas também operam uma diferença sutil e não são escolhidas por acaso. Já percebeu padrões em diferentes tipos de categorias de propaganda?

Estas são algumas das cores e formas e suas influências:

FORMAS

  • Círculo: proteção, senso de comunidade, feminino, atenção.
  • Retângulos e Quadrados: família, confiança, ordem, paz, eficiência.
  • Triângulo: estabilidade, progressão, masculino, energia.
  • Linhas Verticais: coragem, determinação, ousadia.
  • Linhas Horizontais: calma, fluxo, descanso.
  • Curvas: prazer, ritmo, generosidade.
  • Ângulos: dinâmica, animação, energético, arrojado.
algumas das formas de suas influências

CORES

  • Vermelho: motivação, coragem, fartura. Muitas empresas alimentícias, especialmente restaurantes, investem nessa cor. O setor de serviços pesados também costuma usar o vermelho para realçar sua capacidade de vencer desafios.
  • Rosa: amor, fraternidade, ternura. Muitas vezes associada com produtos para a higiene e cosméticos, além de produtos alimentícios infantis, remetem a conforto e segurança.
  • Laranja: entusiasmo, alegria, fascinação. Empresas com negócios relacionados à inovações tecnológicas e consultoria costumam apostar no laranja para projetar sua verve inovadora.
  • Verde: saúde, harmonia, natureza, prosperidade. Outra cor muito ligada à temas da saúde, especialmente artigos orgânicos, naturais e de alimentação saudável e perda de peso em geral.
  • Amarelo: otimismo, foco, comunicação, inspiração. Também muito usado em restaurantes, o amarelo tem uma relação com coisas rápidas, que empreendam soluções, sejam serviços do setor produtivo como financeiro.
  • Azul: tranquilidade, relaxamento, imaginação. Inspira segurança, muito usado por seguradoras, companhias que disponibilizam crédito, mercados.
  • Marrom: praticidade, paciência, confiabilidade. Comum em lojas de roupas sofisticadas, perfumes.
  • Preto: elegância, proteção, inteligência, sofisticação. Também comum para vender produtos sofisticados, artigos de informática.
  • Branco: Honestidade, companhia, intimidade. Muito usado em comércios como farmácias.
  • Roxo: criatividade, imaginação, inovação. Ramos de publicidade, inspira arrojo e criação.

É possível aproveitar esses dados e tematizar os anúncios. Ainda que o logo do supermercado deva permanecer o mesmo, é possível, por exemplo, no dia de ofertas de higiene pessoal usar linhas horizontais e cores como o branco e o verde, que dão a sensação de calma, enquanto as cores indicam intimidade e saúde.

Criar personagens, mascotes ou símbolos chamativos é uma ótima ideia. O animismo, ideia de atribuir características humanas a objetos ainda nos acompanha até muito depois da infância, personagens podem ajudar a assimilar o discurso do supermercado.

Se for possível usar um slogan ou até um hashtag (#), ainda melhor, pois esses slogans e hashtags conseguem viralizar e virar um sinônimo do supermercado. Associar um possível jingle também ajuda, caso possua algum.

Deixe os seus cartazes de promoção a vista e não erre nos preços!

Expor algo que leve o nome do seu negócio é afirmá-lo. Um erro é capaz de transformar o investimento em uma dor de cabeça, principalmente em tempos em que tudo pode virar piada na internet, seja um desconto ínfimo ou um erro de digitação. Vale a pena revisar sempre o conteúdo.

Use bem o espaço para boas ofertas, tenha uma noção dos preços médios e das promoções atuais dos outros estabelecimentos, isso te dá a chance inclusive de cobrir alguma promoção e sair na frente dos concorrentes.

A produção, impressão e distribuição dos cartazes pela cidade podem ter um custo bem pequeno se considerarmos os benefícios que podem ser alcançados. Não hesite em investir em cartazes grandes e coloridos quando a exposição for em áreas bastante frequentadas. Um ponto de ônibus, uma praça, um cruzamento, paredes de prédios públicos ou centros comerciais, por exemplo.

Outros cartazes menores, em preto e branco, podem ser colados em regiões próximas ao mercado, em pontos estratégicos, em bairro, estabelecimento, isso é, lugares de grande fluxo e/ou permanência de pessoas.

Criar uma agenda de promoção por categorias, com dias específicos de linhas de produtos em promoção, em dias estratégicos da semana é uma prática importante e padrão de muitos supermercados. Ter essa regularidade e variar nas ofertas é interessante, especialmente se suas publicidades estiverem sintonizadas com o mesmo tema, seja na internet, televisão, rádio e nas ruas.
Todas as táticas que agregam e tem uma boa relação de custo-benefício são válidas e praticáveis. Para conhecer mais maneiras interessantes de implementar seu empreendimento mais informações e novidades sobre o ramo de supermercados, acesse o blog da SG Sistemas e assine nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!

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Roger Toshi

Roger Toshi, apaixonado por tecnologia aplicada ao varejo, é formado em Direito pela Unicesumar, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2017 atua como gerente Administrativo e de Marketing da SG Sistemas.

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