06

set
2017
8 Passos para ser um empreendedor de sucesso

Recomendações para empreender com sucesso

Empreender é a iniciativa de desenvolver um novo negócio ou a implementação de novos produtos e serviços em uma empresa que já existe. Está diretamente ligado ao processo de inovação. São diversos os motivos que levam uma pessoa a empreender, porém independentes quais sejam é de muita importância que o empreendedor tenha em mente os 8 passos para ser um empreendedor de sucesso.

1- Ame o que você faz

Para quem deseja empreender, este é sem duvida um dos pontos mais complicados. O sucesso do seu negócio está diretamente ligado ao quão realizado você se sente, portanto deve-se encontrar uma atividade que te trará satisfação tanto profissional como pessoal.

2- Perca o medo

Está é a hora em que o empreendedor se encontra cercado de incertezas, tomado pelo medo de que tudo dê errado e que todo o capital investido seja perdido, é preciso tomar impulso e se lançar. Após isso, há apenas duas possibilidades: sucesso ou fracasso.  Ambas as opções estão diretamente ligadas aos passos seguintes.

3- Planeje

Planejamento é fundamental, entenda seu mercado, seu publico alvo e a concorrência. Conheça seus fornecedores e distribuidores. Saiba quanto será o investimento inicial e quanto tempo levará para ter retorno financeiro.

4- Assuma os riscos

Mesmo que o seu planejamento seja perfeito, podem surgir variáveis imprevisíveis. Cabe a você a maturidade e inteligência para saber lidar e superar as adversidades que possam surgir, esteja preparado e ciente de que a solução para os problemas, são de sua inteira responsabilidade.

5- Aja

Ideias boas de novos produtos ou serviços surgem a todo o momento. Além de idealizar é preciso realizar. Coloque em prática todos os planos, ofereça seu produto, mostre a solução. Aventure-se, o bom negócio apenas em sua cabeça não será suficiente.

6- Contrate bem

Em uma empresa que está iniciando, é preciso que os colaboradores estejam engajados com o negócio e que compartilhe do mesmo sonho do empreendedor. Uma equipe inicial comprometida com o objetivo é fator para o sucesso.

7- Surpreenda seu cliente

O cliente é a razão de o seu negócio existir. Tenha uma política muito bem estabelecida, sobre como irá adquirir e fidelizar os clientes. Seja com preços mais acessíveis, promoções, brindes ou com um atendimento especial. Não entregue apenas o produto, surpreenda-o. Está ação deve estar alinhada de acordo com o público alvo e suas expectativas para que você possa fidelizá-lo, trazendo lucro e crescimento.

8- Continue

Muitos empreendedores desistem já nos primeiros meses após abrir a empresa, tanto por causa dos obstáculos que venham a surgir, como a demora até que o negócio se torne realmente lucrativo. Uma forma de minimizar esses impasses é o planejamento, quanto mais detalhado for, menores serão as barreiras enfrentadas. Mas mesmo um planejamento exemplar não te torna imune das dificuldades do mercado. Se for preciso se reinvente, o mais importante é saber lidar com essas situações. Não desanime!

 

  • Tags: